O MB WAY é a solução MULTIBANCO que lhe permite fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir dinheiro e dividir a conta e ainda utilizar e levantar dinheiro através do seu smartphone, numa app própria ou nos canais do seu banco.
A aplicação MB WAY está disponível para os smartphones e tablets com sistema Android e iOS.
A app MB WAY está disponível a partir da versão 2.0. Recomendamos que faça sempre a atualização para a versão mais recente, de forma a usufruir de novas funcionalidades e melhorias de experiência.
Contudo, caso o dispositivo se encontre modificado (ex. Jailbroken ou com ROM alterada), não podemos garantir o seu correto funcionamento, pelo que estes telemóveis não são suportados. Exemplos de modelos não suportados são os seguintes: Smartphone Cubot X19, UMIDIGI F1, Samsung S8, Cubot X20 Pro, Xiaomi Mi 9 SE, Blackview BV9000, Wiko Ridge Fab 4G, Xiaomi Mi 5c, UMIDIGI A5 Pro, Xiaomi Redmi Note 8 Pro, Samsung Galaxy J3 2017, Asus Zenfone 3 Max, Huawei P8 Lite ALE-L21, Blackview BV9000 Pro-F, LG G4 H815, Samsung Galaxy J3 2017, Samsung Galaxy A9 e OPPO A74 5G (DEVICE_MODEL CPH2197).
O download, adesão e utilização da app MB WAY não têm custos associados. O MB WAY não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação. Apenas as transferências poderão ter custos associados cobrados pelas entidades bancárias. Para saber qual(is) o(s) tarifário(s) aplicáveis, os utilizadores devem consultar o(s) banco(s) com o(s) qual(is) aderiram ao serviço. Existem 28 bancos aderentes com uma cobertura superior a 95% dos bancos portugueses.
As compras online com número de telefone, as compras com cartão MB NET, assim como a geração e utilização de cartões MB NET, as compras em ponto de venda físico com QR Code ou NFC, os levantamentos MB WAY são gratuitos assim como a utilização dos benefícios do MB Challenge.
Adicionalmente, a app MB WAY, antes de “Enviar dinheiro” através de uma transferência imediata, apresenta de forma clara ao utilizador qual o valor, se existir, que lhe será aplicado, podendo o utilizador cancelar a realização da operação nesse momento.
São 28 os bancos aderentes: ABANCA, Activo Bank, ATLANTICO Europa, BBVA, Banco CTT, Best Bank, Bankinter, BIG, BPI, Crédito Agrícola de Mafra, Caixa Agrícola de Torres Vedras, Caixa de Crédito de Leiria, Caixa Agrícola Bombarral, Caixa Geral de Depósitos, Cofidis, CEMAH, Cetelem, Credibom, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Eurobic | Grupo ABANCA, Millennium BCP, Banco Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Santander, UNICRE e Wizink. Consulte a área “Bancos Aderentes”.
Pode utilizar o MB WAY numa das seguintes aplicações do seu banco:
• Activo Bank
• Banco Best
• Bankinter
• BPI
• Caixa Direta
• Caixa Easy
• Caderneta
• Millennium BCP
• Moey
• Montepio
• Novo Banco
• Novo Banco Açores
• Santander
• Unibanco
A app MB WAY permite-lhe enviar dinheiro instantaneamente para os seus contactos, pedir dinheiro e dividir a conta com os seus amigos, levantar dinheiro sem cartão, gerar cartões virtuais MB NET para fazer as suas compras online em segurança e ainda fazer todas as suas compras em comerciante aderentes no online e físico.
Deve dirigir-se ao MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção MB WAY e de seguida a opção relativa ao seu número de telemóvel. Depois basta selecionar a tecla “Alterar PIN MB WAY” e definir um novo PIN.
Se o cartão associado ao serviço é digital, contacte o email mbway@sibs.com ou o número de telefone 217 918 725 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Deverá ter ligação de dados ativa ou de ligação wi-fi para receber as notificações e mensagens relacionadas com o serviço.
No entanto, pode fazer compras MB WAY NFC sem precisar de acesso à Internet.
Sim, se for para associação de um segundo dispositivo. Mas se pretender apenas utilizar a app MB WAY num tablet (Android ou iOS) é necessário o mesmo ter o cartão SIM com o número que pretende utilizar no MB WAY.
Sim, pode. Basta fazer o download da app MB WAY no dispositivo pretendido e inserir o número de telemóvel e PIN MB WAY associado à sua conta.
Os dispositivos com a mesma conta MB WAY partilham a mesma informação e notificações.
O utilizador deverá entrar em contacto com o banco emissor e reportar o sucedido.
Não existe botão para fazer “log out” na app.
Pode contudo, desinstalar e instalar novamente a app no seu dispositivo, para iniciar sessão com a conta pretendida.
Se pretende cancelar a sua conta MB WAY e eliminar os seus dados, pode fazê-lo na nossa App a partir da sua conta. Para isso, basta aceder ao seu perfil através do Menu Mais -> Editar como demonstrado nas imagens a seguir.
Clique na tab “Mais”.
Clique em “Editar”.
No ecrã “Editar” faça eliminar conta MB WAY.
Adicionalmente, pode eliminar a conta MB WAY através do email mbway@sibs.com ou através do número de telefone 217 918 725 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta, das 8h às 18h.
A eliminação da conta MB WAY implica a conservação dos dados pelo prazo necessário para a prova do cumprimento de obrigações contratuais e legais de acordo com a Política de Proteção de dados da app MB WAY, disponível Menu Mais -> Informação -> Privacidade e Termos -> Política de Proteção de dados.
Deverá dirigir-se a um MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção “MB WAY” e, de seguida, a opção “alterar nº de telemóvel”.
Por último, terá de confirmar esta alteração na app.
Pode utilizar a sua app MB WAY no Modo Escuro, de forma a minimizar o cansaço dos seus olhos e poupar bateria. Pode sempre alterar o modo nas “Definições” do menu “Mais”, em “Modo Escuro”.
Esta funcionalidade está disponível para Android com sistema operativo igual ou superior a 5 e em iOS com versão igual ou superior a 13.
O Identificador para Anunciantes ou IDFA (identifier for advertisers) é um marcador que permite monitorizar as ações na app MB WAY e apps/sites terceiros. Este marcador passou a ficar disponível nos dispositivos iOS com versão igual ou superior a 14.5 e apenas fica ativo com o consentimento do utilizador.
A informação recolhida sobre o comportamento na app MB WAY e nos outros sites/apps, é guardada em segurança e possibilita melhorias na experiência, por exemplo na relevância dos anúncios mostrados de acordo com a sua atividade e com os sites/apps usados.
Ao ativar o IDFA, poderá
1. Ajudar a melhorar o MB WAY e as diferentes funcionalidades
2. Conhecer campanhas e funcionalidades do MB WAY
3. Ver anúncios relevantes e adequados aos seus interesses e necessidades
A informação recolhida é tratada e guardada em segurança.
