Perguntas Frequentes

  • Serviço MB WAY

    • O que é o MB WAY?

      O MB WAY é a primeira solução interbancária que permite fazer compras e transferências imediatas através de smartphone ou tablet. Basta aderir ao serviço num MULTIBANCO ou no homebanking, associar um cartão bancário ao seu número de telemóvel e definir o seu PIN MB WAY de 6 dígitos e já está. Simples, cómodo e rápido.

    • Quais as vantagens MB WAY?

      Se for um utilizador do serviço, o MB WAY garante simplicidade e rapidez uma vez que só necessita de utilizar o seu número de telemóvel e PIN MB WAY para fazer compras e transferências imediatas.

      É também um serviço que irá proporcionar uma maior comodidade, podendo ser utilizado a qualquer hora e em qualquer lugar.

      A segurança também está garantida, porque nunca há partilha de dados bancários entre o consumidor e o comerciante. Além disso, todas as operações são validadas com o PIN MB WAY e as compras têm um limite diário de valor.

      Adicionalmente, o MB WAY não requer carregamentos, não tem custos de adesão, e permite utilizar cartão de débito.

    • Quais são os Bancos aderentes?

      Neste momento há 14 bancos aderentes: ActivoBank, Bankinter, BBVA, Best Bank, BPI, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Caixa de Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Popular e Santander Totta. Consulte a área “Bancos Aderentes”.

    • Esta aplicação tem algum custo de utilização?

      O download e adesão da app não têm custos. Para saber todas as condições de utilização do serviço, deverá consultar o(s) banco(s) emissor(es) do(s) cartão(ões) que vai usar no serviço.

    • Quais os custos para o utilizador associados à operação de transferência?

      O utilizador deve consultar o(s) banco(s) com o(s) qual(is) aderiu ao serviço para saber qual o tarifário que lhe vai ser aplicado.

  • Adesão e Ativação

    • Como se adere?

      Para ser utilizador do serviço MB WAY, basta fazer dois passos:
      1º passo – Selecionar a opção “MB WAY” no MULTIBANCO (que aparece no 1º ecrã), inserir o seu número de telemóvel e definir o PIN MB WAY com seis dígitos. Irá utilizar este PIN para confirmar as transações na app MB WAY.
      2º passo – Fazer download e ativar a app MB WAY inserindo o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY definido durante o processo de adesão.
      O utilizador receberá de imediato um sms com código de ativação a inserir na app e o serviço fica totalmente pronto a ser utilizado.
      Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.

    • Como se adiciona vários cartões bancários ao MB WAY?

      Esta funcionalidade pressupõe que o utilizador já fez a adesão ao serviço MB WAY com um cartão.
      Para adicionar mais cartões bancários ao MB WAY deve dirigir-se a um MULTIBANCO e introduzir o cartão que pretende. De seguida, selecionar a opção “MB WAY”, “Adicionar novo cartão” e introduzir o seu número de telemóvel. Depois basta consultar a caixa de notificações da app e confirmar os últimos quatro (4) dígitos do número de cartão que associou no MULTIBANCO. Sempre que pretende associar mais cartões à app MB WAY deverá faze-lo no MULTIBANCO.

    • É possível associar vários números de telemóvel ao mesmo cartão?

      Sim, basta o utilizador ir ao MULTIBANCO efetuar uma “Nova Adesão” para o número de telemóvel que pretende. Deverá introduzir o cartão no MULTIBANCO, selecionar “Nova Adesão”, introduzir o novo número de telemóvel e o PIN MB WAY definido na primeira adesão ao serviço.

    • É possível associar vários números de telemóvel e email ao mesmo serviço MB WAY (número de telemóvel + PIN MB WAY)?

      Sim, basta ir ao menu “definições” da app e selecionar a opção “Dados MB WAY” para adicionar novos números de telemóvel e/ou emails.

    • O utilizador pode adicionar mais dados MB WAY (outro numero de telemóvel/ e-mail), ao serviço sem ter que efetuar uma nova adesão?

      Sim, esta funcionalidade está disponível na app MB WAY. Neste caso o utilizador recebe um SMS ou email (conforme o dado de identificação introduzido, seja um número de telemóvel ou um email), com um código para que possa confirmar a informação inserida.

    • Qual a diferença entre “Adesão ao MB WAY” e “Adicionar Novo Cartão” no MULTIBANCO ou Homebanking?

