MB WAY
O que é o MB WAY?

O MB WAY é a solução MULTIBANCO que lhe permite fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir dinheiro e dividir a conta e ainda utilizar e levantar dinheiro através do seu smartphone, numa app própria ou nos canais do seu banco.

Onde está disponível a aplicação?

A aplicação MB WAY está disponível para os smartphones e tablets com sistema Android e iOS.

A app MB WAY está disponível a partir da versão 2.0. Recomendamos que faça sempre a atualização para a versão mais recente, de forma a usufruir de novas funcionalidades e melhorias de experiência.

Contudo, caso o dispositivo se encontre modificado (ex. Jailbroken ou com ROM alterada), não podemos garantir o seu correto funcionamento, pelo que estes telemóveis não são suportados. Exemplos de modelos não suportados são os seguintes: Smartphone Cubot X19, UMIDIGI F1, Samsung S8, Cubot X20 Pro, Xiaomi Mi 9 SE, Blackview BV9000, Wiko Ridge Fab 4G, Xiaomi Mi 5c, UMIDIGI A5 Pro, Xiaomi Redmi Note 8 Pro, Samsung Galaxy J3 2017, Asus Zenfone 3 Max, Huawei P8 Lite ALE-L21, Blackview BV9000 Pro-F, LG G4 H815, Samsung Galaxy J3 2017, Samsung Galaxy A9 e OPPO A74 5G (DEVICE_MODEL CPH2197).

Tem algum custo?

O download, adesão e utilização da app MB WAY não têm custos associados. O MB WAY não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação. Apenas as transferências poderão ter custos associados cobrados pelas entidades bancárias. Para saber qual(is) o(s) tarifário(s) aplicáveis, os utilizadores devem consultar o(s) banco(s) com o(s) qual(is) aderiram ao serviço. Existem 28 bancos aderentes com uma cobertura superior a 95% dos bancos portugueses.

As compras online com número de telefone, as compras com cartão MB NET, assim como a geração e utilização de cartões MB NET, as compras em ponto de venda físico com QR Code ou NFC, os levantamentos MB WAY são gratuitos assim como a utilização dos benefícios do MB Challenge.

Adicionalmente, a app MB WAY, antes de “Enviar dinheiro” através de uma transferência imediata, apresenta de forma clara ao utilizador qual o valor, se existir, que lhe será aplicado, podendo o utilizador cancelar a realização da operação nesse momento.

Quais os Bancos aderentes?

São 28 os bancos aderentes: ABANCA, Activo Bank, ATLANTICO Europa, BBVA, Banco CTT, Best Bank, Bankinter, BIG, BPI, Crédito Agrícola de Mafra, Caixa Agrícola de Torres Vedras, Caixa de Crédito de Leiria, Caixa Agrícola Bombarral, Caixa Geral de Depósitos, Cofidis, CEMAH, Cetelem, Credibom, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Eurobic, Millennium BCP, Banco Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Santander, UNICRE e Wizink. Consulte a área “Bancos Aderentes”.

Quais as aplicações bancárias com serviço MB WAY?

Pode utilizar o MB WAY numa das seguintes aplicações do seu banco:

• Activo Bank
• Banco Best
• Bankinter
• BPI
• Caixa Direta
• Caixa Easy
• Caderneta
• Millennium BCP
• Moey
• Montepio
• Novo Banco
• Novo Banco Açores
• Santander
• Unibanco

Quais as funcionalidades que a app MB WAY oferece?

A app MB WAY permite-lhe enviar dinheiro instantaneamente para os seus contactos, pedir dinheiro e dividir a conta com os seus amigos, levantar dinheiro sem cartão, gerar cartões virtuais MB NET para fazer as suas compras online em segurança e ainda fazer todas as suas compras em comerciante aderentes no online e físico.

Esqueci-me do PIN MB WAY e agora?

Deve dirigir-se ao MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção MB WAY e de seguida a opção relativa ao seu número de telemóvel. Depois basta selecionar a tecla “Alterar PIN MB WAY” e definir um novo PIN.

É preciso ter acesso à Internet para usar o MB WAY?

Deverá ter ligação de dados ativa ou de ligação wi-fi para receber as notificações e mensagens relacionadas com o serviço.
No entanto, pode fazer compras MB WAY NFC sem precisar de acesso à Internet.

Posso usar o MB WAY num tablet sem cartão SIM?

Pode utilizar a app MB WAY num tablet (Android ou iOS) se o mesmo tiver o cartão SIM com o número que pretende utilizar no MB WAY. No tablet, faça download da app, coloque o número de telemóvel e siga os passos pedidos.

Posso usar o MB WAY em vários dispositivos?

Sim, pode. Basta fazer o download da app MB WAY no dispositivo pretendido e inserir o número de telemóvel e PIN MB WAY associado à sua conta.
Os dispositivos com a mesma conta MB WAY partilham a mesma informação e notificações.

A minha conta MB WAY está bloqueada e agora?

Deverá reportar a situação através do formulário de contacto do site para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação.

Como faço log out no MB WAY?

Não existe botão para fazer “log out” na app.
Pode contudo, desinstalar e instalar novamente a app no seu dispositivo, para iniciar sessão com a conta pretendida.

Como posso alterar número de telemóvel associado ao MB WAY?

Deverá dirigir-se a um MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção “MB WAY” e, de seguida, a opção “alterar nº de telemóvel”.
Por último, terá de confirmar esta alteração na app.

Como posso alterar o modo de visualização da app MB WAY para Modo Escuro?

Pode utilizar a sua app MB WAY no Modo Escuro, de forma a minimizar o cansaço dos seus olhos e poupar bateria. Pode sempre alterar o modo nas “Definições” do menu “Mais”, em “Modo Escuro”.

Esta funcionalidade está disponível para Android com sistema operativo igual ou superior a 5 e em iOS com versão igual ou superior a 13.

Permissão para aceder ao IDFA

Segundo as novas regras da Apple, é necessária a permissão para monitorizar as ações na app MB WAY e apps terceiras. Isto é feito através de um marcador chamado Identificador para Anunciantes ou IDFA (identifier for advertisers), que passou a ficar disponível nos dispositivos iOS com versão igual ou superior a 14.5.

Porquê ativar o IDFA?

Ao ativar o IDFA, poderá
1. Ajudar a melhorar o MB WAY e as diferentes funcionalidades
2. Conhecer campanhas e funcionalidades do MB WAY
3. Ver anúncios relevantes e adequados aos seus interesses e necessidades

A informação recolhida é tratada e guardada em segurança.

Adesão e Ativação

Veja aqui como aderir no MULTIBANCO e aqui como aderir na aplicação.

Como aderir ao MB WAY no MULTIBANCO?