No ecrã início, consulte a informação do seu IBAN carregando em "Ver detalhes" por baixo do cartão associado à conta. Está também disponível a opção de copiar o IBAN.
No ecrã início, consulte a informação do seu IBAN carregando em "Ver detalhes" por baixo do cartão associado à conta e, de seguida, selecione a opção copiar.
Veja aqui como aderir no MULTIBANCO e aqui como aderir na aplicação.
Para aderir basta seguir dois passos:
1º passo – Selecionar a opção “MB WAY” no MULTIBANCO, inserir o seu número de telemóvel e definir um PIN MB WAY com seis dígitos.
Atenção! Deve sempre assegurar que insere o seu próprio número de telemóvel e o PIN MB WAY deve ser definido por si, sendo este pessoal e intransmissível.
2º passo – Fazer download da app e inserir o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY definido no MULTIBANCO.
Receberá um sms com código de ativação que será preenchido de forma automática na app e o serviço fica pronto a ser utilizado.
Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.
Para aderir ao MB WAY através da app, deve ter o seu número de telemóvel atualizado no seu Banco e seguir os seguintes passos
1º passo: Fazer download da app MB WAY e introduzir o seu número de telemóvel
2º passo: Introduzir os dados do seu cartão;
3º passo: Definir o seu PIN MB WAY com 6 dígitos.
Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.
Esta funcionalidade está disponível para os seguintes Bancos: ABANCA, Activo Bank, ATLANTICO Europa, BBVA, Banco CTT, Best Bank, Bankinter, BIG, BPI, Crédito Agrícola de Mafra, Caixa Agrícola de Torres Vedras, Caixa de Crédito de Leiria, Caixa Agrícola Bombarral, Caixa Geral de Depósitos, Cofidis, CEMAH, Cetelem, Credibom, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Eurobic, Millennium BCP, Banco Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Santander, UNICRE e Wizink.
Verifique previamente as seguintes situações:
Confirme que o seu dispositivo tem rede. Caso não tenha, por favor tente mais tarde.
Se tem um número de telemóvel estrangeiro, confirme que a sua operadora tem acordo com as operadoras de telecomunicações portuguesas.
Se não recebeu o SMS, verifique que está a inserir o número de telemóvel correto.
O processo de receção do código de ativação tem um comportamento específico em dispositivos Android e em dispositivos iOS.
Dispositivos Android:
Receberá uma SMS com o código de ativação que será preenchido de forma automática na app e o serviço fica pronto a ser utilizado.
Dispositivos iOS:
Receberá uma SMS com o código de ativação que irá aparecer na barra acima do teclado. Clique na barra para o código ser preenchido na app e o serviço fica pronto a ser utilizado. Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.
Não conseguiu introduzir o seu código? Sugerimos que verifique se tem as permissões de autopreenchimento das palavras passe, ativas nas definições do telemóvel. Para tal, siga os passos: Definições » Palavras-passe » Autopreenchimento » ligar/ativar;
No caso do erro persistir, efetue uma nova tentativa de ativação da app MB WAY, através dos seguintes passos, por favor:
- Desinstalar MB WAY;
- Ativar as opções de autopreenchimento;
- Instalar MB WAY.
Se necessitar de ajuda técnica, entre em contacto com a equipa MB WAY através do seguinte e-mail: mbway@sibs.pt
Deve dirigir-se ao MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção MB WAY e de seguida a opção relativa ao seu número de telemóvel. Depois basta selecionar a tecla “Alterar PIN MB WAY” e definir um novo PIN.
Pode adicionar cartões de duas formas:
1 – Através da app:
Certifique-se primeiro que o seu número de telemóvel está atualizado no Banco, sendo que esta funcionalidade apenas está disponível para os seguintes Bancos: ABANCA, Activo Bank, ATLANTICO Europa, BBVA, Banco CTT, Best Bank, Bankinter, BIG, BPI, Crédito Agrícola de Mafra, Caixa Agrícola de Torres Vedras, Caixa de Crédito de Leiria, Caixa Agrícola Bombarral, Caixa Geral de Depósitos, Cofidis, CEMAH, Cetelem, Credibom, Crédito Agrícola, Deutsche Bank, Eurobic, Millennium BCP, Banco Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Santander, UNICRE e Wizink.
1º passo – Selecione a opção “Adicionar cartão” que aparece no final do carrossel dos cartões que tem adicionados ao MB WAY;
2º passo – Ler o cartão através da câmara do seu smartphone, o MB WAY vai ler automaticamente os dados do cartão - Número e Validade, ou carregar no botão “introduzir dados do cartão manualmente” e insira manualmente os dados do seu cartão. No final confirme introduzindo o seu PIN MB WAY (6 dígitos) ou Touch ID/ Fingerprint;
Caso o cartão que pretende adicionar não pertença a um dos bancos identificados em cima, deverá adicionar o mesmo através do MULTIBANCO.
2 – Através do MULTIBANCO:
Para adicionar um cartão bancário na app MB WAY, através do MULTIBANCO basta selecionar a opção “MB WAY”, “Adesão ao MB WAY” e introduzir o número de telemóvel e o mesmo PIN MB WAY (do seu serviço ativo). Depois basta consultar a caixa de notificações da sua app MB WAY e confirmar os últimos quatro (4) dígitos do número de cartão que associou no MULTIBANCO.
É possível associar até um máximo de 8 cartões.
Pode significar que não inseriu o mesmo número de telemóvel e o mesmo PIN MB WAY que definiu quando aderir ao MB WAY. Ou ainda, pode ter ultrapassado o tempo para a confirmação do novo cartão na app.
Não. Apenas é possível associar um número de telemóvel e um e-mail.
Não. Podem existir situações em que os cartões não estão habilitados a aderir ao MB WAY. Nestes casos, recomendamos que contacte o banco emissor desse cartão por forma a obter todas as informações necessárias.
Sim. Pode aderir e utilizar o MB WAY com números internacionais associados a um cartão bancário português aderente ao serviço MB WAY.
Não. Pode utilizar as funcionalidades do MB WAY com números internacionais sem qualquer custo adicional.
Pode aderir ao MB WAY com um número internacional através do MULTIBANCO ou na app MB WAY.
Se pretender aderir no MULTIBANCO, depois de inserir o PIN, selecione a opção “Depósitos e outras Operações>Adesão MB WAY Número Internacional” e siga as instruções no ecrã.
Veja aqui como enviar dinheiro.
Para enviar dinheiro, basta escolher um dos cartões que tem associado ao serviço e selecionar a opção “enviar dinheiro”. Depois, selecione o contacto a quem vai enviar dinheiro, indique o valor, e confirme a operação introduzindo o seu PIN MB WAY.
O seu amigo irá receber uma notificação em como lhe enviou dinheiro.
As transferências poderão ter custos associados cobrados pelas entidades bancárias. Para saber qual(is) o(s) tarifário(s) aplicáveis, os utilizadores devem consultar o(s) banco(s) com o(s) qual(is) aderiram ao serviço. Existem 28 bancos aderentes com uma cobertura superior a 95% dos bancos portugueses.