      A “adesão” é necessária para passar a usar o serviço. Saiba mais na área de adesão do site.
      “Adicionar um novo cartão” significa que o cliente já aderiu ao serviço com um cartão, mas pretende adicionar mais cartões bancários. Neste caso é enviada uma mensagem para a caixa de notificações da app MB WAY, para que o utilizador possa confirmar os últimos quatro (4) dígitos do número de cartão que associou no MULTIBANCO. Caso a confirmação não se efetue no tempo disponível para o efeito, o pedido de associação de cartão é automaticamente cancelado.
      As notificações devem ser consultadas na respetiva caixa de notificações MB WAY, não se tratando de uma mensagem enviada pelo serviço (push notification). O utilizador tem 4 horas para confirmar esta associação. Se expirar deverá efetuar novamente esta associação.

    • Todos os cartões podem aderir ao MB WAY?

      Podem existir situações em que os cartões não estão habilitado a aderir ao MB WAY. Nessas situações, recomendamos que contacte o banco emissor desse cartão por forma a obter todas as informações necessárias.

      Se pretender poderemos ajudar nesse processo. Para tal agradecemos que nos contacte através do formulário disponível em www.mbway.pt/#contactos, clicando sobre a opção “CONTACTE-NOS”.

    • Se o utilizador se esquecer do PIN MB WAY, como deve fazer?

      Deve recorrer ao MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a tecla MB WAY e de seguida a opção relativa ao seu número de telemóvel. Depois é escolher a tecla “Alterar PIN MB WAY” e definir um novo PIN.

  • Compras e Transferências

    • Como faço compras com MB WAY?

      Para fazer compras nos comerciantes aderentes deve referir que pretende pagar com MB WAY, indicar o seu número de telemóvel e, de seguida, verificar as suas notificações na app. Ao abrir a notificação de “Pagamento Pendente”  será solicitado que valide a compra bastando para tal introduzir o seu PIN MB WAY ou Touch ID para dispositivos compatíveis.

    • Qual é o limite de valor diário de compras? Quem o define o Banco ou o utilizador?

      O limite definido automaticamente pelo serviço, aquando da adesão, são 50€. O utilizador pode alterar este limite, sempre que desejar, diretamente na app MB WAY.

    • As compras têm um período para confirmação?

      Sim, para as compras serem efetuadas com sucesso têm de ser confirmadas num tempo máximo de 15 minutos (dependendo do comerciante). Após este tempo limite o pedido de compra expira, nestes casos será necessário repetir o processo de compra para receber uma nova notificação.

    • O que é uma transferência imediata?

      Uma transferência imediata corresponde a uma movimentação de fundos entre contas de pagamento (tal como as tradicionais operações de transferência) mas com a novidade de permitir uma disponibilização imediata de fundos a partir do momento em que recebedor (destinatário da transferência) a aceite no seu dispositivo móvel. Deverá consultar o seu Banco para saber se dispõe desta funcionalidade do serviço.

       

       

       

    • Como faço uma transferência com MB WAY?

      Para efetuar  uma transferência MB WAY apenas precisa de escolher na app um dos cartões que tem associado ao serviço e selecionar a opção “Transferências”. De seguida, indicar o número de telemóvel do destinatário (ou pode aceder à lista de contactos), o valor da transferência e, se quiser, pode introduzir uma mensagem.

    • Existe algum limite para as transferências?

      Os valores estipulados podem variar de Banco para Banco. Os limites definidos, quer para receber, quer para enviar transferências imediatas pelo MB WAY, são:
      • Limite máximo de 750€ por operação
      • Limite máximo de 2.500€ recebidos e enviados por mês
      • Limite máximo de 20 transferências recebidas por mês

    • Qual a vantagem em fazer uma transferência com MB WAY?

      As transferências MB WAY estão disponíveis de forma imediata, na conta dos destinatários, mesmo que sejam efetuadas entre bancos diferentes. O montante fica disponível a partir do momento em que o recebedor (destinatário da transferência) a aceite no seu dispositivo móvel.

      Para além disso, para fazer uma transferência com MB WAY basta saber o número de telemóvel do destinatário, ao invés do Número de Identificação Bancária (NIB).

       

       

    • Como é que um utilizador pode saber que lhe foi enviado dinheiro por transferência imediata através do MB WAY?