Para aderir basta seguir dois passos:

1º passo – Selecionar a opção “MB WAY” no MULTIBANCO, inserir o seu número de telemóvel e definir um PIN MB WAY com seis dígitos.
Atenção! Deve sempre assegurar que insere o seu próprio número de telemóvel e o PIN MB WAY deve ser definido por si, sendo este pessoal e intransmissível.

2º passo – Fazer download da app e inserir o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY definido no MULTIBANCO.

Receberá um sms com código de ativação que será preenchido de forma automática na app e o serviço fica pronto a ser utilizado.

Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.

Como aderir ao MB WAY através da APP?

Para aderir ao MB WAY através da app, deve ter o seu número de telemóvel atualizado no seu Banco e seguir os seguintes passos

1º passo: Fazer download da app MB WAY e introduzir o seu número de telemóvel
2º passo: Introduzir os dados do seu cartão;
3º passo: Definir o seu PIN MB WAY com 6 dígitos.

Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.
Esta funcionalidade está disponível para os seguintes Bancos: ABANCA, Activo Bank, ATLANTICO Europa, BBVA, Banco CTT, Best Bank, Bankinter, BIG, BPI, Crédito Agrícola de Mafra, Caixa Agrícola de Torres Vedras, Caixa de Crédito de Leiria, Caixa Agrícola Bombarral, Caixa Geral de Depósitos, Cofidis, CEMAH, Cetelem, Credibom, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Eurobic, Millennium BCP, Banco Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Santander, UNICRE e Wizink.

Está com problemas com o código de ativação para registo na app?

Verifique previamente as seguintes situações:

Confirme que o seu dispositivo tem rede. Caso não tenha, por favor tente mais tarde.
Se tem um número de telemóvel estrangeiro, confirme que a sua operadora tem acordo com as operadoras de telecomunicações portuguesas.
Se não recebeu o SMS, verifique que está a inserir o número de telemóvel correto.

O processo de receção do código de ativação tem um comportamento específico em dispositivos Android e em dispositivos iOS.

Dispositivos Android:
Receberá uma SMS com o código de ativação que será preenchido de forma automática na app e o serviço fica pronto a ser utilizado.

Dispositivos iOS:
Receberá uma SMS com o código de ativação que irá aparecer na barra acima do teclado. Clique na barra para o código ser preenchido na app e o serviço fica pronto a ser utilizado. Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.

Não conseguiu introduzir o seu código? Sugerimos que verifique se tem as permissões de autopreenchimento das palavras passe, ativas nas definições do telemóvel. Para tal, siga os passos: Definições » Palavras-passe » Autopreenchimento » ligar/ativar;

No caso do erro persistir, efetue uma nova tentativa de ativação da app MB WAY, através dos seguintes passos, por favor:

  • Desinstalar MB WAY;
  • Ativar as opções de autopreenchimento;
  •  Instalar MB WAY.

Se necessitar de ajuda técnica, entre em contacto com a equipa MB WAY através do seguinte e-mail: mbway@sibs.pt

Esqueci-me do PIN MB WAY e agora?

Deve dirigir-se ao MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção MB WAY e de seguida a opção relativa ao seu número de telemóvel. Depois basta selecionar a tecla “Alterar PIN MB WAY” e definir um novo PIN.

Como adiciono cartões bancários ao MB WAY?

Pode adicionar cartões de duas formas:

1 – Através da app:
Certifique-se primeiro que o seu número de telemóvel está atualizado no Banco, sendo que esta funcionalidade apenas está disponível para os seguintes Bancos: ABANCA, Activo Bank, ATLANTICO Europa, BBVA, Banco CTT, Best Bank, Bankinter, BIG, BPI, Crédito Agrícola de Mafra, Caixa Agrícola de Torres Vedras, Caixa de Crédito de Leiria, Caixa Agrícola Bombarral, Caixa Geral de Depósitos, Cofidis, CEMAH, Cetelem, Credibom, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Eurobic, Millennium BCP, Banco Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Santander, UNICRE e Wizink.

1º passo – Selecione a opção “Adicionar cartão” que aparece no final do carrossel dos cartões que tem adicionados ao MB WAY;

2º passo – Insira os dados do seu cartão e no final confirme introduzindo o seu PIN MB WAY (6 dígitos) ou Touch ID/ Fingerprint;
Caso o cartão que pretende adicionar não pertença a um dos bancos identificados em cima, deverá adicionar o mesmo através do MULTIBANCO.

2 – Através do MULTIBANCO:
Para adicionar um cartão bancário na app MB WAY, através do MULTIBANCO basta selecionar a opção “MB WAY”, “Adesão ao MB WAY” e introduzir o número de telemóvel e o mesmo PIN MB WAY (do seu serviço ativo). Depois basta consultar a caixa de notificações da sua app MB WAY e confirmar os últimos quatro (4) dígitos do número de cartão que associou no MULTIBANCO.

Quantos cartões posso adicionar ao MB WAY?

É possível associar até um máximo de 8 cartões.

Adicionei cartões ao MB WAY a partir do MULTIBANCO mas não os consigo visualizar na app.

Pode significar que não inseriu o mesmo número de telemóvel e o mesmo PIN MB WAY que definiu quando aderir ao MB WAY. Ou ainda, pode ter ultrapassado o tempo para a confirmação do novo cartão na app.

É possível associar vários números de telemóvel e emails ao mesmo serviço MB WAY?

Não. Apenas é possível associar um número de telemóvel e um e-mail.

Todos os cartões podem aderir ao MB WAY?

Não. Podem existir situações em que os cartões não estão habilitados a aderir ao MB WAY. Nestes casos, recomendamos que contacte o banco emissor desse cartão por forma a obter todas as informações necessárias.

É possível usar o MB WAY com números internacionais?

Sim. Pode aderir e utilizar o MB WAY com números internacionais associados a um cartão bancário português aderente ao serviço MB WAY.

Usar o MB WAY com números internacionais tem custos adicionais?

Não. Pode utilizar as funcionalidades do MB WAY com números internacionais sem qualquer custo adicional.

Como posso aderir ao MB WAY com números internacionais?

Pode aderir ao MB WAY com um número internacional através do MULTIBANCO ou na app MB WAY.
Se pretender aderir no MULTIBANCO, depois de inserir o PIN, selecione a opção “Depósitos e outras Operações>Adesão MB WAY Número Internacional” e siga as instruções no ecrã.

Enviar Dinheiro

Veja aqui como enviar dinheiro.

Pedir Dinheiro

Veja aqui como fazer um pedido de dinheiro.

Como faço um pedido de dinheiro?