Adicionalmente, a app MB WAY, antes de “Enviar dinheiro” através de uma transferência imediata, apresenta de forma clara ao utilizador qual o valor, se existir, que lhe será aplicado, podendo o utilizador cancelar a realização da operação nesse momento.
Pode enviar até 2.000€, por transferência.
O limite mensal máximo para receber é de 5.000€ e 50 operações.
O envio de dinheiro com MB WAY está disponível de forma imediata, na conta do destinatário, independentemente do banco.
Para além disso, para fazer um envio de dinheiro com MB WAY basta escolher o contacto a quem pretende enviar o dinheiro. Nunca mais terá de pedir o IBAN aos seus amigos.
Sim, pode. O contacto receberá um SMS a informar que tem uma transferência pendente de aceitação e que deverá aderir ao MB WAY num período de 48h.
Aderindo dentro deste período, receberá o dinheiro diretamente na sua conta. Caso não adira, no prazo estipulado, não há qualquer saída de dinheiro da sua conta.
Sim. Basta que o utilizador que vai receber a transferência já esteja registado no MB WAY.
Isto pode acontecer porque o seu contacto não é o primeiro titular da conta. Se não reconhece o nome confirme que inseriu o número de telemóvel correto e que este é o destinatário para quem quer enviar dinheiro.
As transferências no MB WAY são imediatas, pelo que não existe um mecanismo que permita cancelar estas transferências após a sua confirmação na app. Apenas as transferências que se encontrem em estado pendente poderão ser canceladas. Contacte o seu banco para perceber como deverá proceder nestas situações.
No entanto, ao fazer um enviar dinheiro é possível confirmar o nome do titular da conta de destino, antes de confirmar esta transferência. O nome do titular da conta pode ser diferente do contacto, caso não seja o primeiro titular. Se não reconhece o nome, confirme que é o destinatário ao qual pretende enviar dinheiro.
No caso de erradamente ter efetuado o envio de dinheiro para um outro destinatário, deverá procurar entrar em contacto com o mesmo, o mais breve quanto possível, afim de regularizar a situação. Para atestar a veracidade da sua transferência, poderá descarregar o comprovativo da transação na sua Atividade da app MB WAY e encaminhá-la para o destinatário.
É um levantamento de dinheiro nos Caixas MULTIBANCO sem cartão bancário.
Basta aceder à sua aplicação MB WAY e selecionar a opção “Levantar dinheiro”. De seguida selecione o montante que pretende levantar e confirme com o seu PIN MB WAY. O MB WAY gera-lhe um código de levantamento, que deverá inserir no MULTIBANCO após premir a tecla verde.
É prático, uma vez que lhe permite levantar dinheiro sem precisar de ter a carteira consigo.
É útil para partilhar o código de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora.
É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias.
Não. Os levantamentos MB WAY não apresentam qualquer custo para o utilizador.
O levantamento MB WAY cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTIBANCO. Os montantes disponíveis para levantamento são em múltiplos de 10, até um máximo de 200€ por operação. Lembre-se que por dia pode levantar até 400€ no MULTIBANCO.
Pode gerar o número de códigos que pretender, até ao limite máximo de levantamento diário de 400€ no MULTIBANCO
O código tem validade de meia hora. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na app MB WAY.
Basta aceder ao menu Atividade, selecionar a atividade referente ao código de levantamento gerado e, por último, selecionar a opção “Cancelar”.
Pode consultá-lo no menu Atividade da sua App.
Não. O código gerado só pode ser utilizado uma única vez.
No momento em que está a selecionar ou definir o montante associado ao código de levantamento, terá a possibilidade de partilhar o código com outra pessoa, acedendo à sua lista de contactos. Adicionalmente, quando se gera o código na app MB WAY, pode selecionar a opção “Partilhar”. Podendo assim partilhar o mesmo com um amigo, através da rede de contactos existente no seu telemóvel.
Após utilização do código receberá uma notificação a informar que o código foi utilizado com sucesso.
Os Pagamentos Autorizados do MB WAY permitem-lhe, para um conjunto de comerciantes da sua confiança, pagar de forma rápida, cómoda e segura. Defina um limite para as suas subscrições mensais e principais compras recorrentes e os seus pagamentos serão ágeis e cómodos.
Pode utilizar os Pagamentos Autorizados para simplificar:
- Pagamentos de subscrições / mensalidades, como a sua app de streaming de música e séries ou ginásio.
- Pagamentos em lojas online, como as suas compras de supermercado e lojas habituais, até ao limite que definir.
Consulte aqui os comerciantes que onde pode ativar este pagamento.
Para fazer compras sem colocar o PIN deve ativar este tipo de pagamentos no comerciante.
1. No site do comerciante, escolha a ativação dos Pagamentos Autorizados com MB WAY e insira o seu número de telemóvel.
2. No MB WAY, receberá uma notificação para ativar os Pagamentos Autorizados nesse comerciante. Escolha o cartão que pretende associar, defina o valor limite de compras sem PIN, a validade e confirme.
3. Pode fazer compras neste comerciante sem necessitar de autorizar as compras até ao limite que definiu.
Para o pagamento de subscrições, deve ativar os Pagamentos Autorizados no comerciante.
1. No site do comerciante, escolha a ativação dos Pagamentos Autorizados com MB WAY e insira o seu número de telemóvel.
2. No MB WAY, receberá uma notificação para ativar os Pagamentos Autorizados nesse comerciante. Escolha o cartão que pretende associar, defina o valor limite de compras sem PIN, a validade e confirme.
3. As subscrições desse comerciante serão debitadas da sua conta sem necessitar de autorizar até ao limite que definiu.
No menu Pagamentos Autorizados, selecione o comerciante e conseguirá visualizar o montante gasto e o detalhe dos movimentos efetuados.
Sim, sempre que pretender, pode suspender e reativar os pagamentos num comerciante com Pagamentos Autorizados.
Se a compra ultrapassar o limite que definiu para o mês, receberá uma notificação para aceitar a compra e autenticar com o seu PIN MB WAY.
Se a validade do Pagamento Autorizado for ultrapassada deverá consultar o comerciante no MB WAY e alterar a data de validade para continuar a comprar.
Veja aqui como fazer um pedido de dinheiro.
Basta selecionar a opção “Pedir dinheiro”, depois selecione o contacto a quem vai pedir dinheiro, indique o valor, e confirme a operação introduzindo o seu PIN MB WAY.
O seu amigo irá receber uma notificação com o seu pedido de dinheiro. Assim que este aceitar o pedido, o dinheiro cairá automaticamente na sua conta.
O pedido de dinheiro tem uma validade de 7 dias. Durante este período o seu amigo poderá aceitar ou recusar o pedido de dinheiro.
Ultrapassando este período, o pedido de dinheiro expira.
Não. Apenas os seus contactos MB WAY poderão receber o seu pedido de dinheiro.
Pode fazer 5 pedidos por dia e no máximo 20 pedidos por mês.
Aplicam-se ainda os limites gerais do MB WAY para receber dinheiro, que são 5.000€ ou 50 transferências recebidas por mês.