      Quando um ordenante lhe fizer uma transferência, receberá na sua app uma das seguintes notificações:
      • “Transferência recebida” – caso o destinatário tenha definido um cartão default (preferencial) para receber as transferências
      • “Transferência Pendente” – caso o destinatário não tenha definido um cartão default para receber transferências. Neste caso, não há movimentação de fundos do ordenante (ou seja, não há débito em conta) até que o destinatário aceite esta transferência, mediante a escolha do cartão onde a pretende receber.
      Caso o destinatário da transferência ainda não tenha aderido ao MB WAY receberá um SMS informando-o de que tem uma transferência pendente. Para receber esta transferência, o destinatário deverá aderir ao MB WAY no prazo de 48 horas.
      Caso o destinatário não aceite a transferência no prazo de duas horas, a transferência expira sem que tenha existido movimentação de fundos do ordenante.

    • Qual o tempo limite para o destinatário aceitar uma transferência MB WAY?

      O destinatário deve aceitar a transferência no prazo máximo de 2 horas. Caso não aceite no tempo limite, a transferência expira sem que tenha existido movimentação de fundos do ordenante. E neste caso, o ordenante deverá encaminhar novamente a transferência MB WAY.

    • O que acontece se o ordenante tentar enviar uma transferência e já tiver ultrapassado os limites?

      Se o ordenante tentar enviar uma transferência e já tiver ultrapassado os limites estabelecidos ou os ultrapassar com a operação que está a tentar realizar, receberá na app a seguinte mensagem: “Transferência recusada. Excedeu o seu limite mensal para realizar transferências através do MB WAY”.
      Neste caso, o destinatário não recebe qualquer informação de que o ordenante lhe tentou enviar dinheiro pelo MB WAY.

    • O que acontece se o ordenante tentar enviar dinheiro ao destinatário e este já tiver ultrapassado os seus limites de receção?

      Se o destinatário já tiver ultrapassado os seus limites para receber, é-lhe apresentada na app a seguinte mensagem: “Transferência recusada. Excedeu o seu limite mensal para receber transferências.” O ordenante da operação receberá uma notificação na app a indicar que a transferência foi recusada

    • Se o destinatário da transferência tiver mais que um cartão associados ao MB WAY, o que acontece?

      O destinatário deverá ter um cartão default (preferencial) definido para receber as transferências MB WAY. Se não o tem, deve escolher o cartão onde pretende receber o montante.

      Caso o destinatário não aceite a transferência no prazo de duas horas, a transferência expira sem que tenha existido movimentação de fundos do ordenante.

    • Um utilizador do MB WAY pode enviar dinheiro para pessoas que não sejam clientes MB WAY?

      Sim, é possível efetuar uma transferência para uma pessoa que ainda não tenha aderido ao MB WAY.
      Neste caso, o destinatário da transferência irá receber um SMS MB WAY com a seguinte mensagem: “Tem uma transferência pendente no MB WAY. Para a receber, deverá aderir ao MB WAY no MULTIBANCO nas próximas 48 horas. Mais informações em mbway.pt.”
      Caso o destinatário não adira no prazo indicado, o ordenante recebe uma notificação na app a informar que a transferência expirou. Neste caso, não há movimentação de fundos do ordenante, ou seja, débito em conta.

    • Ao enviar dinheiro para uma pessoa que ainda não é utilizador do MB WAY quando é que a transferência se efetua concretamente e as contas são movimentadas?

      Se um ordenante tentar enviar dinheiro para um número que não esteja associado ao MB WAY, a transferência fica em modo “pendente”. O ordenante é informado que a transferência está pendente de adesão do destinatário.
      O destinatário da transferência irá receber um SMS MB WAY com a seguinte mensagem: “Tem uma transferência pendente no MB WAY. Para a receber, deverá aderir ao MB WAY no MULTIBANCO nas próximas 48 horas. Mais informações em mbway.pt.”. Nos casos de transferências em modo “pendente”, não há movimentação de fundos do ordenante, ou seja, débito em conta até que o destinatário adira ao serviço. A transferência é concretizada no momento de adesão, sendo o ordenante e o destinatário informados do seu sucesso. Só neste momento há movimentação de fundos no ordenante, ou seja, o débito ao ordenante e crédito ao destinatário.Caso o destinatário não adira no prazo indicado, a transferência expira sem que tenham existido movimentações de fundos em conta.
      Caso o destinatário não aceite a transferência no prazo de duas horas, a transferência expira sem que tenha existido movimentação de fundos do ordenante.