Basta selecionar a opção “Pedir dinheiro”, depois selecione o contacto a quem vai pedir dinheiro, indique o valor, e confirme a operação introduzindo o seu PIN MB WAY.
O seu amigo irá receber uma notificação com o seu pedido de dinheiro. Assim que este aceitar o pedido, o dinheiro cairá automaticamente na sua conta.

Qual a validade de um pedido de dinheiro?

O pedido de dinheiro tem uma validade de 7 dias. Durante este período o seu amigo poderá aceitar ou recusar o pedido de dinheiro.
Ultrapassando este período, o pedido de dinheiro expira.

Posso pedir dinheiro a quem não é MB WAY?

Não. Apenas os seus contactos MB WAY poderão receber o seu pedido de dinheiro.

Quantos pedidos de dinheiro posso fazer?

Pode fazer 5 pedidos por dia e no máximo 20 pedidos por mês.
Aplicam-se ainda os limites gerais do MB WAY para receber dinheiro, que são 2.500€ ou 50 transferências recebidas por mês.

Como posso relembrar um pedido de dinheiro?

Aceda ao menu “Atividade”, selecione a atividade relativa ao pedido de dinheiro e clique em “Relembrar”.
O seu amigo receberá uma notificação a relembrar o seu pedido de dinheiro. Poderá relembrá-lo uma vez por dia, enquanto o pedido ainda não tiver sido aceite.

Dividir Conta

Veja aqui como fazer uma divisão de conta.

Como faço uma divisão de conta?

Basta selecionar a opção “Dividir conta”, depois selecione os contactos com quem pretende dividir a conta, indique o valor da conta, e confirme a operação introduzindo o seu PIN MB WAY.
Os contactos que selecionou, irão receber uma notificação na app MB WAY a informar do seu pedido de dinheiro no valor da divisão de conta. À medida que cada um aceita o pedido, irá receber o dinheiro imediatamente na sua conta.

Qual a validade de uma divisão de conta?

A divisão de conta tem uma validade de 7 dias. Durante este período, os destinatários poderão aceitar ou recusar a divisão de conta.
Caso a divisão de conta expire, os contactos que não responderam à divisão de conta deixarão de conseguir aceitar ou recusar a mesma.

Posso dividir a conta com contactos que não sejam MB WAY?

Não. Apenas os seus contactos MB WAY irão receber a sua divisão de conta.

Com quantas pessoas posso dividir a conta?

Pode dividir a conta com 14 pessoas da sua lista de contactos. Os contactos que forem MB WAY recebem notificação para aceitar o seu pedido de divisão de conta. Para os contactos que não são MB WAY, poderá enviar-lhes uma SMS a convidar para aderir ao serviço.

Quantas divisões de conta posso fazer?

Pode fazer 5 divisões por dia e no máximo 20 divisões por mês.
Aplicam-se ainda os limites gerais do MB WAY para receber dinheiro, que são 2.500€ ou 50 transferências recebidas por mês.
Cada divisão de conta que efetuar, independentemente do número de pessoas que selecionar para a divisão da conta, para efeito de limites, conta como uma só transferência recebida.

Como posso relembrar os meus amigos para pagarem a sua parte?

Aceda ao menu “Atividade”, selecione a atividade relativa à divisão de conta e clique em “Relembrar”. Os seus amigos receberão uma notificação a relembrar a sua divisão de conta. Poderá relembrá-los uma vez por dia, enquanto a divisão ainda não tiver sido aceite.

Compras MB WAY em lojas físicas com QR Code

Veja aqui como comprar com MB WAY em lojas físicas com QR Code

Como posso pagar com QR Code?

Basta seguir os seguintes passos:

1 – Aceda ao MB WAY e clique em “Pagar com MB WAY” (permita o acesso à câmara);

2 – Leia o QR Code apresentado no terminal MULTIBANCO do comerciante.
Caso a compra seja superior a 50€, introduza o PIN MB WAY (6 dígitos) ou Touch ID/ Fingerprint para confirmar.

É seguro pagar com QR Code através da app MB WAY?

O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem nos pagamentos com cartão bancário num terminal MULTIBANCO.

O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

Posso pagar com QR Code sem colocar o PIN MB WAY?

Sim, pode. Para pagamentos inferiores a 50€ pode pagar sem colocar o PIN MB WAY ou Touch ID/ Fingerprint. Pode alterar esta configuração no menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento.

Como confirmo que o pagamento foi efetuado?

Além da confirmação que surge no terminal MULTIBANCO do comerciante, poderá sempre consultar no menu “Atividade” da sua App.

Porque não consigo utilizar a opção “Pagar com MB WAY”?

Certifique-se que permitiu o acesso da App à câmara do seu dispositivo. Se mesmo assim a opção estiver indisponível, o seu Banco não autoriza que o cartão seja utilizado para "Pagar com MB WAY". Para mais informações, contacte o seu Banco.

No entanto, informamos ainda que existem modelos de smartphones em que a funcionalidade "Pagar com QR Code" pode não ser suportada. Tais como: Xiaomi Poco M3, Xiaomi Redmi 9T, OPPO A74, OPPO A74 5G, OPPO A53S, OnePlus Nord N100, TCL 20+, TCL 20SE e Nokia X10.

Quais os limites de pagamento em lojas físicas com QR Code ou NFC?

Pode comprar 1.000€ por dia, até 2.400€ por semana, por cartão.

Compras MB WAY NFC

Veja aqui como comprar com MB WAY em lojas físicas com NFC.

O que é a tecnologia NFC?

É uma tecnologia “contactless” sem fios que permite a troca de informações entre dispositivos quando estes estão em contacto, sem qualquer necessidade de configurações adicionais. Nos telemóveis com antena/sensor NFC, esta é ativada no mesmo local onde se configuram as outras opções de comunicação como seja o Bluetooth ou o Wi-Fi.

Como sei se o meu telemóvel permite fazer compras MB WAY NFC?

A compra NFC só está disponível em dispositivos com o sistema operativo Android. Para saber se o seu dispositivo tem esta tecnologia deverá aceder ao menu de definições do seu dispositivo ou consultar o manual de instruções fornecido pelo fabricante.
Para dispositivos iOS, a utilização da antena NFC está restrita à utilização do fabricante. Por este motivo, os utilizadores não têm a funcionalidade MB WAY NFC disponível.

Como posso ativar os pagamentos MB WAY NFC?

Para poder pagar com MB WAY NFC deve:
1 – Ativar o sensor NFC do seu telemóvel;
2 – Definir a app MB WAY como a app default / preferida para fazer pagamentos MB WAY NFC.
Estas duas configurações são efetuadas nas definições do seu telemóvel.

Como faço um pagamento MB WAY NFC?

Em primeiro lugar deverá garantir que o sensor NFC do seu dispositivo está ativo e que a app MB WAY é a sua app default / preferida para pagamentos com NFC.

