Skip to main content

Todos os anos são abatidas mais de 1 milhão de árvores com vista à produção de papel para talões. Só em Portugal, são emitidos 4 mil milhões de talões não recicláveis, o que se traduz num conflito com o estilo de vida digital e sustentável em que vivemos.

 

Ao ativar esta nova funcionalidade conseguiremos reduzir drasticamente a impressão de talões em papel e tornar os pagamentos MB WAY com QR Code ainda mais sustentáveis.

00000000

Benefícios que se traduzem também numa redução de papel desperdiçado e na emissão de CO2 para a atmosfera.

00000000Papel (em Km)

00000000CO2 (em Kg)

00000000

Papel (em Km)

00000000

CO2 (em Kg)

Ainda não ativou o no seu MB WAY?
Descubra como ativar!

Abra a sua app MB WAY

Aceda ao menu “Mais”

Abra as suas “Preferências eco”

Ativar a opção “Não imprimir talões”

Ainda não ativou o no seu MB WAY?
Descubra como ativar!

SOU COMERCIANTE E QUERO SABER SE OS MEUS TERMINAIS JÁ SÃO

SABER MAIS

SOU COMERCIANTE E QUERO SABER SE OS MEUS TERMINAIS JÁ SÃO ECO

SABER MAIS

Racional do cálculo dos benefícios gerados pelo MB WAY eco

Árvores poupadas

Corresponde ao valor total de árvores poupadas pela não emissão de talão no TPA

Racional de Cálculo:

a) Uma folha A4 pesa, em média, 4.99Gr e representa cerca de 12 talões de papel;

b) Um bloco de 500 folhas A4 representa 2.5Kg de papel, sendo que 100Kg papel são, em média, 60 árvores poupadas (1);

c) Os 2.5Kg de papel ou 6000 talões são cerca de 1,5 árvores, sendo que 4000 talões são 1 árvore.

 

Papel (em Km)

Corresponde ao valor total de papel poupado, em Km

Racional de Cálculo:

a) Uma folha de papel A4 na vertical são 29.7Cm e um cada talão tem, em média, 10Cm de comprimento. É assim possível imprimir 3 talões por folha de papel A4;

b) A altura de uma folha A4 é igual a 0.000297Kms;

c) Neste sentido, 1Km de papel são cerca de 10101 talões.

 

CO2 (em Kg)

Toneladas de Emissões CO2 poupadas, em Kg

Racional de Cálculo:

a) De acordo com cálculos previamente efetuados, 281.000 árvores representam 3Tn CO2 (2);

b) Então 4 árvores representam 4.27Kg CO2 poupados e 1 árvore representa 1.07Kg CO2.

 

Fontes:

(1)Sociedade Ponto Verde – https://www.pontoverde.pt/recicla_detalhe.php?id=16&table=planetaverde

(2)Expresso – https://expresso.pt/sociedade/2018-12-09-Quantas-arvores-serao-poupadas-com-o-fim-das-faturas-em-papel–A-Zero-fez-as-contas

Perguntas Frequentes

MB WAY eco

O que é o Talão Digital MB WAY?

O Talão Digital é uma nova funcionalidade da aplicação MB WAY. Uma vez ativada, esta funcionalidade permite aos utilizadores do MB WAY definirem se pretendem receber os talões das suas compras realizadas através do QR Code, na sua aplicação, ao invés de estes serem impressos em cada compra.

É também possível ao utilizador MB WAY definir se pretende que o MB WAY faça a partilha do seu NIF e/ou e-mail com os comerciantes para efeitos de faturação. Esta partilha ocorrerá através da aplicação, no momento do pagamento, em compras realizadas através do QR Code.

Onde posso ativar as novas funcionalidades do MB WAY Talão Digital?

Para ativar a nova funcionalidade dos Talões Digitais do MB WAY aceda às Preferências de Compra, disponível através no separador “Mais” na App do MB WAY.

Deixarei de receber talões físicos assim que ativar a funcionalidade dos Talões Digitais do MB WAY?

Sim. Depois de ativada a nova funcionalidade, deixa de receber talões físicos em todos os pagamentos realizados através do QR Code do MB WAY, em terminais que apresentem, no momento do pagamento, o ícone no ecrã.

Onde posso consultar os Talões Digitais relativos às minhas compras?

Pode consultar o histórico das suas operações no separador “Atividade”. Ao clicar numa das operações de compra apresentadas no seu histórico de atividade, tem disponivel a opção de “Obter talão”, onde mediante clique, lhe será enviado para o seu e-mail o talão digital relativo à sua compra.

Por quanto tempo poderei consultar os Talões Digitais relativos às minhas compras?

Pode consultar os detalhes das suas compras MB WAY por um período de 3 meses, onde a qualquer altura pode enviar o Talão Digital para o seu e-mail. No caso de já o ter feito, o talão ficará disponível para consulta no seu e-mail.

Em que formas de pagamento é que esta funcionalidade estará disponível?

Para já, tanto os Talões Digitais como a partilha do NIF e/ou e-mail para efeitos de faturação apenas estão disponíveis em pagamentos realizados através da operativa do MB WAY QR Code.

Ativei a partilha do NIF e/ou e-mail com os comerciantes através do MB WAY, no entanto não quero partilhar o meu NIF e/ou e-mail numa determinada compra, como faço?

A cada compra, no momento de leitura do QR Code para proceder ao pagamento, é mostrado no visor a opção “Partilhar os meus dados de acordo com as preferências para emissão da fatura” selecionada previamente, com um certo a verde. Caso não pretenda partilhar os seus dados para efeitos de faturação numa compra em específico, basta que retire o certo a verde para que os seus dados não sejam partilhados.

Ativei os Talões Digitais e a partilha do NIF e/ou e-mail com os comerciantes através do MB WAY, no entanto quero desativá-las, como faço?

Pode desativar a funcionalidade dos Talões Digitais e a partilha dos seus dados a qualquer momento, nas suas Preferências de Compra no separador “Mais” na App do MB WAY.

Quero continuar a partilhar os meus dados para efeitos de faturação, no entanto pretendo alterar o meu NIF e/ou e-mail, como faço?

Pode alterar os seus dados a qualquer momento, nas suas Preferências de Compra no separador “Mais” na App do MB WAY.

Posso associar mais do que um NIF e/ou e-mail ao meu MB WAY?

Não. Poderá apenas ser associado um NIF a cada perfil de MB WAY. Caso o utilizador MB WAY tenha ativado a partilha do seu NIF e/ou e-mail na aplicação, se quiser partilhar um NIF diferente com o comerciante numa determinada compra, deverá no momento do pagamento com o QR Code, retirar o certo a verde que surge no ecrã na opção “Partilhar os meus dados de acordo com as preferências para emissão da fatura”.

Assim, os dados que partilhou com o MB WAY não serão partilhados nessa compra em específico, podendo o novo NIF ser partilhado por voz ao operador de caixa para que seja feita a emissão de fatura com um NIF diferente.

Partilhei o meu NIF e e-mail, como sei se o comerciante me irá enviar uma fatura eletrónica?

Terá de perguntar ao comerciante.

Se tiver problemas com as novas funcionalidades dos talões digitais quem devo contactar?

Entre em contacto com o MB WAY através do email mbway@sibs.com ou através do número de telefone 217 918 725 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta, das 8h às 18h.