    • Em que momento é que a transferência se efetua nos casos em que o destinatário não tem um cartão default (preferencial) para receber transferências e esta fica pendente de aceitação?

      A transferência é efetuada com débito no ordenante e crédito no destinatário assim que o destinatário escolha o cartão onde pretende receber os fundos. Se um ordenante tentar enviar dinheiro para um destinatário que não tem cartão default definido, não há movimentação de fundos do ordenante, ou seja, débito em conta até que o destinatário escolha o cartão associado à conta bancária onde pretende receber os fundos.
      Caso o destinatário não aceite a transferência no prazo de duas horas, a transferência expira sem que tenha existido movimentação de fundos do ordenante.

  • Levantamentos MB WAY

    • O que é um levantamento MB WAY?

      O levantamento MB WAY é uma funcionalidade do serviço MB WAY que permite o levantamento de dinheiro nos Caixas Automáticos da Rede MULTIBANCO sem necessidade de utilização de um cartão bancário.
      O serviço MB WAY gera um código de 10 dígitos que permitirá efetuar o levantamento em qualquer caixa MULTIBANCO A funcionalidade de geração do levantamento está disponível para os clientes MB WAY que tenham a app atualizada (versão 1.6.0). Se não for cliente MB WAY pode receber, via sms, o código gerado na app por um utilizador MB WAY.

    • Quais as vantagens do levantamento MB WAY?

      Se for um utilizador do serviço MB WAY, o levantamento MB WAY garante simplicidade e rapidez, uma vez que só necessita de utilizar o seu telemóvel para efetuar levantamentos nos caixas automáticos da Rede MULTIBANCO.
      É também um serviço que proporciona maior comodidade, podendo ser utilizado a qualquer hora e em qualquer lugar, sem necessidade de utilizar o cartão bancário
      O MB WAY é simples e seguro, como qualquer serviço MULTIBANCO.

    • É seguro fazer um levantamento MB WAY?

      Sim, é seguro fazer levantamentos MB WAY. O serviço é simples e seguro, como qualquer serviço MULTIBANCO.

      A app MB WAY utiliza protocolos e algoritmos de segurança – nos dispositivos mais avançados, o reconhecimento pode até ser feito por impressão digital –, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias.

       

    • Quais os custos associados à operação de levantamento MB WAY?

      Os levantamentos MB WAY não apresentam, de momento qualquer custo para o utilizador, cumprindo as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos da Rede MULTIBANCO.

    • Esta operação só está disponível nos caixas da Rede MULTIBANCO? Não posso usar nos terminais do meu banco?

      Esta operação só está disponível nos caixas automáticos da Rede MULTIBANCO e com as mesmas regras aplicáveis aos tradicionais levantamentos com cartão bancário.

    • Que montantes posso levantar?

      O levantamento MB WAY cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTIBANCO. Os montantes disponíveis para levantamento são em múltiplos de 10, até um máximo de 200€ por operação. Lembre-se que por dia pode levantar até 400€ no MULTIBANCO.

    • Quem pode gerar códigos de levantamento MB WAY?

      Qualquer utilizador da app MB WAY que tenha associado um cartão bancário que permita levantar dinheiro no MULTIBANCO.

    • Qual é o limite diário de códigos gerados?

      O levantamento MB WAY cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTIBANCO. Por isso, poderá gerar o número de códigos que pretender, até ao limite máximo de levantamento diário de 400€ no MULTIBANCO.

    • Se o utilizador tiver mais que um cartão associado ao MB WAY, como se realiza o levantamento MB WAY?

      O utilizador deverá escolher o cartão de onde pretende efetuar o levantamento e selecionar “levantar dinheiro”. Caso prefira poderá definir um cartão default (preferencial) para realizar a operação. Neste caso, a operação de levantamento será sempre efetuada com o cartão definido.

    • Qual a validade do código levantamento MB WAY?

      O código tem validade de meia hora. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na app MB WAY.
      O estado do código pode ser consultado na área de notificações da app MB WAY (expirado, já usado, válido mas não usado, usado com sucesso). Quando o remetente do código efetuar o levantamento, receberá uma notificação informando-o do sucesso da operação.
      A operação de levantamento pode ser consultada na lista de movimentos do cartão utilizado para geração do código.