Poderá iniciar o seu pagamento de 3 formas distintas:
– Com a app MB WAY fechada, toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Neste caso será utilizado para pagamento o cartão que tem predefinido para compras MB WAY;

– Com a app MB WAY aberta, escolhe o cartão com que pretende pagar e toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Alternativamente pode também escolher a opção “Pagar com MB WAY” no ecrã de cartões da app MB WAY e tocar no terminal;

– Com o ecrã bloqueado, toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento, sendo que para permitir esta forma de pagamento terá de configurar a mesma em Menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento.

Como sei se o meu pagamento MB WAY NFC foi efetuado?

Poderá confirmar o sucesso da compra no terminal de pagamento do comerciante ou no menu “Atividade” da sua App.

Posso fazer compras MB WAY sem colocar PIN?

Sim, pode pagar sem PIN para pagamentos inferiores a 50€ na operativa NFC. Se a compra ultrapassar os 50€, introduza o PIN MB WAY e encoste novamente o telemóvel ao terminal MULTIBANCO.

Para alterar as definições de pagamento, basta ir ao menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento e selecionar a opção correspondente.

Preciso de ligação à Internet para fazer compras MB WAY NFC?

Não. Pode fazer compras MB WAY NFC sem precisar de acesso à Internet.

O terminal de pagamento não dá qualquer sinal quando aproximo o meu telemóvel. Porquê?

Certifique-se que:
1 – Tem o sensor NFC do seu dispositivo móvel ligado;
2 – A app MB WAY é a sua app default/ preferida para pagamentos NFC;
3 – O terminal onde está a tentar pagar tem tecnologia contactless;
4 – Está a tocar com a antena do seu telemóvel na zona do visor do terminal de pagamento do comerciante.

Para pagar com MB WAY NFC é necessário que o cartão bancário seja contactless?

Não. Os cartões bancários que não têm tecnologia contactless também podem fazer pagamentos NFC quando associados ao MB WAY. No entanto, esta opção está dependente de autorização por parte do seu Banco. Caso o seu banco não autorize os pagamentos na app MB WAY, o botão “Pagar com MB WAY” irá estar cinzento.

É seguro pagar com MB WAY NFC?

O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático na Rede MULTIBANCO.

O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

Quais os limites de pagamento em lojas físicas com NFC ou QR Code?

Pode comprar 1.000€ por dia, até 2.400€ por semana, por cartão.

Compras online com MB WAY

Veja aqui como fazer compras online.

Como faço compras com MB WAY?

Para fazer compras online nos comerciantes aderentes basta selecionar o método de pagamento MB WAY de seguida insere o seu nº de telemóvel e por último confirma as notificações na app.

Qual é o limite de valor diário de compras?

O limite definido automaticamente pelo serviço, aquando da adesão, são 1.000€. Pode alterar este limite diretamente na app MB WAY até um máximo de 5.000€.
Para alterar este limite entre no Menu Mais –> definições–> segurança–> Limites para compras

Quanto tempo tenho para confirmar uma compra?

Tem de confirmar a compra num período de 4 minutos (dependendo do comerciante). Após este tempo limite o pedido de compra expira, nestes casos será necessário repetir o processo de compra para receber uma nova notificação.

Pagamentos Autorizados
O que é a funcionalidade Pagamentos Autorizados?

Os Pagamentos Autorizados do MB WAY permitem-lhe, para um conjunto de comerciantes da sua confiança, pagar de forma rápida, cómoda e segura. Defina um limite para as suas subscrições mensais e principais compras recorrentes e os seus pagamentos serão ágeis e cómodos.

Onde posso utilizar os Pagamentos Autorizados?

Pode utilizar os Pagamentos Autorizados para simplificar:

  • Pagamentos de subscrições / mensalidades, como a sua app de streaming de música e séries ou ginásio.
  • Pagamentos em lojas online, como as suas compras de supermercado e lojas habituais, até ao limite que definir.

Consulte aqui os comerciantes que onde pode ativar este pagamento.

Como faço compras MB WAY sem precisar de colocar o PIN?

Para fazer compras sem colocar o PIN deve ativar este tipo de pagamentos no comerciante.

1. No site do comerciante, escolha a ativação dos Pagamentos Autorizados com MB WAY e insira o seu número de telemóvel.

2. No MB WAY, receberá uma notificação para ativar os Pagamentos Autorizados nesse comerciante. Escolha o cartão que pretende associar, defina o valor limite de compras sem PIN, a validade e confirme.

3. Pode fazer compras neste comerciante sem necessitar de autorizar as compras até ao limite que definiu.

Como utilizo os Pagamentos Autorizados para subscrições?

Para o pagamento de subscrições, deve ativar os Pagamentos Autorizados no comerciante.

1. No site do comerciante, escolha a ativação dos Pagamentos Autorizados com MB WAY e insira o seu número de telemóvel.

2. No MB WAY, receberá uma notificação para ativar os Pagamentos Autorizados nesse comerciante. Escolha o cartão que pretende associar, defina o valor limite de compras sem PIN, a validade e confirme.

3. As subscrições desse comerciante serão debitadas da sua conta sem necessitar de autorizar até ao limite que definiu.

Onde posso consultar as compras efetuadas?

No menu Pagamentos Autorizados, selecione o comerciante e conseguirá visualizar o montante gasto e o detalhe dos movimentos efetuados.

Posso suspender as compras de um comerciante com Pagamentos Autorizados?

Sim, sempre que pretender, pode suspender e reativar os pagamentos num comerciante com Pagamentos Autorizados.

O que acontece se a o valor da compra ultrapassar o limite definido?

Se a compra ultrapassar o limite que definiu para o mês, receberá uma notificação para aceitar a compra e autenticar com o seu PIN MB WAY.

O que acontece se a validade do Pagamento Autorizado for ultrapassada?

Se a validade do Pagamento Autorizado for ultrapassada deverá consultar o comerciante no MB WAY e alterar a data de validade para continuar a comprar.

Onde posso consultar os comerciantes aderentes?
MB NET
Autenticação
O que é?

A 1 de janeiro de 2021, entraram em vigor as novas regras de autenticação forte os pagamentos online nos países da União Europeia. Estas novas regras consistem em medidas adicionais de segurança de forma a assegurar a correta identificação do titular do cartão e validação da operação. A autenticação forte é feita com 2 de 3 dos seguintes fatores: i) conhecimento (algo que apenas o utilizador conhece como por exemplo o PIN ou palavra-passe), ii) posse (algo que apenas o utilizador possui por exemplo one time password (OTP) por SMS ou smartphone) e iii) inerência (algo do utilizador que o identifica como por exemplo a impressão digital).

Como funciona?

