Skip to main content

MB WAY

ADESÃO E ATIVAÇÃO

Veja aqui como aderir no MULTIBANCO e aqui como aderir na aplicação.

Como aderir ao MB WAY no MULTIBANCO?

Para aderir basta seguir dois passos:

1º passo – Selecionar a opção “MB WAY” no MULTIBANCO, inserir o seu número de telemóvel e definir um PIN MB WAY com seis dígitos.
Atenção! Deve sempre assegurar que insere o seu próprio número de telemóvel e o PIN MB WAY deve ser definido por si, sendo este pessoal e intransmissível.

2º passo – Fazer download da app e inserir o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY definido no MULTIBANCO.

Receberá um sms com código de ativação que será preenchido de forma automática na app e o serviço fica pronto a ser utilizado.

Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.

Como aderir ao MB WAY através da APP?

Para aderir ao MB WAY através da app, deve ter o seu número de telemóvel atualizado no seu Banco e seguir os seguintes passos

1º passo: Fazer download da app MB WAY e introduzir o seu número de telemóvel
2º passo: Introduzir os dados do seu cartão;
3º passo: Definir o seu PIN MB WAY com 6 dígitos.

Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.
Esta funcionalidade está disponível para os seguintes Bancos: ABANCA, Activo Bank, ATLANTICO Europa, BBVA, Banco CTT, Best Bank, Bankinter, BIG, BPI, Crédito Agrícola de Mafra, Caixa Agrícola de Torres Vedras, Caixa de Crédito de Leiria, Caixa Agrícola Bombarral, Caixa Geral de Depósitos, Cofidis, CEMAH, Cetelem, Credibom, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Eurobic, Millennium BCP, Banco Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Santander, UNICRE e Wizink.

Está com problemas com o código de ativação para registo na app?

Verifique previamente as seguintes situações:

Confirme que o seu dispositivo tem rede. Caso não tenha, por favor tente mais tarde.
Se tem um número de telemóvel estrangeiro, confirme que a sua operadora tem acordo com as operadoras de telecomunicações portuguesas.
Se não recebeu o SMS, verifique que está a inserir o número de telemóvel correto.

O processo de receção do código de ativação tem um comportamento específico em dispositivos Android e em dispositivos iOS.

Dispositivos Android:
Receberá uma SMS com o código de ativação que será preenchido de forma automática na app e o serviço fica pronto a ser utilizado.

Dispositivos iOS:
Receberá uma SMS com o código de ativação que irá aparecer na barra acima do teclado. Clique na barra para o código ser preenchido na app e o serviço fica pronto a ser utilizado. Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.

Não conseguiu introduzir o seu código? Sugerimos que verifique se tem as permissões de autopreenchimento das palavras passe, ativas nas definições do telemóvel. Para tal, siga os passos: Definições » Palavras-passe » Autopreenchimento » ligar/ativar;

No caso do erro persistir, efetue uma nova tentativa de ativação da app MB WAY, através dos seguintes passos, por favor:

  • Desinstalar MB WAY;
  • Ativar as opções de autopreenchimento;
  •  Instalar MB WAY.

Se necessitar de ajuda técnica, entre em contacto com a equipa MB WAY através do seguinte e-mail: mbway@sibs.pt

Esqueci-me do PIN MB WAY e agora?

Deve dirigir-se ao MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção MB WAY e de seguida a opção relativa ao seu número de telemóvel. Depois basta selecionar a tecla “Alterar PIN MB WAY” e definir um novo PIN.

Como adiciono cartões bancários ao MB WAY?

Pode adicionar cartões de duas formas:

1 – Através da app:
Certifique-se primeiro que o seu número de telemóvel está atualizado no Banco, sendo que esta funcionalidade apenas está disponível para os seguintes Bancos: ABANCA, Activo Bank, ATLANTICO Europa, BBVA, Banco CTT, Best Bank, Bankinter, BIG, BPI, Crédito Agrícola de Mafra, Caixa Agrícola de Torres Vedras, Caixa de Crédito de Leiria, Caixa Agrícola Bombarral, Caixa Geral de Depósitos, Cofidis, CEMAH, Cetelem, Credibom, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Eurobic, Millennium BCP, Banco Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Santander, UNICRE e Wizink.