    • Posso cancelar a geração do código?

      A app MB WAY não permite o cancelamento da geração do código. O código tem validade de meia hora, período após o qual expira e já não pode ser utilizado.

    • O meu código expirou, antes de conseguir efetuar o levantamento. Como posso recuperá-lo?

      Após o código expirar já não será possível recuperá-lo. Caso mantenha o interesse em efetuar o levantamento, será necessário repetir o processo de geração deum código na app MB WAY.

    • Após gerar o código, dirigi-me ao MULTIBANCO mais próximo, mas este estava fora de serviço o que devo fazer?

      Deverá dirigir-se a outro caixa automático MULTIBANCO e efetuar o levantamento pretendido, dentro do tempo disponível para realização do levantamento (30 minutos).

    • Após a geração do código o mesmo pode ser consultado na app MB WAY?

      Sim. Para consultar o código basta aceder à área de notificações da app MB WAY, identificar a notificação referente ao código de levantamento e de seguida introduzir o seu PIN MB WAY (ou Touch ID para dispositivos móveis compatíveis).

    • O mesmo código pode ser utilizado mais que uma vez?

      Não. O código gerado só pode ser utilizado uma única vez.

    • Enganei-me na introdução do código de levantamento na caixa MULTIBANCO, ainda é possível utilizar?

      Sim, pode voltar a tentar, introduzindo o código correto no Caixa Automático MULTIBANCO. Durante a operação dispõe de 3 tentativas para introduzir o código correto.

    • Posso partilhar o meu código de levantamento MB WAY com outros utilizadores MB WAY?

      Sim. No momento em que está a gerar o código na app MB WAY pode enviá-lo para qualquer pessoa da sua lista de contactos ou introduzir diretamente o número de telemóvel do destinatário pretendido. Este receberá uma notificação na caixa de notificações da app MB WAY com o código do levantamento. A utilização/partilha do código será da sua responsabilidade.

    • Posso partilhar o meu código de levantamento MB WAY com pessoas que não sejam utilizadores?

      Sim. Se o destinatário não for aderente ao MB WAY, receberá um sms com o código gerado. O destinatário tem meia hora para efetuar o levantamento do montante a partir do momento em que recebe o código. A utilização/partilha do código será da sua responsabilidade.

    • Consigo saber se o código foi utilizado?

      Sim. Após utilização do código receberá uma notificação a informar que o código foi utilizado com sucesso.

    • O que acontece se o destinatário do envio do código tentar realizar um levantamento MB WAY e já tiver excedido o tempo?

      Após expiração do código já não será possível recuperá-lo. Neste sentido o remetente do levantamento MB WAY deverá gerar um novo código na app MB WAY.

  • MB NET @ MB WAY

    • O que é o MB NET?

      O MB NET é um serviço que permite efetuar compras com segurança em qualquer loja online que aceite cartões das marcas VISA, MasterCard ou AMEX. Em vez dos dados reais do cartão de débito ou de crédito, são utilizados dados de um cartão virtual MB NET, gerados através do site www.mbnet.pt ou na app MB WAY.

    • Quais as principais diferenças entre o MB NET e o MB WAY?

      O MB NET é um serviço que permite efetuar compras com segurança em qualquer loja online que aceite cartões de marca VISA, MasterCard ou AMEX. Em vez dos dados reais do cartão de débito ou de crédito, são utilizados dados de um cartão temporário, gerados em www.mbnet.pt (requer adesão prévia no MULTIBANCO ou nos canais do banco).

      O MB WAY permite efetuar compras em comerciantes aderentes (lojas físicas e online) e transferências imediatas através de smartphone ou tablet utilizando apenas o número de telemóvel e o PIN MB WAY.
      Com a integração do MB NET na app MB WAY, pode gerar cartões virtuais MB NET para fazer compras online com total segurança.

    • O que preciso fazer para usar o MB NET no MB WAY?

      Para usar o MB NET no MB WAY basta que seja aderente ao serviço MB WAY. Caso não seja utilizador do serviço MB WAY e pretenda aderir, basta fazer dois passos:
      1º passo – Selecionar a opção “MB WAY” no MULTIBANCO (que aparece no 1º ecrã) ou no homebanking, inserir o seu número de telemóvel e definir o PIN MB WAY com seis dígitos. Irá utilizar este PIN para confirmar as transações na app MB WAY.
      2º passo – Fazer download e ativar a app MB WAY inserindo o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY definido durante o processo de adesão.
      O utilizador receberá de imediato um sms com código de ativação a inserir na app e o serviço fica totalmente pronto a ser utilizado.
      Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.