Para ter uma segurança adicional nas transações, em todas as compras online efetuadas em sites seguros e certificados sediados nos países da União Europeia, pode ser necessário a autenticação através de one time password (OTP) por SMS, na app MB WAY ou na app bancária, da seguinte forma:

1. O seu Banco fará a configuração do seu cartão no serviço 3DSecure, através da indicação do seu número telemóvel e método de autenticação (App Emissor ou App MB WAY). Este serviço permite, em comerciantes aderentes, identificados com o logotipo Verified By Visa e Mastercard Secure Code fazer a autenticação do titular do cartão;
2. Na compra online, introduza os dados habituais do cartão;
3. O Serviço 3DS enviará uma notificação para o seu telemóvel para posterior validação da compra na App definida pelo seu Banco;
4. Na app MB WAY ou na app bancária, valida a compra com o seu PIN MB WAY de seis dígitos, impressão digital ou face ID.

Se tiver as notificações desativas, verifique a notificação na área de atividade da app.
Ao fazer as compras online com MB WAY, através da operativa número de telemóvel, não é necessário reautenticar já que esta operativa MB WAY contempla a segurança necessária das compras online.

Sou obrigado a instalar a app MB WAY? Porquê?

O canal para efetuar a confirmação da autenticação, depende de banco para banco, podendo ser através da app MB WAY ou diretamente na app bancária.

Se o seu banco tiver selecionado a App MB WAY, para conseguir efetuar as compras online com segurança e autenticação siga os 3 passos:

1. Confirmar com o seu banco que tem o serviço de autenticação 3D Secure ativo nos seus cartões bancários – poderá confirmar na app do seu banco ou no homebanking;
2. Instalar a App MB WAY no seu telemóvel e associar o cartão bancário;
3. Fazer as suas compras online com cartão e autenticar a operação no MB WAY.

Em alterativa, opte por fazer a compra online com MB WAY com a operativa número de telemóvel nos comerciantes com este método de pagamento.

Quanto tempo tenho para autenticar uma compra?

Após receber o pedido de Autenticação na app, dispõe de 4 minutos para confirmar na App e voltar ao site do comerciante para completar a operação.

Vou ter de fazer o mesmo na segunda compra?

Poderá ter de repetir o processo de autenticação de forma a garantir a segurança dessa compra online. As compras recorrentes nos mesmos comerciantes ou de valores mais baixos podem não necessitar de autenticação.

Levantamentos MB WAY

Veja aqui como levantar dinheiro sem cartão.

O que é um levantamento MB WAY?

É um levantamento de dinheiro nos Caixas MULTIBANCO sem cartão bancário.

Como posso fazer um levantamento MB WAY?

Basta aceder à sua aplicação MB WAY e selecionar a opção “Levantar dinheiro”. De seguida selecione o montante que pretende levantar e confirme com o seu PIN MB WAY. O MB WAY gera-lhe um código de levantamento, que deverá inserir no MULTIBANCO após premir a tecla verde.

Quais as vantagens do levantamento MB WAY?

É prático, uma vez que lhe permite levantar dinheiro sem precisar de ter a carteira consigo.
É útil para partilhar o código de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora.
É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias.

O levantamento MB WAY tem custos?

Não. Os levantamentos MB WAY não apresentam qualquer custo para o utilizador.

Que montantes posso levantar?

O levantamento MB WAY cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTIBANCO. Os montantes disponíveis para levantamento são em múltiplos de 10, até um máximo de 200€ por operação. Lembre-se que por dia pode levantar até 400€ no MULTIBANCO.

Qual é o limite diário de códigos gerados?

Pode gerar o número de códigos que pretender, até ao limite máximo de levantamento diário de 400€ no MULTIBANCO

Qual a validade do código levantamento MB WAY?

O código tem validade de meia hora. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na app MB WAY.

Posso cancelar o código gerado?

Basta aceder ao menu Atividade, selecionar a atividade referente ao código de levantamento gerado e, por último, selecionar a opção “Cancelar”.

Onde posso consultar o código gerado?

Pode consultá-lo no menu Atividade da sua App.

O mesmo código pode ser utilizado mais que uma vez?

Não. O código gerado só pode ser utilizado uma única vez.

Posso partilhar o código de levantamento MB WAY com outras pessoas?

No momento em que está a selecionar ou definir o montante associado ao código de levantamento, terá a possibilidade de partilhar o código com outra pessoa, acedendo à sua lista de contactos. Adicionalmente, quando se gera o código na app MB WAY, pode selecionar a opção “Partilhar”. Podendo assim partilhar o mesmo com um amigo, através da rede de contactos existente no seu telemóvel.

Como sei se o código foi utilizado?

Após utilização do código receberá uma notificação a informar que o código foi utilizado com sucesso.

Segurança
É seguro utilizar o MB WAY?

O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

O que é o PIN MB WAY?

O PIN MB WAY é o código de 6 dígitos definido por si aquando da adesão. Pode alterar o seu PIN MB WAY através da app no menu Mais –> Definições –> Segurança –> Alterar o PIN. Irá utilizar o PIN definido por si para a consulta de histórico de operações e confirmação das operações MB WAY.

Quais as recomendações de segurança na utilização do MB WAY?

– Nunca adicione um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece.
– Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou sms
– Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou sms
– Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade

Recebi um e-mail/ SMS suspeito do MB WAY. O que devo fazer?

Deverá reportar a situação através do chatbot para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação.

O que deve fazer um utilizador em caso de perda ou roubo do smartphone ou tablet com a app MB WAY instalada?

Como medida de precaução deve cancelar o MB WAY no MULTIBANCO (com qualquer cartão que tenha associado ao MB WAY) ou junto do seu banco.
Caso tenha a app MB WAY instalada noutros dispositivos poderá desativar/remover a conta do dispositivo roubado/ perdido através do Menu Mais –> Definições –> Os meus dispositivos

Qual a garantia de segurança nas comunicações utilizadas pelo MB WAY?

O MB WAY tem várias vertentes de comunicação e em cada uma destas vertentes a segurança das comunicações está devidamente garantida através da utilização de protocolos e algoritmos de segurança configurados em camadas por forma a prevenir os mais sofisticados ataques.

O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

O que devo fazer em caso de roubo ou perda de um cartão associado ao MB WAY?

Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário.

A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MB WAY.

O utilizador pode continuar a usar outros cartões que já tenha associados ao MB WAY com toda a segurança.

CHALLENGE

O MB Challenge evoluiu e deu origem ao CHALLENGE, passatempo da APP MB WAY cujo objetivo é valorizar e premiar os utilizadores pela utilização do Serviço MB WAY.

O que é o CHALLENGE?

