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Todos os anos são abatidas mais de 1 milhão de árvores com vista à produção de papel para talões. Só em Portugal, são emitidos 4 mil milhões de talões não recicláveis, o que se traduz num conflito com o estilo de vida digital e sustentável em que vivemos.

 

Ao ativar esta nova funcionalidade conseguiremos reduzir drasticamente a impressão de talões em papel e tornar os pagamentos MB WAY com QR Code ainda mais sustentáveis.

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Benefícios que se traduzem também numa redução de papel desperdiçado e na emissão de CO2 para a atmosfera.

00000000Papel (em Km)

00000000CO2 (em Kg)

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Papel (em Km)

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CO2 (em Kg)

Descubra como ativar o modo no seu terminal

Clique nas setas para navegar no Menu do terminal
Selecione a opção Supervisor
Selecione a opção Configuração Recibo
No menu Recibo Comerciante selecionar Não imprimir
Confirme a operação para a não impressão dos recibos comerciante

Quero que os meus clientes saibam que o meu estabelecimento é ECO

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Racional do cálculo dos benefícios gerados pelo MB WAY ECO

Árvores poupadas

Corresponde ao valor total de árvores poupadas pela não emissão de talão no TPA

Racional de Cálculo:

a) Uma folha A4 pesa, em média, 4.99Gr e representa cerca de 12 talões de papel;

b) Um bloco de 500 folhas A4 representa 2.5Kg de papel, sendo que 100Kg papel são, em média, 60 árvores poupadas (1);

c) Os 2.5Kg de papel ou 6000 talões são cerca de 1,5 árvores, sendo que 4000 talões são 1 árvore.

 

Papel (em Km)

Corresponde ao valor total de papel poupado, em Km

Racional de Cálculo:

a) Uma folha de papel A4 na vertical são 29.7Cm e um cada talão tem, em média, 10Cm de comprimento. É assim possível imprimir 3 talões por folha de papel A4;

b) A altura de uma folha A4 é igual a 0.000297Kms;

c) Neste sentido, 1Km de papel são cerca de 10101 talões.

 

CO2 (em Kg)

Toneladas de Emissões CO2 poupadas, em Kg

Racional de Cálculo:

a) De acordo com cálculos previamente efetuados, 281.000 árvores representam 3Tn CO2 (2);

b) Então 4 árvores representam 4.27Kg CO2 poupados e 1 árvore representa 1,07Kg CO2.

 

Fontes:

(1)Sociedade Ponto Verde – https://www.pontoverde.pt/recicla_detalhe.php?id=16&table=planetaverde

(2)Expresso – https://expresso.pt/sociedade/2018-12-09-Quantas-arvores-serao-poupadas-com-o-fim-das-faturas-em-papel–A-Zero-fez-as-contas

Perguntas Frequentes

MB WAY eco

O que é o talão digital (talão ECO)?

De forma reduzir a impressão do número de talões impressos e respetivos custos e, consequentemente, tornar os pagamentos MB WAY mais sustentáveis, foi desenvolvida a possibilidade de o utilizador MB WAY escolher se pretende ou não a impressão do talão de compra pelo TPA. Assim, para compras MB WAY realizadas com QR Code, mediante ativação, os talões digitais ficam disponíveis na app. Caso o TPA onde foi realizado o pagamento esteja atualizado na versão de especificação 65.21 ou posterior, o talão de cliente deixará de ser impresso pelo TPA no momento da compra. Ou seja, de forma automática, o TPA deixa de imprimir o talão de cliente, podendo este ser consultado na app MB WAY do utilizador.

Como saber se um determinado TPA tem disponível a funcionalidade do talão digital/ECO?

Nos TPA que suportam este desenvolvimento, é apresentado o ícone “ECO” no ecrã que exibe o valor a pagar e o QR Code no momento da compra.


Figura 1 – Ícones “ECO"

O que fazer para que o TPA do Comerciante tenha esta funcionalidade?