    • Como posso criar um cartão MB NET no MB WAY?

      Para criar um cartão MB NET através da app MB WAY, basta realizar os seguintes passos:
      1º – Aceder à app MB WAY e selecionar o menu “Cartões”.
      2º – Escolher a opção “Gerar cartões”.
      3º – Indicar o tipo de cartão pretendido “compra única” ou de “comerciante”.
      4º – Definir o valor máximo do cartão (mínimo de 5€) e a validade, caso tenha selecionado o cartão comerciante.
      5º – Inserir o PIN MB WAY.
      6º – Utilizar os dados do cartão MB NET para realizar o pagamento.

    • Como posso saber o meu limite diário de compras com MB NET no MB WAY?

      Caso tenha aderido ao MB NET no MULTIBANCO ou homebanking, o montante máximo diário para compras com cartões MB NET mantém-se o definido por si.
      Para os restantes utilizadores o montante máximo diário é definido pelo Banco, podendo, no entanto, este ser facilmente alterado na app MB WAY.

    • Como posso configurar/alterar os limites de montante do MB NET no MB WAY?

      Para configurar o limite diário para compras com cartão MB NET deverá aceder ao menu “Definições”, escolher a opção “Configurar cartões” e de seguida selecionar a opção “Editar cartão”. Esta operação poderá ser realizada nos vários cartões associados ao MB WAY.

    • Como posso efetuar a consulta de movimentos dos meus cartões MB NET no MB WAY?

      Para consultar os movimentos dos seus cartões MB NET na app MB WAY, deve selecionar a opção “cartões MB NET” e escolher o cartão que pretende consultar. Depois, deverá selecionar a opção “Movimentos”. Os movimentos aparecem em lista permitindo que, ao selecionar um destes movimentos, possa entrar no detalhe do mesmo.

    • Como posso copiar os dados do meu cartão MB NET para o site do comerciante para realizar o pagamento?

      Quando está a efetuar a compra no seu smartphone ou tablet, pode facilmente copiar os dados do cartão gerado para a página do comerciante. Basta que selecione o ícone de copiar dados que se encontra no lado direito do número do cartão gerado. A data de validade e o CVV devem ser inseridos manualmente pelo utilizador.

    • Quais as vantagens de utilizar o MB NET no MB WAY?

      As principais vantagens de utilizar o MB NET no MB WAY são:
      – Livre de adesões adicionais. Para gerar cartões MB NET basta que seja aderente ao serviço MB WAY.
      – Pode gerar um cartão MB NET em qualquer um dos cartões que tenha associado ao MB WAY, sempre que esta operação se encontre disponível por parte do seu Banco para esse cartão.

    • O meu Banco é aderente ao MB NET mas não ao MB WAY, posso gerar na mesma os cartões MB NET na app?

      Não. Se o seu Banco não é aderente ao MB WAY, não vai conseguir efetuar a sua adesão ao MB WAY e, consequentemente, não pode gerar cartões MB NET na app.

    • Existe algum custo associado à utilização da app MB WAY para gerar cartões MB NET?

      Não existe qualquer custo para gerar cartões MB NET no MB WAY.

  • App MB WAY

    • O que é um levantamento MB WAY?

      O levantamento MB WAY é uma nova funcionalidade do serviço que permite o levantamento de dinheiro nos Caixas da Rede MULTIBANCO sem necessidade de utilização de um cartão bancário.

      Com esta operação os utilizadores do serviço podem gerar códigos de 10 dígitos que, ao introduzirem no MULTIBANCO, permitem o levantamento do montante definido através da app. Paralelamente, se não for cliente MB WAY poderá receber, via sms, o código gerado na app por um utilizador MB WAY.

      Esta funcionalidade estará disponível na app MB WAY a partir de meados de abril. Saiba todas as informações relevantes neste site aquando do lançamento generalizado da nova funcionalidade.

    • A aplicação está disponível para todos os smartphones e tablets?

      A aplicação MB WAY está disponível para os smartphones e tablets com sistema Android, iOS e Windows.

    • Se o utilizador se esquecer do PIN MB WAY, como deve fazer?