O CHALLENGE é um passatempo disponível na APP MB WAY, que dá a oportunidade aos seus utilizadores de ganharem dinheiro e outros prémios sempre que fizerem compras através da app MB WAY ou pagamentos por MB WAY através da app do banco. Por cada compra o utilizador ganha um voucher.

Basta raspar o voucher para descobrir se e qual o prémio que ganhou. Saem diferentes prémios a todos os minutos, horas, dias, semanas e meses, basta comprar com MB WAY para poder jogar.

Que tipos de prémios posso ganhar?

Nos vouchers podes ter acesso a diferentes tipos de prémios:

a) Prémios em dinheiro – são prémios cujo valor será acumulado na tua área do CHALLENGE intitulada como “Saldo”. Podes pedir que este valor seja creditado na conta associada ao cartão pré-definido para receber dinheiro no MB WAY sempre que acumules múltiplos de 10€.

b) Prémios em vales de compras ou descontos – são prémios cujo valor poderá ser descontado no parceiro indicado, mediante as condições constantes no próprio voucher.

Os prémios são atribuídos a cada minuto, 5 minutos, 10 minutos, 30 minutos, a cada hora, dia, semana e mês (de acordo com horário definido).

Prémios Quantidade/mês Valor/prémio Valor Total Mensal
Minuto 30 600 1 30 600
5 minutos 6 120 2 12 240
10 minutos 3 060 5 15 300
30 minutos 1 020 10 10 200
Horário 510 10 5 100
Diário 30 20 600
Semanal 4 100 400
Mensal 1 200 200

Poderão ainda ser disponibilizados outros prémios promocionais, fruto de iniciativas pontuais e especiais do MB WAY e/ou dos seus parceiros.

Para saberes mais sobre os prémios que podes ganhar, consulta a área de “Prémios” na aplicação MB WAY e em https://www.mbway.pt/challenge-mb-way/premios.

Como recebo os prémios em dinheiro?

O resgate dos prémios em dinheiro acontece através de uma transferência para a conta bancária associada ao cartão predefinido para receber dinheiro no MB WAY. A transferência deverá acontecer no menor período de tempo possível, não devendo ultrapassar os 15 dias contados a partir da data do pedido de resgate.

O que preciso para participar no CHALLENGE?

Precisas de ter mais de 18 anos, pelo menos um cartão associado à tua conta MB WAY e aceitares participar no CHALLENGE.
Os participantes do antigo MB Challenge consideram-se automaticamente inscritos.
Para mais informações sobre a adesão ao serviço MB WAY ou outras questões relacionadas com o CHALLENGE, podes consultar o site https://www.mbway.pt/challenge-mb-way/.

Como entro no CHALLENGE?

Basta carregar no menu “CHALLENGE” disponível na APP MB WAY.
No caso de ainda não teres aceite participar, nesta área, tens de definir o teu nome e contactos, aceitares os termos e condições e podes começar a ganhar.

Como posso ganhar vouchers?

Podes ganhar vouchers ao pagares as tuas compras nas tuas lojas e sites favoritos através da app MB WAY ou pagamentos por MB WAY através da app do teu banco, uma compra equivale a um voucher. Por cada compra de valor igual ou superior a 1€, ganhas um voucher, até ao limita de 20 vouchers por dia.

Para mais informações consulta o nosso regulamento mbway.pt/challenge-regulamento/.

Porque deixei de ver os vouchers que tinha para raspar?

Os vouchers têm uma validade de 7 dias, mais especificamente 168 horas, a contar da data e hora em que foram atribuídos aos participantes. Não sendo raspados dentro da respetiva validade consideram-se expirados e são retirados do CHALLENGE.

Fiz uma compra e não recebi o voucher, porquê?

A atribuição dos vouchers no CHALLENGE far-se-á entre 15 e 90 minutos a contar do momento em que decorrer a operação que os justifica.

Como convido amigos para o CHALLENGE?

O convite de amigos para o CHALLENGE é feito através da APP MB WAY. Aceda ao menu “CHALLENGE” e selecione a opção “Convidar”.

Ganho vouchers ao convidar amigos?

Sim, ao convidares amigos para o CHALLENGE ganhas 3 vouchers e os teus amigos ganham 2. Contudo, se os teus amigos já fizerem parte do CHALLENGE, mesmo que introduzam o teu código, não são atribuídos vouchers a nenhum participante.

Posso ganhar mais do que um prémio?

Os utilizadores poderão ganhar, no máximo, 1 (um) prémio por dia na dinâmica do CHALLENGE “Raspa e Ganha”. Contudo, poderás ganhar outros prémios decorrentes de campanhas especiais do MB WAY e /ou de parceiros. Na área “Prémios” do CHALLENGE, podes consultar todos os prémios que já ganhaste bem como os prémios que estão a ser atribuídos a outros participantes.

Posso cancelar a minha participação no passatempo?

Sim, através da APP MB WAY, basta acederes à tab “MAIS”, escolher a opção Definições –> “CHALLENGE” –> “Desativar o Challenge”. No entanto, ao realizares esta ação, irás deixar de poder ganhar prémios bem como perderás todos os prémios que ainda não tenham sido usados. Se voltares a aderir ao jogo, não terás acesso ao teu histórico e também não irás receber o voucher atribuído aos novos participantes.

Onde posso consultar o regulamento do passatempo?

Na APP MB WAY, acedes ao menu MAIS, escolhe a opção Definições –> “CHALLENGE” –> “Regulamento” e terás acesso ao regulamento completo e atualizado. Podes também consultar em mbway.pt/challenge-regulamento.

Comerciantes
Como disponibilizar o MB WAY na minha loja online?

Consulte aqui a nossa Rede de Parceiros certificados para efetuar a implementação técnica necessária. Adicionalmente, pode efetuar um registo na área de DEVELOPERS e ter acesso a informação técnica.

Como disponibilizar o MB WAY no meu Terminal de Pagamento?

Deverá entrar em contacto com o seu Banco para atualizar/ substituir o seu terminal de pagamento.

Que vantagens o MB WAY oferece aos comerciantes?

A oferta de uma experiência de compra ainda mais simples, rápida e cómoda. O comerciante poderá inclusivé aumentar a fidelização de clientes por lhes proporcionar um novo método de pagamento muito moderno e seguro, característica particularmente relevante no mercado do comércio digital onde o uso de dados reais dos cartões não são recomendados.
O MB WAY utiliza webservices baseados em standards de mercado o que o torna fácil de integrar com o sistema que o comerciante já disponibiliza. É um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

Como a compra com MB WAY não utiliza dados de cartão não é necessário obter certificações de segurança para bases de dados com este fim. Todas as comunicações são seguras por HTTPS com certificados de autenticação cliente – servidor.

Onde disponibilizar o pagamento com MB WAY?