Aceda ao menu “Atividade”, selecione a atividade relativa ao pedido de dinheiro e clique em “Relembrar”.
O seu amigo receberá uma notificação a relembrar o seu pedido de dinheiro. Poderá relembrá-lo uma vez por dia, enquanto o pedido ainda não tiver sido aceite.
Veja aqui como fazer uma divisão de conta.
Basta selecionar a opção “Dividir conta”, depois selecione os contactos com quem pretende dividir a conta, indique o valor da conta, e confirme a operação introduzindo o seu PIN MB WAY.
Os contactos que selecionou, irão receber uma notificação na app MB WAY a informar do seu pedido de dinheiro no valor da divisão de conta. À medida que cada um aceita o pedido, irá receber o dinheiro imediatamente na sua conta.
A divisão de conta tem uma validade de 7 dias. Durante este período, os destinatários poderão aceitar ou recusar a divisão de conta.
Caso a divisão de conta expire, os contactos que não responderam à divisão de conta deixarão de conseguir aceitar ou recusar a mesma.
Não. Apenas os seus contactos MB WAY irão receber a sua divisão de conta.
Pode dividir a conta com 14 pessoas da sua lista de contactos. Os contactos que forem MB WAY recebem notificação para aceitar o seu pedido de divisão de conta. Para os contactos que não são MB WAY, poderá enviar-lhes uma SMS a convidar para aderir ao serviço.
Pode fazer 5 divisões por dia e no máximo 20 divisões por mês.
Aplicam-se ainda os limites gerais do MB WAY para receber dinheiro, que são 5.000€ ou 50 transferências recebidas por mês.
Cada divisão de conta que efetuar, independentemente do número de pessoas que selecionar para a divisão da conta, para efeito de limites, conta como uma só transferência recebida.
Aceda ao menu “Atividade”, selecione a atividade relativa à divisão de conta e clique em “Relembrar”. Os seus amigos receberão uma notificação a relembrar a sua divisão de conta. Poderá relembrá-los uma vez por dia, enquanto a divisão ainda não tiver sido aceite.
Veja aqui como comprar com MB WAY em lojas físicas com QR Code.
Basta seguir os seguintes passos:
1 – Aceda ao MB WAY e clique em “Pagar com MB WAY” (permita o acesso à câmara);
2 – Leia o QR Code apresentado no terminal MULTIBANCO do comerciante.
Caso a compra seja superior a 50€, introduza o PIN MB WAY (6 dígitos) ou Touch ID/ Fingerprint para confirmar.
O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem nos pagamentos com cartão bancário num terminal MULTIBANCO.
O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.
Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
Sim, pode. Para pagamentos inferiores a 50€ pode pagar sem colocar o PIN MB WAY ou Touch ID/ Fingerprint. Pode alterar esta configuração no menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento.
Além da confirmação que surge no terminal MULTIBANCO do comerciante, poderá sempre consultar no menu “Atividade” da sua App.
Certifique-se que permitiu o acesso da App à câmara do seu dispositivo. Se mesmo assim a opção estiver indisponível, o seu Banco não autoriza que o cartão seja utilizado para "Pagar com MB WAY". Para mais informações, contacte o seu Banco.
No entanto, informamos ainda que existem modelos de smartphones em que a funcionalidade "Pagar com QR Code" pode não ser suportada. Tais como: Xiaomi Poco M3, Xiaomi Redmi 9T, OPPO A74, OPPO A74 5G, OPPO A53S, OnePlus Nord N100, TCL 20+, TCL 20SE e Nokia X10.
Pode comprar 10.000€ por dia, até 70.000€ por semana, por cartão. Estes limites podem ser inferiores uma vez que os Emissores continuam a gerir os limites das compras com QR Code e NFC por cartão.
Veja aqui como comprar com MB WAY em lojas físicas com NFC.
É uma tecnologia “contactless” sem fios que permite a troca de informações entre dispositivos quando estes estão em contacto, sem qualquer necessidade de configurações adicionais. Nos telemóveis com antena/sensor NFC, esta é ativada no mesmo local onde se configuram as outras opções de comunicação como seja o Bluetooth ou o Wi-Fi.
A compra NFC só está disponível em dispositivos com o sistema operativo Android. Para saber se o seu dispositivo tem esta tecnologia deverá aceder ao menu de definições do seu dispositivo ou consultar o manual de instruções fornecido pelo fabricante.
Para dispositivos iOS, a utilização da antena NFC está restrita à utilização do fabricante. Por este motivo, os utilizadores não têm a funcionalidade MB WAY NFC disponível.
Para poder pagar com MB WAY NFC deve:
1 – Ativar o sensor NFC do seu telemóvel;
2 – Definir a app MB WAY como a app default / preferida para fazer pagamentos MB WAY NFC.
Estas duas configurações são efetuadas nas definições do seu telemóvel.
Em primeiro lugar deverá garantir que o sensor NFC do seu dispositivo está ativo e que a app MB WAY é a sua app default / preferida para pagamentos com NFC.
Poderá iniciar o seu pagamento de 3 formas distintas:
– Com a app MB WAY fechada, toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Neste caso será utilizado para pagamento o cartão que tem predefinido para compras MB WAY;
– Com a app MB WAY aberta, escolhe o cartão com que pretende pagar e toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Alternativamente pode também escolher a opção “Pagar com MB WAY” no ecrã de cartões da app MB WAY e tocar no terminal;
– Com o ecrã bloqueado, toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento, sendo que para permitir esta forma de pagamento terá de configurar a mesma em Menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento.
Poderá confirmar o sucesso da compra no terminal de pagamento do comerciante ou no menu “Atividade” da sua App.
Sim, pode pagar sem PIN para pagamentos inferiores a 50€ na operativa NFC. Se a compra ultrapassar os 50€, introduza o PIN MB WAY e encoste novamente o telemóvel ao terminal MULTIBANCO.
Para alterar as definições de pagamento, basta ir ao menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento e selecionar a opção correspondente.
Não. Pode fazer compras MB WAY NFC sem precisar de acesso à Internet.
Certifique-se que:
1 – Tem o sensor NFC do seu dispositivo móvel ligado;
2 – A app MB WAY é a sua app default/ preferida para pagamentos NFC;
3 – O terminal onde está a tentar pagar tem tecnologia contactless;
4 – Está a tocar com a antena do seu telemóvel na zona do visor do terminal de pagamento do comerciante.
Não. Os cartões bancários que não têm tecnologia contactless também podem fazer pagamentos NFC quando associados ao MB WAY. No entanto, esta opção está dependente de autorização por parte do seu Banco. Caso o seu banco não autorize os pagamentos na app MB WAY, o botão “Pagar com MB WAY” irá estar cinzento.
O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático na Rede MULTIBANCO.
O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.
Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
Pode comprar 10.000€ por dia, até 70.000€ por semana, por cartão. Estes limites podem ser inferiores uma vez que os Emissores continuam a gerir os limites das compras com QR Code e NFC por cartão.
Veja aqui como fazer compras online.