1º passo – Selecione a opção “Adicionar cartão” que aparece no final do carrossel dos cartões que tem adicionados ao MB WAY;

2º passo – Insira os dados do seu cartão e no final confirme introduzindo o seu PIN MB WAY (6 dígitos) ou Touch ID/ Fingerprint;
Caso o cartão que pretende adicionar não pertença a um dos bancos identificados em cima, deverá adicionar o mesmo através do MULTIBANCO.

2 – Através do MULTIBANCO:
Para adicionar um cartão bancário na app MB WAY, através do MULTIBANCO basta selecionar a opção “MB WAY”, “Adesão ao MB WAY” e introduzir o número de telemóvel e o mesmo PIN MB WAY (do seu serviço ativo). Depois basta consultar a caixa de notificações da sua app MB WAY e confirmar os últimos quatro (4) dígitos do número de cartão que associou no MULTIBANCO.

Quantos cartões posso adicionar ao MB WAY?

É possível associar até um máximo de 8 cartões.

Adicionei cartões ao MB WAY a partir do MULTIBANCO mas não os consigo visualizar na app.

Pode significar que não inseriu o mesmo número de telemóvel e o mesmo PIN MB WAY que definiu quando aderir ao MB WAY. Ou ainda, pode ter ultrapassado o tempo para a confirmação do novo cartão na app.

É possível associar vários números de telemóvel e emails ao mesmo serviço MB WAY?

Não. Apenas é possível associar um número de telemóvel e um e-mail.

Todos os cartões podem aderir ao MB WAY?

Não. Podem existir situações em que os cartões não estão habilitados a aderir ao MB WAY. Nestes casos, recomendamos que contacte o banco emissor desse cartão por forma a obter todas as informações necessárias.

É possível usar o MB WAY com números internacionais?

Sim. Pode aderir e utilizar o MB WAY com números internacionais associados a um cartão bancário português aderente ao serviço MB WAY.

Usar o MB WAY com números internacionais tem custos adicionais?

Não. Pode utilizar as funcionalidades do MB WAY com números internacionais sem qualquer custo adicional.

Como posso aderir ao MB WAY com números internacionais?

Pode aderir ao MB WAY com um número internacional através do MULTIBANCO ou na app MB WAY.
Se pretender aderir no MULTIBANCO, depois de inserir o PIN, selecione a opção “Depósitos e outras Operações>Adesão MB WAY Número Internacional” e siga as instruções no ecrã.

ENVIAR DINHEIRO

Veja aqui como enviar dinheiro.

LEVANTAMENTOS MB WAY

Veja aqui como levantar dinheiro sem cartão.

O que é um levantamento MB WAY?

É um levantamento de dinheiro nos Caixas MULTIBANCO sem cartão bancário.

Como posso fazer um levantamento MB WAY?

Basta aceder à sua aplicação MB WAY e selecionar a opção “Levantar dinheiro”. De seguida selecione o montante que pretende levantar e confirme com o seu PIN MB WAY. O MB WAY gera-lhe um código de levantamento, que deverá inserir no MULTIBANCO após premir a tecla verde.

Quais as vantagens do levantamento MB WAY?

É prático, uma vez que lhe permite levantar dinheiro sem precisar de ter a carteira consigo.
É útil para partilhar o código de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora.
É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias.

O levantamento MB WAY tem custos?

Não. Os levantamentos MB WAY não apresentam qualquer custo para o utilizador.

Que montantes posso levantar?