O MB WAY é um serviço vocacionado para canais não atendidos como vending machines e parquímetros, e para canais não presenciais como tv-commerce, e-commerce e m-commerce.

Também pode ser utilizado em lojas físicas com venda assistida.

Quais as garantias de pagamento?

O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

Para mais informações sobre o MB WAY contacte o seu Banco.

Quais os parceiros tecnológicos integradores do MB WAY?

Consulte a informação disponibilizada na área “Rede de Parceiros”.
Poderá igualmente efetuar diretamente a integração técnica, e de forma autónoma, seguindo o processo de certificação junto da SIBS como integrador MB WAY. Para obter informação técnica necessária à integração do MB WAY pode efetuar o registo na área DEVELOPERS e aceder sempre que quiser com o LOGIN (e-mail e password).

Ser Solidário
Talão Digital
O que é o Talão Digital MB WAY?

O Talão Digital é uma nova funcionalidade da aplicação MB WAY. Uma vez ativada, esta funcionalidade permite aos utilizadores do MB WAY definirem se pretendem receber os talões das suas compras realizadas através do QR Code, na sua aplicação, ao invés de estes serem impressos em cada compra.

É também possível ao utilizador MB WAY definir se pretende que o MB WAY faça a partilha do seu NIF e/ou e-mail com os comerciantes para efeitos de faturação. Esta partilha ocorrerá através da aplicação, no momento do pagamento, em compras realizadas através do QR Code.

Onde posso ativar as novas funcionalidades do MB WAY Talão Digital?

Para ativar a nova funcionalidade dos Talões Digitais do MB WAY aceda às Preferências de Compra, disponível através no separador “Mais” na App do MB WAY.

Deixarei de receber talões físicos assim que ativar a funcionalidade dos Talões Digitais do MB WAY?

Sim. Depois de ativada a nova funcionalidade, deixa de receber talões físicos em todos os pagamentos realizados através do QR Code do MB WAY, em terminais que apresentem, no momento do pagamento, o ícone no ecrã.

Onde posso consultar os Talões Digitais relativos às minhas compras?

Pode consultar o histórico das suas operações no separador “Atividade”. Ao clicar numa das operações de compra apresentadas no seu histórico de atividade, tem disponivel a opção de “Obter talão”, onde mediante clique, lhe será enviado para o seu e-mail o talão digital relativo à sua compra.

Por quanto tempo poderei consultar os Talões Digitais relativos às minhas compras?

Pode consultar os detalhes das suas compras MB WAY por um período de 3 meses, onde a qualquer altura pode enviar o Talão Digital para o seu e-mail. No caso de já o ter feito, o talão ficará disponível para consulta no seu e-mail.

Em que formas de pagamento é que esta funcionalidade estará disponível?

Para já, tanto os Talões Digitais como a partilha do NIF e/ou e-mail para efeitos de faturação apenas estão disponíveis em pagamentos realizados através da operativa do MB WAY QR Code.

Ativei a partilha do NIF e/ou e-mail com os comerciantes através do MB WAY, no entanto não quero partilhar o meu NIF e/ou e-mail numa determinada compra, como faço?

A cada compra, no momento de leitura do QR Code para proceder ao pagamento, é mostrado no visor a opção “Partilhar os meus dados de acordo com as preferências para emissão da fatura” selecionada previamente, com um certo a verde. Caso não pretenda partilhar os seus dados para efeitos de faturação numa compra em específico, basta que retire o certo a verde para que os seus dados não sejam partilhados.

Ativei os Talões Digitais e a partilha do NIF e/ou e-mail com os comerciantes através do MB WAY, no entanto quero desativá-las, como faço?

Pode desativar a funcionalidade dos Talões Digitais e a partilha dos seus dados a qualquer momento, nas suas Preferências de Compra no separador “Mais” na App do MB WAY.

Quero continuar a partilhar os meus dados para efeitos de faturação, no entanto pretendo alterar o meu NIF e/ou e-mail, como faço?

Pode alterar os seus dados a qualquer momento, nas suas Preferências de Compra no separador “Mais” na App do MB WAY.

Posso associar mais do que um NIF e/ou e-mail ao meu MB WAY?

Não. Poderá apenas ser associado um NIF a cada perfil de MB WAY. Caso o utilizador MB WAY tenha ativado a partilha do seu NIF e/ou e-mail na aplicação, se quiser partilhar um NIF diferente com o comerciante numa determinada compra, deverá no momento do pagamento com o QR Code, retirar o certo a verde que surge no ecrã na opção “Partilhar os meus dados de acordo com as preferências para emissão da fatura”.

Assim, os dados que partilhou com o MB WAY não serão partilhados nessa compra em específico, podendo o novo NIF ser partilhado por voz ao operador de caixa para que seja feita a emissão de fatura com um NIF diferente.

Partilhei o meu NIF e e-mail, como sei se o comerciante me irá enviar uma fatura eletrónica?

Terá de perguntar ao comerciante.

Se tiver problemas com as novas funcionalidades dos talões digitais quem devo contactar?

Entre em contacto com o MB WAY através do email mbway@sibs.com ou através do número de telefone 217 918 725 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta, das 8h às 18h.

MB WAY pulse
O que é um MB WAY pulse?

O MB WAY pulse é um dispositivo desenvolvido para facilitar o seu dia-a-dia que utiliza um chip NFC integrado e permite realizar pagamentos sem contacto, ao associar qualquer um dos seus cartões da app MB WAY.

Existem quatro tipos de dispositivos que se ajustam às suas preferências e necessidades: uma pulseira, dois porta-chaves e uma presilha para o seu relógio. Cada dispositivo está disponível em vibrantes variações de cor, incluindo vermelho, azul, cinza e preto.

Onde posso adquirir um MB WAY pulse?

Adquira o seu MB WAY pulse através da app MB WAY, acedendo a MB WAY pulse.

Se não visualizar o acesso MB WAY pulse na sua app, basta efetuar a atualização da app MB WAY acedendo à store do seu sistema operativo (Play Store, App Store) e efetuar a atualização para a versão mais recente.

O MB WAY pulse só se encontra à venda na app MB WAY. Não compre o MB WAY pulse em sites não oficiais ou em sites de venda de artigos em 2ª mão.

Como posso ativar um MB WAY pulse?

Após receber o seu MB WAY pulse, conecte-o com a app MB WAY ao ler o QR Code do chip que se encontra no kit de boas-vindas que recebe com o seu MB WAY pulse. Após configuração do MB WAY pulse na app, insira o chip no dispositivo e está pronto a utilizar.

Se não visualizar o acesso MB WAY pulse na sua app, basta efetuar a atualização da app MB WAY acedendo à store do seu sistema operativo (Play Store, App Store) e efetuar a atualização para a versão mais recente.