      Deve recorrer ao MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a tecla MB WAY e de seguida a opção relativa ao seu número de telemóvel. Depois é escolher a tecla “Alterar PIN MB WAY” e definir um novo PIN.

    • Quais as funcionalidades que a app MB WAY oferece?

      A app MB WAY tem disponíveis funcionalidades de gestão de cartões, consultas de movimentos e de notificações, gestão dos dados de identificação, bloqueio da app, gestão de dispositivos, alteração do PIN MB WAY e alteração do limite diário.

    • Adicionei cartões mas não os consigo visualizar na app. Porquê?

      Significa que deve estar a efetuar novas adesões ao MB WAY, ao invés da opção de adicionar novos cartões. Adicionar um novo cartão significa que já aderiu ao serviço com um cartão e que agora pretende associar mais cartões bancários. Neste caso, deve selecionar a opção “Adicionar um novo cartão” no MULTIBANCO. Depois é enviada uma mensagem para a caixa de notificações da app MB WAY, para que confirme os últimos 4 dígitos do número de cartão que associou.

      Caso não confirme no tempo limite de quatro horas, o pedido é automaticamente cancelado. Se expirar deverá associar novamente o cartão.

    • O utilizador precisa de ter acesso à internet no dispositivo móvel onde pretende usar o MB WAY?

      Sim. O utilizador deverá ter ligação de dados ativa através de rede móvel ou de ligação wi-fi para receber as notificações e mensagens relacionadas com o serviço.

    • É possível usar a app MB WAY num tablet (Android,iOS e Windows Phone) sem cartão SIM?

      Sim, é possível. Caso pretenda ativar a app MB WAY num tablet (Android,iOS e Windows Phone), basta ao utilizador ter um telemóvel que lhe permita receber o código de ativação por SMS. Ao ativar a app MB WAY deve colocar o número de telemóvel e PIN MB WAY que registou no momento de adesão no MULTIBANCO ou homebanking.

    • Pode usar-se o MB WAY em vários dispositivos?

      Sim. É possível ativar o MB WAY em mais do que um dispositivo, utilizando um único número de telemóvel (uma única adesão). A ativação da app MB WAY noutros dispositivos com o mesmo número de telemóvel pressupõe a inserção dos dados da conta MB WAY que está ativa (número de telemóvel e PIN MB WAY).
      Os dispositivos ativados com a mesma conta MB WAY partilham a mesma informação e notificações. Assim, quando um dos dispositivos confirma ou rejeita uma compra ou transferência, os outros dispositivos são informados da opção tomada, deixando de estar disponível a operação nos outros dispositivos.

    • O que deve o utilizador fazer em caso da app MB WAY bloquear?

      Deverá reportar a situação através do formulário de contacto do site para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação.

    • Existe algum botão “log out” para desligar a app MB WAY?

      Não existe botão para fazer “log out” na app mas é desnecessário porque não é possível fazer nenhuma operação na app sem introduzir o pin.

  • Comerciantes

    • Como disponibilizar o MB WAY como meio de pagamento?

      Após a contratualização do serviço com o banco deve efetuar as integrações técnicas necessárias com o software de suporte para ficar tecnicamente apto a aceitar pagamentos com MB WAY.
      O MB WAY utiliza webservices baseados em standards de mercado o que o torna fácil de integrar com o sistema que o comerciante já disponibiliza.
      Caso necessite de apoio consulte a nossa Rede de Parceiros certificados para efetuar a implementação técnica necessária. Adicionalmente, pode efetuar um registo na área de DEVELOPERS  e ter acesso a informação técnica.

    • Que vantagens o MB WAY oferece aos comerciantes?

      A oferta de uma experiência de compra ainda mais simples, rápida e cómoda. O comerciante poderá inclusivé aumentar a fidelização de clientes por lhes proporcionar um novo método de pagamento muito moderno e seguro, característica particularmente relevante no mercado do comércio digital onde o uso de dados reais dos cartões não são recomendados. Para fazer o pagamento, basta o cliente disponibilizar o seu número de telemóvel ao comerciante e, na app instalada no seu dispositivo móvel, introduzir o PIN MB WAY.
      O MB WAY utiliza webservices baseados em standards de mercado o que o torna fácil de integrar com o sistema que o comerciante já disponibiliza. É um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
      Como a compra com MB WAY não utiliza dados de cartão não é necessário obter certificações de segurança para bases de dados com este fim. Todas as comunicações são seguras por HTTPS com certificados de autenticação cliente – servidor.