Para fazer compras online nos comerciantes aderentes basta selecionar o método de pagamento MB WAY de seguida insere o seu nº de telemóvel e por último confirma as notificações na app.
O limite definido automaticamente pelo serviço, aquando da adesão, são 1.000€. Pode alterar este limite diretamente na app MB WAY até um máximo de 10.000€.
Para alterar este limite entre no Menu Mais –> Definições –> Segurança –> Limites para compras
Tem de confirmar a compra num período de 4 minutos (dependendo do comerciante). Após este tempo limite o pedido de compra expira, nestes casos será necessário repetir o processo de compra para receber uma nova notificação.
Veja aqui como gerar cartões MB NET para fazer compras online em segurança.
Um cartão MB NET é um cartão virtual, emitido com as mesmas características de um cartão de pagamento (número de cartão, data de expiração e código de segurança) destinado à realização de compras não presenciais (internet, telefone, e-mail ou fax) em comerciantes nacionais e internacionais. É um cartão com um montante de compras limitado e uma validade limitada que poderá ir de 1 a 12 meses
O cartão “Compra Única” é o tipo de cartão que esteve na origem do serviço MB NET. O cartão foi criado tendo por princípio "1 compra - 1 cartão". Neste sentido, este tipo de cartão tem uma validade máxima de 2 meses, e permite realizar um número limitado (até 4 transações), independentemente dos comerciantes. Pode utilizar este cartão para, por exemplo, pagar a sua reserva de hotel.
O cartão “Várias Compras” tem uma validade máxima de 12 meses e permite realizar várias compras num mesmo comerciante, desde que o total das compras efetuadas não exceda o montante total definido por si, aquando a geração do cartão. Este cartão é ideal para fazer as suas compras online no hipermercado.
O cartão “Pagamento Recorrente” tem a validade máxima de 12 meses e permite realizar o pagamento das suas subscrições mensais num só comerciante, desde que o total das suas compras não exceda o montante mensal total definido por si, aquando a geração do cartão. Este é um cartão ideal para, por exemplo, pagar a sua subscrição de Spotify.
É o montante máximo que poderá ser debitado pelas compras realizadas. Caso efetue compras acima do montante máximo mensal definido, o comerciante não conseguirá finalizar a compra.
A partir do momento em que atinge o valor total do cartão MB NET a data de validade deste, deixa de ter influência no cartão, tendo em conta que o valor já foi atingido.
Depende do tipo de cartão MB NET. No caso do cartão MB NET “Compra Única” tem o seu prazo de expiração/validade até ao último dia do mês seguinte do mês em que foi gerado. No caso dos cartões MB NET “Várias Compras” e “Pagamento Recorrente” a validade pode ir até 12 meses. Sendo esta validade definida por si, aquando a geração do cartão. Terminado este prazo, o cartão fica sem efeito e já não permite realizar pagamentos.
Depois de criar um cartão MB NET já não é possível alterar a validade do mesmo.
Não. Um cartão MB NET só pode ser usado num único comerciante. Se pretende fazer compras em vários comerciantes, terá que gerar um cartão para cada comerciante.
É possível que o mesmo cartão origine mais do que um débito, até um máximo de 4 transações. O MB NET assegura que o valor total dos pagamentos gerados por um mesmo cartão MB NET, não ultrapassa o valor máximo definido para o cartão.
Como o Comerciante irá solicitar o pagamento de apenas 80€, os restantes 20€ não serão debitados da sua conta.
Não. Uma vez definido o valor total de um cartão MB NET já não é possível alterá-lo.
Neste momento, o serviço só permite a utilização de cartões MB NET em Euros. No entanto, para efetuar compras em comerciantes fora da zona Euro, bastará ter em conta o valor cambial da respetiva moeda.
Para cancelar o cartão MB NET deverá aceder à área “Atividade” da app MB WAY, aceder ao menu “MB NET” e selecionar o cartão que pretende cancelar. Por último basta selecionar a opção “Cancelar”.
A operação de cancelamento de um cartão MB NET elimina o montante disponível para novos pedidos de pagamento, mas não desresponsabiliza o utilizador do serviço de qualquer compra anterior ao pedido de cancelamento. Se o cartão que pretender cancelar já estiver expirado, o botão “Cancelar” ficará indisponível.
A 1 de janeiro de 2021, entraram em vigor as novas regras de autenticação forte os pagamentos online nos países da União Europeia. Estas novas regras consistem em medidas adicionais de segurança de forma a assegurar a correta identificação do titular do cartão e validação da operação. A autenticação forte é feita com 2 de 3 dos seguintes fatores: i) conhecimento (algo que apenas o utilizador conhece como por exemplo o PIN ou palavra-passe), ii) posse (algo que apenas o utilizador possui por exemplo one time password (OTP) por SMS ou smartphone) e iii) inerência (algo do utilizador que o identifica como por exemplo a impressão digital).
Para ter uma segurança adicional nas transações, em todas as compras online efetuadas em sites seguros e certificados sediados nos países da União Europeia, pode ser necessário a autenticação através de one time password (OTP) por SMS, na app MB WAY ou na app bancária, da seguinte forma:
1. O seu Banco fará a configuração do seu cartão no serviço 3DSecure, através da indicação do seu número telemóvel e método de autenticação (App Emissor ou App MB WAY). Este serviço permite, em comerciantes aderentes, identificados com o logotipo Verified By Visa e Mastercard Secure Code fazer a autenticação do titular do cartão;
2. Na compra online, introduza os dados habituais do cartão;
3. O Serviço 3DS enviará uma notificação para o seu telemóvel para posterior validação da compra na App definida pelo seu Banco;
4. Na app MB WAY ou na app bancária, valida a compra com o seu PIN MB WAY de seis dígitos, impressão digital ou face ID.
Se tiver as notificações desativas, verifique a notificação na área de atividade da app.
Ao fazer as compras online com MB WAY, através da operativa número de telemóvel, não é necessário reautenticar já que esta operativa MB WAY contempla a segurança necessária das compras online.
O canal para efetuar a confirmação da autenticação, depende de banco para banco, podendo ser através da app MB WAY ou diretamente na app bancária.
Se o seu banco tiver selecionado a App MB WAY, para conseguir efetuar as compras online com segurança e autenticação siga os 3 passos:
1. Confirmar com o seu banco que tem o serviço de autenticação 3D Secure ativo nos seus cartões bancários – poderá confirmar na app do seu banco ou no homebanking;
2. Instalar a App MB WAY no seu telemóvel e associar o cartão bancário;
3. Fazer as suas compras online com cartão e autenticar a operação no MB WAY.
Em alterativa, opte por fazer a compra online com MB WAY com a operativa número de telemóvel nos comerciantes com este método de pagamento.
Após receber o pedido de Autenticação na app, dispõe de 4 minutos para confirmar na App e voltar ao site do comerciante para completar a operação.
Poderá ter de repetir o processo de autenticação de forma a garantir a segurança dessa compra online. As compras recorrentes nos mesmos comerciantes ou de valores mais baixos podem não necessitar de autenticação.
O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.
Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
O PIN MB WAY é o código de 6 dígitos definido por si aquando da adesão. Pode alterar o seu PIN MB WAY através da app no menu Mais –> Definições –> Segurança –> Alterar o PIN. Irá utilizar o PIN definido por si para a consulta de histórico de operações e confirmação das operações MB WAY.
– Nunca adicione um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece.
– Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou sms
– Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou sms
– Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade
Deverá reportar a situação através do chatbot para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação.
Como medida de precaução deve cancelar o MB WAY no MULTIBANCO (com qualquer cartão que tenha associado ao MB WAY) ou junto do seu banco.
Caso tenha a app MB WAY instalada noutros dispositivos poderá desativar/remover a conta do dispositivo roubado/ perdido através do Menu Mais –> Definições –> Os meus dispositivos
O MB WAY tem várias vertentes de comunicação e em cada uma destas vertentes a segurança das comunicações está devidamente garantida através da utilização de protocolos e algoritmos de segurança configurados em camadas por forma a prevenir os mais sofisticados ataques.
O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário.
A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MB WAY.
O utilizador pode continuar a usar outros cartões que já tenha associados ao MB WAY com toda a segurança.
O MB WAY UP! é o programa de fidelização da APP MB WAY cujo objetivo é valorizar e premiar os utilizadores pela utilização do Serviço MB WAY.
O MB WAY UP! estádisponível na APP MB WAY e dá a oportunidade aos seus utilizadores de ganharem dinheiro através de campanhas de cashback, desafios, cartões de fidelização e outros prémios sempre que fizerem compras através da app MB WAY ou pagamentos por MB WAY através da app do banco. Para a dinâmica Raspa E Ganha, por cada compra o utilizador ganha um voucher. Basta ser o primeiro utilizador a raspar o voucher para descobrir se e qual o prémio que ganhou. Saem diferentes prémios a todos os minutos, horas, dias, semanas e meses, basta comprar com MB WAY para poder participar.
Nos vouchers podes ter acesso a diferentes tipos de prémios:
a) Prémios em dinheiro – são prémios cujo valor será acumulado na tua área do MB WAY UP! intitulada como “Saldo”. Podes pedir que este valor seja creditado na conta associada ao cartão pré-definido para receber dinheiro no MB WAY sempre que acumules múltiplos de 10€.
b) Prémios em vales de compras ou descontos – são prémios cujo valor poderá ser descontado no parceiro indicado, mediante as condições constantes no próprio voucher.
Os prémios são atribuídos a cada minuto, 5 minutos, 10 minutos, 30 minutos, a cada hora, dia, semana e mês (de acordo com horário definido).
PRÉMIOS | QUANTIDADE/MÊS | VALOR/PRÉMIO | VALOR TOTAL MENSAL |
Minuto | 30 600 | 1 | 30 600 |
5 minutos | 6 120 | 2 | 12 240 |
10 minutos | 3 060 | 5 | 15 300 |
30 minutos | 1 020 | 10 | 10 200 |
Horário | 510 | 10 | 5 100 |
Diário | 30 | 20 | 600 |
Semanal | 4 | 100 | 400 |
Mensal | 1 | 200 | 200 |
Poderão ainda ser disponibilizados outros prémios promocionais, fruto de iniciativas pontuais e especiais do MB WAY e/ou dos seus parceiros.
O resgate dos prémios em dinheiro acontece através de um pedido de transferência MB WAY para a conta bancária associada ao cartão predefinido para receber dinheiro no MB WAY. Após efetuares o pedido de resgate no teu MB WAY UP! em múltiplos de 10€, será necessário efetuar uma compra através do serviço MB WAY (APP bancária ou APP MB WAY) nas 48h seguintes e posteriormente receberás um pedido de transferência do valor para o seu cartão pré-definido. Caso tenhas mais que um cartão associado à tua app MB WAY, deverás escolher o cartão onde pretendes receber o dinheiro. Dispõe de 48h para aceitar este pedido de transferência, caso contrário, o valor será devolvido ao seu saldo MB WAY UP! Cartões de refeição, crédito e/ou pré-pagos, não estão elegíveis para receber a transferência de saldo.
Precisas de ter mais de 18 anos, pelo menos um cartão associado à tua conta MB WAY e aceitares participar no MB WAY UP!
Os participantes do antigo CHALLENGE consideram-se automaticamente inscritos.
Para mais informações sobre a adesão ao serviço MB WAY ou outras questões relacionadas com o MB WAY UP!, podes consultar o site www.mbway.pt/mb-way-up/.
Basta carregar no menu “UP!” disponível na APP MB WAY.
No caso de ainda não teres aceite participar, nesta área, tens de definir o teu nome e e-mail, aceitares os termos e condições e podes começar a ganhar.
Podes ganhar vouchers ao pagares as tuas compras nas tuas lojas e sites favoritos através da app MB WAY ou pagamentos por MB WAY através da app do teu banco, uma compra equivale a um voucher.
Para mais informações consulta o nosso regulamento:
Através da APP MB WAY > Menu MAIS > DEFINIÇÕES > MB WAY UP! > Regulamento;
Através do MB WAY UP! > Perfil > Regulamento.
Os vouchers Raspa E Ganha têm uma validade de 7 dias, mais especificamente 168 horas, a contar da data e hora em que foram atribuídos aos participantes. Não sendo raspados dentro da respetiva validade consideram-se expirados e são retirados do MB WAY UP!
A atribuição dos vouchers no MB WAY UP! far-se-á entre 15 e 90 minutos a contar do momento em que decorrer a operação que os justifica.
A atribuição dos prémios nas campanhas de desafio e/ou cashback serão efetuadas, em circunstâncias normais, até 2horas após realização do pedido da campanha, enquanto verificamos a operação realizada. Caso o problema persista, poderás entrar em contacto a indicar a circunstância para mbway@sibs.pt.
O convite de amigos para o MB WAY UP! é feito através da APP MB WAY. Coloque o código do teu amigo no MB WAY UP!
Sim, ao convidares amigos para o MB WAY UP! ganhas 3 vouchers Raspa E Ganha e os teus amigos ganham 2. Contudo, se os teus amigos já fizerem parte do MB WAY UP!, mesmo que introduzam o teu código, não são atribuídos vouchers a nenhum participante.
Os utilizadores poderão ganhar, no máximo, 1 prémio por dia na dinâmica do MB WAY UP! “Raspa e Ganha”. Contudo, poderás ganhar outros prémios decorrentes de campanhas de cashbacks e/ou desafios proporcionados pelo MB WAY ou pelos seus parceiros. Na área de Perfil > Os Meus Prémios do MB WAY UP!, podes consultar todos os prémios que já ganhaste e na área de Perfil > Prémios Atribuídos poderás ver os prémios que estão a ser atribuídos a outros participantes.
Sim, através da APP MB WAY, basta acederes ao menu MAIS da tua APP MB WAY > DEFINIÇÕES > MB WAY UP! > Desativar o MB WAY UP! No entanto, ao realizares esta ação, irás deixar de poder ganhar prémios bem como perderás todos os prémios que ainda não tenham sido usados. Se voltares a aderir, não terás acesso ao teu histórico e também não irás receber o voucher atribuído aos novos participantes.