Não ative o seu MB WAY pulse se o kit de boas-vindas apresentar sinais de ter sido violado ou ausência do chip.

Não partilhe o chip do seu MB WAY pulse com terceiros. O MB WAY pulse é pessoal e intransmissível.

Como posso associar um cartão no MB WAY pulse?

Após a conexão do MB WAY pulse à App MB WAY aceda às configurações no menu do dispositivo, na aplicação MB WAY e associe o cartão definido para débitos de pagamento

No mesmo ecrã poderá alterar o cartão associado ao dispositivo e definir o plafond do MB WAY pulse.

Os cartões de refeição disponíveis no MB WAY também podem ser associados ao seu MB WAY Pulse.

Como sei o PIN do meu MB WAY pulse?

Durante o processo de ativação do MB WAY pulse na app MB WAY receberá um SMS para o número associado ao MB WAY com o PIN do MB WAY pulse.

Posso alterar o PIN associado ao meu MB WAY pulse?

Não é possível alterar o PIN do MB WAY pulse.

Esqueci-me do PIN do MB WAY pulse e agora?

Através da app MB WAY pode recuperar o PIN associado ao MB WAY pulse, no menu de gestão do dispositivo através do botão “Pedir PIN”.

Quais os limites de pagamento com o MB WAY pulse?

Pode definir um limite até 2.400€ mensais. Para sua segurança e conforto, todos os pagamentos inferiores a €50 não precisam de PIN até atingirem um máximo acumulado de €150. Ao atingir os €150 de compras acumuladas sem PIN é pedido o PIN para confirmar a compra.

O que acontece se atingir o limite que defini na app MB WAY?

Se atingiu o limite mensal que definiu na app MB WAY, o pagamento será recusado e tem de ajustar o mesmo na app MB WAY, até ao valor máximo de 2.400€. O limite de compras é mensal e reposto no dia 1 de cada mês.
Caso o pagamento seja recusado porque atingiu o limite de segurança sem PIN, é necessário repor manualmente na sua app MB WAY na opção “Repor Limite de Segurança” e iniciar novamente o pagamento.

O meu MB WAY pulse ainda não atingiu o limite e foi pedido o PIN, porquê?

Se ainda não atingiu o limite mensal que definiu para o seu MB WAY pulse e o terminal de pagamento lhe pediu o PIN, este é um mecanismo de segurança para compras superiores a 50€ ou compras acumuladas sem PIN num total superior de 150€. Para prosseguir com o pagamento deve introduzir o PIN no terminal de pagamento ou repor manualmente na sua app MB WAY na opção “Repor Limite de Segurança”.

Posso alterar o limite a meio do mês?

Pode sempre ajustar o limite do seu MB WAY pulse em qualquer altura do mês e com efeitos imediatos até um máximo de 2.400€. O valor a alterar terá sempre de ser superior ao valor de compras que já fez no mês.

Como posso saber o valor já utilizado?

Pode consultar o valor já consumido através da app MB WAY no menu de gestão do dispositivo.

Onde posso utilizar o meu MB WAY pulse?

Em Portugal Continental e nas ilhas, num terminal de pagamento automático com NFC da rede Multibanco com marca MB.

Posso associar mais do que um MB WAY pulse ao meu MB WAY?

Sim. Pode associar até 5 MB WAY pulse e utilizá-los simultaneamente com o seu serviço MB WAY. Pode gerir os seus dispositivos MB WAY pulse individualmente na app MB WAY.

Posso associar o MB WAY pulse a mais do que um serviço MB WAY?

Não, apenas poderá associar o MB WAY pulse a um serviço MB WAY. Após o MB WAY pulse estar ativo num serviço MB WAY não é possível remover e associar a outro serviço MB WAY.

Como sei se o meu pagamento com o MB WAY pulse foi efetuado?

Pode confirmar o sucesso da compra no terminal de pagamento do comerciante ou no menu “Atividade” do respetivo MB WAY pulse na sua app MB WAY.

Preciso de ligação à Internet para fazer compras com o MB WAY pulse?

Não. Pode fazer compras com o MB WAY pulse sem precisar de acesso à internet.

Preciso de ter o smartphone ligado ou por perto para fazer compras com o MB WAY pulse?

Não. Pode fazer compras com o MB WAY pulse sem precisar de ter o seu smartphone consigo. É igualmente possível fazer pagamentos com o seu MB WAY pulse quando o seu smartphone está desligado ou sem bateria.

Como utilizar o MB WAY pulse?

Deve encostar o seu MB WAY pulse ao símbolo contactless no terminal de pagamento automático (TPA) e deixar por uns segundos, da mesma forma que os cartões. O sítio onde o símbolo está colocado depende do terminal, mas a maioria dos TPA tem o símbolo contactless no topo ou a meio do ecrã do TPA.

O MB WAY pulse pode ficar bloqueado? Se sim, como o posso desbloquear?

Sim, o MB WAY pulse pode ficar bloqueado quando é introduzido o PIN errado 3 vezes consecutivas. Por motivos de segurança não será possível desbloquear o MB WAY pulse.

O MB WAY pulse é resistente à água?

Sim, o MB WAY pulse é resistente à água, sendo que pode ser utilizado até uma profundidade de 50 metros, durante 1 hora. Significa assim que pode usá-lo ao tomar banho, ao nadar, ao mergulhar e em desportos náuticos.

O MB WAY pulse é seguro?

Para além de incorporar todas as definições de segurança dos pagamentos com cartões contactless comuns, o MB WAY pulse disponibiliza ainda, controlo adicional através da possibilidade de bloquear/desbloquear o dispositivo na app MB WAY ou de definir um limite de pagamentos à medida das necessidades do utilizador.

Adicionalmente, não é possível a qualquer entidade ser detentora de um terminal de pagamento (TPA). Para que tal aconteça, é necessário a formalização escrita da prestação de serviços do acquirer, através de um contrato para o efeito. Assim, no caso de uma compra não reconhecida pelo detentor de um MB WAY pulse, através de terminais de pagamento automático, é possível rastrear a pessoa ou entidade detentora do dispositivo e tomar as ações necessárias para proteger o utilizador.

Para sua segurança, não compre o MB WAY pulse em sites não oficiais ou de vendas em 2ª mão. O MB WAY pulse só se encontra à venda na app MB WAY.

Não partilhe o QR Code e/ou chip do seu MB WAY pulse com terceiros, não ative o seu MB WAY pulse se o kit de boas-vindas apresentar sinais de ter sido violado ou ausência do chip.

O MB WAY pulse é pessoal e intransmissível.

Se tiver problemas com o meu MB WAY pulse quem devo contactar?

Entre em contacto com o MB WAY através do email mbway@sibs.com ou através do número de telefone 217 918 725 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta, das 8h às 18h.