Para que o TPA esteja preparado para esta nova funcionalidade, é necessário estar atualizado com a versão de especificação 65.21 ou posterior. Assim, o Comerciante deverá solicitar a atualização à sua Entidade de Apoio ao Terminal (EAT).

Com esta nova funcionalidade, o talão de comerciante deixa de ser impresso?

Com a versão de especificação 65.21 ou posterior, os TPA têm definida uma operação de supervisor – Configuração Recibo – que permite parametrizar três modos para a impressão dos talões de comerciante e de cliente:

  • Modo 1: impressão do talão de comerciante obrigatória e impressão do talão de cliente obrigatória;
  • Modo 2: impressão do talão de comerciante obrigatória e impressão do talão de cliente opcional;
  • Modo 3: talão de comerciante não impresso e impressão do talão de cliente opcional.

A partir da versão de especificação 65.21, o modo 1 é descontinuado e os modos 2 e 3 passam a ser aplicáveis a todas as operações de cliente, independentemente de existir, ou não, autenticação de cliente. No caso de o comerciante escolher o modo 2, o TPA imprime sempre o talão de comerciante. No caso de escolher o modo 3, o TPA não imprime o talão de comerciante.

Como identificar qual o talão que deixou de ser impresso?

O talão que deixa de ser impresso e que passa a constar na app MB WAY do cliente é o primeiro talão que é atualmente impresso pelo TPA, denominado “Cópia Cliente”.

Como saber se o utilizador tem a opção de não impressão do talão ativa?

Caso o cliente tenha a funcionalidade ativa, o TPA não imprime o talão automaticamente. Adicionalmente, surge no ecrã do TPA a mensagem “AUTORIZADO/APPROVED CONSULTE TALÃO NO MB WAY”, como demonstra a figura seguinte:

Figura 2 – Ecrã de confirmação de compra no TPA

Para além da desmaterialização do talão de TPA, que outras melhorias foram incluídas na versão de especificação 65.21 (e posteriores)?

Também no âmbito de compras MB WAY com QR Code, caso o utilizador tenha as opções de partilha de NIF ou e-mail ativas na app, esta informação será partilhada com o Comerciante através do TPA. Caso pretenda, mediante determinados desenvolvimentos internos, e se possuir um sistema de faturação ou ponto de venda integrado com o TPA, o Comerciante poderá passar a utilizar os dados pessoais disponibilizados para efeitos de faturação, isto é, para que o Comerciante possa emitir a fatura sem necessitar de solicitar o NIF ao cliente e possa enviá-la diretamente para o e-mail indicado.

Como saber se o software do ponto de venda permite receber a informação do NIF e e-mail através do TPA (que, por sua vez, a recebe do MB WAY)?

Para validar se o software do ponto de venda permite receber a informação do NIF e e-mail através do TPA, o Comerciante deve consultar o seu fornecedor.

O MB WAY irá disponibilizar a fatura do cliente?

Não. Na app MB WAY do utilizador constará apenas o talão de cliente do TPA. Ao nível da emissão das faturas digitais, o MB WAY apenas partilha os dados de NIF e/ou e-mail do utilizador com o TPA, para que o Comerciante os possa utilizar para fins de faturação. A forma como esses dados são extraídos do TPA para produzir uma fatura eletrónica e o seu envio ao cliente requerem uma integração de software de ponto de venda ou faturação com o TPA, integração essa alheia ao MB WAY e à SIBS.

Que alterações foram incluídas na operação de supervisor “Fecho de dia”?

Na operação de supervisor “Fecho de dia” foi incluída a pergunta “Imprimir talão de comerciante?”, dando ao operador do terminal a possibilidade de impressão ou não impressão do talão. Caso selecione o botão verde/OK no terminal, o TPA imprime o talão. Contrariamente, se selecionar o botão vermelho/Cancel, o terminal não imprimirá o talão de fecho. Caso selecione a opção de não impressão por engano, o fecho é realizado e pode consultar o detalhe na plataforma SIBS Backoffice.