Através da APP MB WAY > Menu MAIS > DEFINIÇÕES > MB WAY UP! > Regulamento;
Através do MB WAY UP! > Perfil > Regulamento.
O MB WAY pode ser disponibilizado na sua loja online através das soluções de pagamento da SIBS, para empresas. Poderá encontrar todas estas soluções na nossa página de soluções para empresas, disponível aqui. Caso tenha dúvidas, preencha o formulário de adesão disponível na página e entraremos em contacto consigo.
Deverá entrar em contacto com o seu Banco para atualizar/ substituir o seu terminal de pagamento.
A oferta de uma experiência de compra ainda mais simples, rápida e cómoda. O comerciante poderá inclusivé aumentar a fidelização de clientes por lhes proporcionar um novo método de pagamento muito moderno e seguro, característica particularmente relevante no mercado do comércio digital onde o uso de dados reais dos cartões não são recomendados.
O MB WAY utiliza webservices baseados em standards de mercado o que o torna fácil de integrar com o sistema que o comerciante já disponibiliza. É um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
Como a compra com MB WAY não utiliza dados de cartão não é necessário obter certificações de segurança para bases de dados com este fim. Todas as comunicações são seguras por HTTPS com certificados de autenticação cliente – servidor.
O MB WAY é um serviço vocacionado para canais não atendidos como vending machines e parquímetros, e para canais não presenciais como tv-commerce, e-commerce e m-commerce.
Também pode ser utilizado em lojas físicas com venda assistida.
O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
Para mais informações sobre o MB WAY contacte o seu Banco.
Consulte a informação disponibilizada na área “Rede de Parceiros”.
Poderá igualmente efetuar diretamente a integração técnica, e de forma autónoma, seguindo o processo de certificação junto da SIBS como integrador MB WAY. Para obter informação técnica necessária à integração do MB WAY pode efetuar o registo na área DEVELOPERS e aceder sempre que quiser com o LOGIN (e-mail e password).
O Ser Solidário é uma funcionalidade que permite ao utilizador enviar donativos de forma direta a instituições de cariz social através do MB WAY.
Há três formas de doar:
- O utilizador acede ao MB WAY e seleciona a opção “Ser Solidário”. Escolhe a instituição de uma lista pré-definida de possíveis instituições. De seguida, introduz o montante a enviar à instituição.
- O utilizador acede ao MB WAY seleciona a opção “Pagar com MB WAY”. Lê o QR Code Solidário com o logo da instituição. De seguida, introduz o montante a enviar à instituição.
- O utilizador acede ao MB WAY e seleciona a opção “Ser Solidário”. Seleciona o QR Code no canto superior direito. De seguida, introduz o montante a enviar à instituição (apenas para androids).
No Ser Solidário, as instituições estão divididas em duas secções:
- “Em destaque” – estas 20 instituições estão presentes no MB WAY e no MULTIBANCO. Para estas instituições, é possível ter uma fatura simplificada através da aplicação, para donativos abaixo dos 200€. Acima dos 200€, a fatura não é emitida através da aplicação devendo o utilizador contactar a instituição para obtê-la.
- “Mais instituições” – estas instituições recebem o seu donativo por transferência MB WAY. Para obter a fatura, deve entrar em contacto com a instituição.
Os donativos não têm qualquer custo associado, nem para o utilizador, nem para a instituição.
Para uma instituição integrar o programa do Ser Solidário deverá submeter uma candidatura para solidario@sibs.pt. A lista de instituições que integram o Ser Solidário é revista periodicamente.
O MB WAY pulse é um dispositivo desenvolvido para facilitar o seu dia-a-dia que utiliza um chip NFC integrado e permite realizar pagamentos sem contacto, ao associar qualquer um dos seus cartões da app MB WAY.
Existem quatro tipos de dispositivos que se ajustam às suas preferências e necessidades: uma pulseira, dois porta-chaves e uma presilha para o seu relógio. Cada dispositivo está disponível em vibrantes variações de cor, incluindo vermelho, azul, cinza e preto.
Adquira o seu MB WAY pulse através da app MB WAY, acedendo a MB WAY pulse.
Se não visualizar o acesso MB WAY pulse na sua app, basta efetuar a atualização da app MB WAY acedendo à store do seu sistema operativo (Play Store, App Store) e efetuar a atualização para a versão mais recente.
O MB WAY pulse só se encontra à venda na app MB WAY. Não compre o MB WAY pulse em sites não oficiais ou em sites de venda de artigos em 2ª mão.
Após receber o seu MB WAY pulse, conecte-o com a app MB WAY ao ler o QR Code do chip que se encontra no kit de boas-vindas que recebe com o seu MB WAY pulse. Após configuração do MB WAY pulse na app, insira o chip no dispositivo e está pronto a utilizar.
Se não visualizar o acesso MB WAY pulse na sua app, basta efetuar a atualização da app MB WAY acedendo à store do seu sistema operativo (Play Store, App Store) e efetuar a atualização para a versão mais recente.
Não ative o seu MB WAY pulse se o kit de boas-vindas apresentar sinais de ter sido violado ou ausência do chip.
Não partilhe o chip do seu MB WAY pulse com terceiros. O MB WAY pulse é pessoal e intransmissível.
Após a conexão do MB WAY pulse à App MB WAY aceda às configurações no menu do dispositivo, na aplicação MB WAY e associe o cartão definido para débitos de pagamento
No mesmo ecrã poderá alterar o cartão associado ao dispositivo e definir o plafond do MB WAY pulse.
Os cartões de refeição disponíveis no MB WAY também podem ser associados ao seu MB WAY Pulse.
Durante o processo de ativação do MB WAY pulse na app MB WAY receberá um SMS para o número associado ao MB WAY com o PIN do MB WAY pulse.
Não é possível alterar o PIN do MB WAY pulse.
Através da app MB WAY pode recuperar o PIN associado ao MB WAY pulse, no menu de gestão do dispositivo através do botão “Pedir PIN”.
Pode definir um limite até 2.400€ mensais. Para sua segurança e conforto, todos os pagamentos inferiores a €50 não precisam de PIN até atingirem um máximo acumulado de €150. Ao atingir os €150 de compras acumuladas sem PIN é pedido o PIN para confirmar a compra.
Se atingiu o limite mensal que definiu na app MB WAY, o pagamento será recusado e tem de ajustar o mesmo na app MB WAY, até ao valor máximo de 2.400€. O limite de compras é mensal e reposto no dia 1 de cada mês.
Caso o pagamento seja recusado porque atingiu o limite de segurança sem PIN, é necessário repor manualmente na sua app MB WAY na opção “Repor Limite de Segurança” e iniciar novamente o pagamento.
Se ainda não atingiu o limite mensal que definiu para o seu MB WAY pulse e o terminal de pagamento lhe pediu o PIN, este é um mecanismo de segurança para compras superiores a 50€ ou compras acumuladas sem PIN num total superior de 150€. Para prosseguir com o pagamento deve introduzir o PIN no terminal de pagamento ou repor manualmente na sua app MB WAY na opção “Repor Limite de Segurança”.