    • Onde disponibilizar o pagamento com MB WAY?

      O MB WAY é um serviço vocacionado para canais não atendidos como vending machines e parquímetros, e para canais não presenciais como tv-commerce, e-commerce e m-commerce.
      Também pode ser utilizado em lojas físicas com venda assistida.

    • É possível aceitar pagamentos internacionais com MB WAY?

      O MB WAY pode ser utilizado como meio de pagamento nas lojas online, mesmo que acedidas fora de Portugal.
      No entanto, para aderir ao MB WAY é necessário ser detentor de um cartão MULTIBANCO e de um número de telemóvel português.

       

    • Quais as garantias de pagamento?

      O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
      Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
      Para mais informações sobre o MB WAY contacte o seu Banco.

    • Quais os parceiros tecnológicos integradores do MB WAY?

      Consulte a informação disponibilizada na área “Rede de Parceiros”.
      Poderá igualmente efetuar diretamente a integração técnica, e de forma autónoma, seguindo o processo de certificação junto da SIBS como integrador MB WAY. Para obter informação técnica necessária à integração do MB WAY pode efetuar o registo na área DEVELOPERS e aceder sempre que quiser com o LOGIN (e-mail e password).

  • Segurança

    • É seguro utilizar o MB WAY?

      O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

      O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

      Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

       

    • O que é o PIN MB WAY?

      O PIN MB WAY é o código de 6 dígitos definido pelo utilizador aquando da adesão. O utilizador deve alterar o seu PIN MB WAY através da app em “Definições” sempre que suspeite que este possa ter sido comprometido (ex: visualizado por outras pessoas).

    • O que é o código de ativação?

      O código que o utilizador recebe por sms no processo de ativação da app MB WAY e sempre que é adicionado um novo dispositivo (smartphone ou tablet) ao serviço. Este código garante que a ativação está a ser efetuada pelo utilizador e que este controla o dispositivo que pretende associar ao MB WAY.
      O código de ativação é válido por 10 minutos. Caso este expire o utilizador pode gerar outro código através da app MB WAY.

    • O MB WAY envia códigos por email?

      Sim. O MB WAY envia o código de ativação por email ao utilizador quando este associa um endereço de email ao serviço.
      Para além desta situação, o MB WAY não envia códigos por email ao utilizador.
      Caso receba algum contacto com link ou a solicitar dados relativos ao MB WAY informe o seu banco ou reporte a situação em mbway.pt.

    • O MB WAY envia códigos por SMS?

      Sim, o MB WAY envia o códigos de ativação por SMS quando que o utilizador associa um novo número de telemóvel ao MB WAY.

       

    • Como deve agir um utilizador no caso de receber um email ou sms suspeito do MB WAY?

      As notificações reais do serviço estão disponíveis na caixa de notificações da app.
      Caso um utilizador receba uma mensagem por sms ou email suspeita, ou que não tenha sido gerada pelo próprio pela introdução de dados no serviço, deverá reportar a situação através do formulário de contacto do site para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação.

    • O que deve fazer um utilizador em caso de perda ou roubo do smartphone ou tablet com a app MB WAY instalada?

      Como medida de precaução cancele o MB WAY no MULTIBANCO ou junto do seu banco. Se tiver a app MB WAY noutros dispositivos poderá desativar apenas o perdido/ roubado através da app.
      O cancelamento do serviço poderá ser efetuado com qualquer cartão que tenha associado ao MB WAY.
      Independentemente do cancelamento do serviço MB WAY, pode continuar a usar os seus cartões reais em segurança, não precisando de os cancelar.

       

    • Qual a garantia de segurança nas comunicações utilizadas pelo MB WAY?

      O MB WAY tem várias vertentes de comunicação e em cada uma destas vertentes a segurança das comunicações está devidamente garantida através da utilização de protocolos e algoritmos de segurança configurados em camadas por forma a prevenir os mais sofisticados ataques.
      O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
      Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

    • O que deve fazer um utilizador em caso de roubo ou perda de um cartão associado ao MB WAY?

      Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário.
      A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MB WAY.
      O utilizador pode continuar a usar outros cartões que já tenha associados ao MB WAY com toda a segurança.