O levantamento MB WAY cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTIBANCO. Os montantes disponíveis para levantamento são em múltiplos de 10, até um máximo de 200€ por operação. Lembre-se que por dia pode levantar até 400€ no MULTIBANCO.

Qual é o limite diário de códigos gerados?

Pode gerar o número de códigos que pretender, até ao limite máximo de levantamento diário de 400€ no MULTIBANCO

Qual a validade do código levantamento MB WAY?

O código tem validade de meia hora. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na app MB WAY.

Posso cancelar o código gerado?

Basta aceder ao menu Atividade, selecionar a atividade referente ao código de levantamento gerado e, por último, selecionar a opção “Cancelar”.

Onde posso consultar o código gerado?

Pode consultá-lo no menu Atividade da sua App.

O mesmo código pode ser utilizado mais que uma vez?

Não. O código gerado só pode ser utilizado uma única vez.

Posso partilhar o código de levantamento MB WAY com outras pessoas?

No momento em que está a selecionar ou definir o montante associado ao código de levantamento, terá a possibilidade de partilhar o código com outra pessoa, acedendo à sua lista de contactos. Adicionalmente, quando se gera o código na app MB WAY, pode selecionar a opção “Partilhar”. Podendo assim partilhar o mesmo com um amigo, através da rede de contactos existente no seu telemóvel.

Como sei se o código foi utilizado?

Após utilização do código receberá uma notificação a informar que o código foi utilizado com sucesso.

PEDIR DINHEIRO

Veja aqui como fazer um pedido de dinheiro.

DIVIDIR CONTA

Veja aqui como fazer uma divisão de conta.

COMPRAS MB WAY EM LOJAS FÍSICAS COM QR CODE

Veja aqui como comprar com MB WAY em lojas físicas com QR Code.

COMPRAS MB WAY NFC

Veja aqui como comprar com MB WAY em lojas físicas com NFC.

COMPRAS ONLINE COM MB WAY

Veja aqui como fazer compras online.

PAGAMENTOS AUTORIZADOS

MB NET

Veja aqui como gerar cartões MB NET para fazer compras online em segurança.

AUTENTICAÇÃO

SEGURANÇA

É seguro utilizar o MB WAY?

O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

O que é o PIN MB WAY?

O PIN MB WAY é o código de 6 dígitos definido por si aquando da adesão. Pode alterar o seu PIN MB WAY através da app no menu Mais –> Definições –> Segurança –> Alterar o PIN. Irá utilizar o PIN definido por si para a consulta de histórico de operações e confirmação das operações MB WAY.

Quais as recomendações de segurança na utilização do MB WAY?

– Nunca adicione um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece.
– Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou sms
– Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou sms
– Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade

Recebi um e-mail/ SMS suspeito do MB WAY. O que devo fazer?

Deverá reportar a situação através do chatbot para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação.

O que deve fazer um utilizador em caso de perda ou roubo do smartphone ou tablet com a app MB WAY instalada?

Como medida de precaução deve cancelar o MB WAY no MULTIBANCO (com qualquer cartão que tenha associado ao MB WAY) ou junto do seu banco.
Caso tenha a app MB WAY instalada noutros dispositivos poderá desativar/remover a conta do dispositivo roubado/ perdido através do Menu Mais –> Definições –> Os meus dispositivos

Qual a garantia de segurança nas comunicações utilizadas pelo MB WAY?

O MB WAY tem várias vertentes de comunicação e em cada uma destas vertentes a segurança das comunicações está devidamente garantida através da utilização de protocolos e algoritmos de segurança configurados em camadas por forma a prevenir os mais sofisticados ataques.

O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

O que devo fazer em caso de roubo ou perda de um cartão associado ao MB WAY?

Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário.

A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MB WAY.

O utilizador pode continuar a usar outros cartões que já tenha associados ao MB WAY com toda a segurança.

CHALLENGE

O CHALLENGE é o passatempo da APP MB WAY cujo objetivo é valorizar e premiar os utilizadores pela utilização do Serviço MB WAY.