Pode sempre ajustar o limite do seu MB WAY pulse em qualquer altura do mês e com efeitos imediatos até um máximo de 2.400€. O valor a alterar terá sempre de ser superior ao valor de compras que já fez no mês.
Pode consultar o valor já consumido através da app MB WAY no menu de gestão do dispositivo.
Em Portugal Continental e nas ilhas, num terminal de pagamento automático com NFC da rede Multibanco com marca MB.
Sim. Pode associar até 5 MB WAY pulse e utilizá-los simultaneamente com o seu serviço MB WAY. Pode gerir os seus dispositivos MB WAY pulse individualmente na app MB WAY.
Não, apenas poderá associar o MB WAY pulse a um serviço MB WAY. Após o MB WAY pulse estar ativo num serviço MB WAY não é possível remover e associar a outro serviço MB WAY.
Pode confirmar o sucesso da compra no terminal de pagamento do comerciante ou no menu “Atividade” do respetivo MB WAY pulse na sua app MB WAY.
Não. Pode fazer compras com o MB WAY pulse sem precisar de acesso à internet.
Não. Pode fazer compras com o MB WAY pulse sem precisar de ter o seu smartphone consigo. É igualmente possível fazer pagamentos com o seu MB WAY pulse quando o seu smartphone está desligado ou sem bateria.
Deve encostar o seu MB WAY pulse ao símbolo contactless no terminal de pagamento automático (TPA) e deixar por uns segundos, da mesma forma que os cartões. O sítio onde o símbolo está colocado depende do terminal, mas a maioria dos TPA tem o símbolo contactless no topo ou a meio do ecrã do TPA.
Sim, o MB WAY pulse pode ficar bloqueado quando é introduzido o PIN errado 3 vezes consecutivas. Por motivos de segurança não será possível desbloquear o MB WAY pulse.
Sim, o MB WAY pulse é resistente à água, sendo que pode ser utilizado até uma profundidade de 50 metros, durante 1 hora. Significa assim que pode usá-lo ao tomar banho, ao nadar, ao mergulhar e em desportos náuticos.
Para além de incorporar todas as definições de segurança dos pagamentos com cartões contactless comuns, o MB WAY pulse disponibiliza ainda, controlo adicional através da possibilidade de bloquear/desbloquear o dispositivo na app MB WAY ou de definir um limite de pagamentos à medida das necessidades do utilizador.
Adicionalmente, não é possível a qualquer entidade ser detentora de um terminal de pagamento (TPA). Para que tal aconteça, é necessário a formalização escrita da prestação de serviços do acquirer, através de um contrato para o efeito. Assim, no caso de uma compra não reconhecida pelo detentor de um MB WAY pulse, através de terminais de pagamento automático, é possível rastrear a pessoa ou entidade detentora do dispositivo e tomar as ações necessárias para proteger o utilizador.
Para sua segurança, não compre o MB WAY pulse em sites não oficiais ou de vendas em 2ª mão. O MB WAY pulse só se encontra à venda na app MB WAY.
Não partilhe o QR Code e/ou chip do seu MB WAY pulse com terceiros, não ative o seu MB WAY pulse se o kit de boas-vindas apresentar sinais de ter sido violado ou ausência do chip.
O MB WAY pulse é pessoal e intransmissível.
O MB WAY pulse tem uma validade de 3 anos. Pode também consultar a validade do(s) seu(s) wearable(s), na sua App MB WAY, acedendo à funcionalidade MB WAY pulse e, no menu "Os meus MB WAY pulse", acedendo ao(s) seu(s) equipamento(s). Dentro de cada um está a indicação da validade de cada pulse.
Entre em contacto com o MB WAY através do email mbway@sibs.com ou através do número de telefone 217 918 725 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta, das 8h às 18h.
O Talão Digital é uma nova funcionalidade da aplicação MB WAY. Uma vez ativada, esta funcionalidade permite aos utilizadores do MB WAY definirem se pretendem receber os talões das suas compras realizadas através do QR Code, na sua aplicação, ao invés de estes serem impressos em cada compra.
É também possível ao utilizador MB WAY definir se pretende que o MB WAY faça a partilha do seu NIF e/ou e-mail com os comerciantes para efeitos de faturação. Esta partilha ocorrerá através da aplicação, no momento do pagamento, em compras realizadas através do QR Code.
Para ativar a nova funcionalidade dos Talões Digitais do MB WAY aceda às Preferências de Compra, disponível através no separador “Mais” na App do MB WAY.
Sim. Depois de ativada a nova funcionalidade, deixa de receber talões físicos em todos os pagamentos realizados através do QR Code do MB WAY, em terminais que apresentem, no momento do pagamento, o ícone no ecrã.
Pode consultar o histórico das suas operações no separador “Atividade”. Ao clicar numa das operações de compra apresentadas no seu histórico de atividade, tem disponivel a opção de “Obter talão”, onde mediante clique, lhe será enviado para o seu e-mail o talão digital relativo à sua compra.
Pode consultar os detalhes das suas compras MB WAY por um período de 3 meses, onde a qualquer altura pode enviar o Talão Digital para o seu e-mail. No caso de já o ter feito, o talão ficará disponível para consulta no seu e-mail.
Para já, tanto os Talões Digitais como a partilha do NIF e/ou e-mail para efeitos de faturação apenas estão disponíveis em pagamentos realizados através da operativa do MB WAY QR Code.
A cada compra, no momento de leitura do QR Code para proceder ao pagamento, é mostrado no visor a opção “Partilhar os meus dados de acordo com as preferências para emissão da fatura” selecionada previamente, com um certo a verde. Caso não pretenda partilhar os seus dados para efeitos de faturação numa compra em específico, basta que retire o certo a verde para que os seus dados não sejam partilhados.
Pode desativar a funcionalidade dos Talões Digitais e a partilha dos seus dados a qualquer momento, nas suas Preferências de Compra no separador “Mais” na App do MB WAY.
Pode alterar os seus dados a qualquer momento, nas suas Preferências de Compra no separador “Mais” na App do MB WAY.
Não. Poderá apenas ser associado um NIF a cada perfil de MB WAY. Caso o utilizador MB WAY tenha ativado a partilha do seu NIF e/ou e-mail na aplicação, se quiser partilhar um NIF diferente com o comerciante numa determinada compra, deverá no momento do pagamento com o QR Code, retirar o certo a verde que surge no ecrã na opção “Partilhar os meus dados de acordo com as preferências para emissão da fatura”.
Assim, os dados que partilhou com o MB WAY não serão partilhados nessa compra em específico, podendo o novo NIF ser partilhado por voz ao operador de caixa para que seja feita a emissão de fatura com um NIF diferente.
Terá de perguntar ao comerciante.
Entre em contacto com o MB WAY através do email mbway@sibs.com ou através do número de telefone 217 918 725 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta, das 8h às 18h.