O que é o CHALLENGE?

O CHALLENGE é um passatempo disponível na APP MB WAY, que dá a oportunidade aos seus utilizadores de ganharem dinheiro e outros prémios sempre que fizerem compras através da app MB WAY ou pagamentos por MB WAY através da app do banco. Por cada compra o utilizador ganha um voucher.

Basta raspar o voucher para descobrir se e qual o prémio que ganhou. Saem diferentes prémios a todos os minutos, horas, dias, semanas e meses, basta comprar com MB WAY para poder jogar.

Que tipos de prémios posso ganhar?

Nos vouchers podes ter acesso a diferentes tipos de prémios:

a) Prémios em dinheiro – são prémios cujo valor será acumulado na tua área do CHALLENGE intitulada como “Saldo”. Podes pedir que este valor seja creditado na conta associada ao cartão pré-definido para receber dinheiro no MB WAY sempre que acumules múltiplos de 10€.

b) Prémios em vales de compras ou descontos – são prémios cujo valor poderá ser descontado no parceiro indicado, mediante as condições constantes no próprio voucher.

Os prémios são atribuídos a cada minuto, 5 minutos, 10 minutos, 30 minutos, a cada hora, dia, semana e mês (de acordo com horário definido).

Prémios Quantidade/mês Valor/prémio Valor Total Mensal
Minuto 30 600 1 30 600
5 minutos 6 120 2 12 240
10 minutos 3 060 5 15 300
30 minutos 1 020 10 10 200
Horário 510 10 5 100
Diário 30 20 600
Semanal 4 100 400
Mensal 1 200 200

Poderão ainda ser disponibilizados outros prémios promocionais, fruto de iniciativas pontuais e especiais do MB WAY e/ou dos seus parceiros.

Para saberes mais sobre os prémios que podes ganhar, consulta a área de “Prémios” na aplicação MB WAY e em https://www.mbway.pt/challenge-mb-way/premios.

Como recebo os prémios em dinheiro?

O resgate dos prémios em dinheiro acontece através de uma transferência para a conta bancária associada ao cartão predefinido para receber dinheiro no MB WAY. A transferência deverá acontecer no menor período de tempo possível, não devendo ultrapassar os 15 dias contados a partir da data do pedido de resgate.

O que preciso para participar no CHALLENGE?

Precisas de ter mais de 18 anos, pelo menos um cartão associado à tua conta MB WAY e aceitares participar no CHALLENGE.
Os participantes do antigo MB Challenge consideram-se automaticamente inscritos.
Para mais informações sobre a adesão ao serviço MB WAY ou outras questões relacionadas com o CHALLENGE, podes consultar o site https://www.mbway.pt/challenge-mb-way/.

Como entro no CHALLENGE?

Basta carregar no menu “CHALLENGE” disponível na APP MB WAY.
No caso de ainda não teres aceite participar, nesta área, tens de definir o teu nome e contactos, aceitares os termos e condições e podes começar a ganhar.

Como posso ganhar vouchers?

Podes ganhar vouchers ao pagares as tuas compras nas tuas lojas e sites favoritos através da app MB WAY ou pagamentos por MB WAY através da app do teu banco, uma compra equivale a um voucher. Por cada compra de valor igual ou superior a 1€, ganhas um voucher, até ao limita de 20 vouchers por dia.

Para mais informações consulta o nosso regulamento www.mbway.pt/challenge-regulamento.

Porque deixei de ver os vouchers que tinha para raspar?

Os vouchers têm uma validade de 7 dias, mais especificamente 168 horas, a contar da data e hora em que foram atribuídos aos participantes. Não sendo raspados dentro da respetiva validade consideram-se expirados e são retirados do CHALLENGE.

Fiz uma compra e não recebi o voucher, porquê?

A atribuição dos vouchers no CHALLENGE far-se-á entre 15 e 90 minutos a contar do momento em que decorrer a operação que os justifica.

Como convido amigos para o CHALLENGE?

O convite de amigos para o CHALLENGE é feito através da APP MB WAY. Aceda ao menu “CHALLENGE” e selecione a opção “Convidar”.

Ganho vouchers ao convidar amigos?

Sim, ao convidares amigos para o CHALLENGE ganhas 3 vouchers e os teus amigos ganham 2. Contudo, se os teus amigos já fizerem parte do CHALLENGE, mesmo que introduzam o teu código, não são atribuídos vouchers a nenhum participante.

Posso ganhar mais do que um prémio?

Os utilizadores poderão ganhar, no máximo, 1 (um) prémio por dia na dinâmica do CHALLENGE “Raspa e Ganha”. Contudo, poderás ganhar outros prémios decorrentes de campanhas especiais do MB WAY e /ou de parceiros. Na área “Prémios” do CHALLENGE, podes consultar todos os prémios que já ganhaste bem como os prémios que estão a ser atribuídos a outros participantes.

Posso cancelar a minha participação no passatempo?

Sim, através da APP MB WAY, basta acederes à tab “MAIS”, escolher a opção Definições –> “CHALLENGE” –> “Desativar o Challenge”. No entanto, ao realizares esta ação, irás deixar de poder ganhar prémios bem como perderás todos os prémios que ainda não tenham sido usados. Se voltares a aderir ao jogo, não terás acesso ao teu histórico e também não irás receber o voucher atribuído aos novos participantes.

Onde posso consultar o regulamento do passatempo?

Na APP MB WAY, acedes ao menu MAIS, escolhe a opção Definições –> “CHALLENGE” –> “Regulamento” e terás acesso ao regulamento completo e atualizado. Podes também consultar em mbway.pt/challenge-regulamento.

COMERCIANTES

Como disponibilizar o MB WAY na minha loja online?

Consulte aqui a nossa Rede de Parceiros certificados para efetuar a implementação técnica necessária. Adicionalmente, pode efetuar um registo na área de DEVELOPERS e ter acesso a informação técnica.

Como disponibilizar o MB WAY no meu Terminal de Pagamento?

Deverá entrar em contacto com o seu Banco para atualizar/ substituir o seu terminal de pagamento.

Que vantagens o MB WAY oferece aos comerciantes?

A oferta de uma experiência de compra ainda mais simples, rápida e cómoda. O comerciante poderá inclusivé aumentar a fidelização de clientes por lhes proporcionar um novo método de pagamento muito moderno e seguro, característica particularmente relevante no mercado do comércio digital onde o uso de dados reais dos cartões não são recomendados.
O MB WAY utiliza webservices baseados em standards de mercado o que o torna fácil de integrar com o sistema que o comerciante já disponibiliza. É um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

Como a compra com MB WAY não utiliza dados de cartão não é necessário obter certificações de segurança para bases de dados com este fim. Todas as comunicações são seguras por HTTPS com certificados de autenticação cliente – servidor.

Onde disponibilizar o pagamento com MB WAY?

O MB WAY é um serviço vocacionado para canais não atendidos como vending machines e parquímetros, e para canais não presenciais como tv-commerce, e-commerce e m-commerce.

Também pode ser utilizado em lojas físicas com venda assistida.

Quais as garantias de pagamento?

O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

Para mais informações sobre o MB WAY contacte o seu Banco.

Quais os parceiros tecnológicos integradores do MB WAY?

Consulte a informação disponibilizada na área “Rede de Parceiros”.
Poderá igualmente efetuar diretamente a integração técnica, e de forma autónoma, seguindo o processo de certificação junto da SIBS como integrador MB WAY. Para obter informação técnica necessária à integração do MB WAY pode efetuar o registo na área DEVELOPERS e aceder sempre que quiser com o LOGIN (e-mail e password).

SER SOLIDÁRIO

TALÃO DIGITAL

MB WAY PULSE