Perguntas Frequentes

  • App MB WAY

    • O que é a app MB WAY?

      O MB WAY é a primeira solução interbancária que permite fazer transferências imediatas entre diferentes bancos, compras online e offline, utilizar os cartões virtuais para sua maior segurança e levantar dinheiro sem cartão bancário.

    • Onde está disponível a aplicação?

      A aplicação MB WAY está disponível para os smartphones e tablets com sistema Android e iOS.

    • Tem algum custo?

      O download, adesão e utilização da app MB WAY não têm custos associados. O MB WAY não cobra qualquer comissão pelas operações realizadas na aplicação.

      As compras online com número de telefone, as compras com cartão MB NET, assim como a geração e utilização de cartões MB NET, as compras em ponto de venda físico com QR Code ou NFC, os levantamentos MB WAY são gratuitos assim como a utilização dos benefício do MB Challenge.

      As condições comerciais aplicáveis à realização de transferências imediatas na app MB WAY são definidas pelos bancos emissores, pelo que os utilizadores deverão contactar as respetivas entidades para saber quais os tarifários aplicáveis.

      Adicionalmente, a app MB WAY, antes de “Enviar dinheiro” através de uma transferência imediata, apresenta de forma clara ao utilizador qual o valor, se existir, que lhe será aplicado, podendo o utilizador cancelar a realização da operação nesse momento.

      Há 22 entidades aderentes ao serviço MB WAY, que representam 95% dos cartões bancários, e, à data, todas mantêm a isenção de cobrança de valores aplicados às transferências MB WAY.

       

      MB WAY_transferências

    • Quais os Bancos aderentes?

      São 22 os bancos aderentes: ActivoBank, Banco Altantico Europa, Banco CTT, Bankinter, BBVA, Best Bank, BIG, BPI, Caixa Crédito de Leiria, Caixa Agrícola de Mafra, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Caixa de Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, Deutsche Bank, EuroBic,  Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Popular, Santander Totta e Unicre. Consulte a área “Bancos Aderentes”.

    • Quais as funcionalidades que a app MB WAY oferece?

      A app MB WAY permite-lhe enviar dinheiro instantaneamente para os seus contactos, pedir dinheiro e dividir a conta com os seus amigos, levantar dinheiro sem cartão, gerar cartões virtuais MB NET para fazer as suas compras online em segurança e ainda fazer todas as suas compras em comerciante aderentes no online e físico.

    • Esqueci-me do PIN MB WAY e agora?

      Deve dirigir-se ao MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção MB WAY e de seguida a opção relativa ao seu número de telemóvel. Depois basta selecionar a tecla “Alterar PIN MB WAY” e definir um novo PIN.

    • É preciso ter acesso à Internet para usar o MB WAY?

      Sim. Deverá ter ligação de dados ativa ou de ligação wi-fi para receber as notificações e mensagens relacionadas com o serviço.
      No entanto, pode fazer compras MB WAY Contactless sem precisar de acesso à Internet.

    • Posso usar o MB WAY num tablet sem cartão SIM?

      Sim, pode. Caso pretenda ativar a app MB WAY num tablet (Android e iOS), basta ter um telemóvel que lhe permita receber o código de ativação por SMS. Ao ativar a app MB WAY deve colocar o número de telemóvel e PIN MB WAY que registou no momento de adesão no MULTIBANCO ou homebanking.

    • Posso usar o MB WAY em vários dispositivos?

      Sim, pode. Basta abrir o MB WAY no dispositivo pretendido, selecionar a opção “entrar” e inserir o número de telemóvel e PIN MB WAY associado à sua conta.
      Os dispositivos com a mesma conta MB WAY partilham a mesma informação e notificações.

    • A minha conta MB WAY está bloqueada e agora?

      Deverá reportar a situação através do formulário de contacto do site para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação.

    • Como faço log out no MB WAY?

      Não existe botão para fazer “log out” na app.
      Pode contudo, desinstalar e instalar novamente a app no seu dispositivo, para iniciar sessão com a conta pretendida.

    • Como posso alterar número de telemóvel associado ao MB WAY?

      Deverá dirigir-se a um MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção “MB WAY”, de seguida a opção relativa ao nº de telemóvel e por último, a opção “alterar nº de telemóvel”.
      Por último, terá de confirmar esta alteração na app.

  • Adesão e Ativação

    Veja aqui como aderir no MULTIBANCO e aqui como aderir na aplicação.

     

    • Como aderir ao MB WAY no MULTIBANCO?

      Para aderir basta seguir dois passos:
      1º passo – Selecionar a opção “MB WAY” no MULTIBANCO, inserir o seu número de telemóvel e definir um PIN MB WAY com seis dígitos.
      Atenção! Deve sempre assegurar que insere o seu próprio número de telemóvel e o PIN MB WAY deve ser definido por si, sendo este pessoal e intransmissível.
      2º passo – Fazer download da app, selecionar a opção “Entrar” e inserir o número de telemóvel e o PIN MB WAY definido no MULTIBANCO.
      Receberá um sms com código de ativação para inserir na app e o serviço fica pronto a ser utilizado.
      Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.

       

      Veja aqui como aderir no MULTIBANCO.

    • Como aderir ao MB WAY através da APP?

      Primeiro deve ter o seu número de telemóvel atualizado no seu Banco, sendo que esta funcionalidade apenas está disponível para os seguintes Bancos: Activo Bank, BBCA, CTT, Best Bank, Bankinter, Crédito Agrícola, CEMAH, Eurobic, MBCP, Montepio, Novo Banco e Novo Banco Açores e Unicre.

      1º passo: Fazer download da app MB WAY e selecionar a opção “Aderir ao MB WAY”
      2º passo: Introduzir os dados do seu cartão;
      3º passo: Definir o seu PIN MB WAY com 6 dígitos;
      4º passo: Indicar o seu número de telemóvel.

       

      Veja aqui como aderir ao MB WAY através da aplicação.

    • Esqueci-me do PIN MB WAY e agora?

      Deve dirigir-se ao MULTIBANCO com qualquer cartão associado ao serviço, selecionar a opção MB WAY e de seguida a opção relativa ao seu número de telemóvel. Depois basta selecionar a tecla “Alterar PIN MB WAY” e definir um novo PIN.

    • Como adiciono cartões bancários ao MB WAY?

      Pode adicionar cartões de duas formas:
      1 – Através da app:
      Certifique-se primeiro que o seu número de telemóvel está atualizado no Banco, sendo que esta funcionalidade apenas está disponível para os seguintes Bancos: Activo Bank, BBCA, CTT, Best Bank, Bankinter, Crédito Agrícola, CEMAH, Eurobic, MBCP, Montepio, Novo Banco e Novo Banco Açores e Unicre.
      1 – Selecione a opção “Adicionar outro cartão” que aparece no final do carrossel dos cartões que tem adicionados ao MB WAY;
      2 – Insira os dados do seu cartão e no final confirme introduzindo o seu PIN MB WAY (6 dígitos) ou Touch ID/ Fingerprint;
      Caso o cartão que pretende adicionar não pertença a um dos bancos identificados em cima, deverá adicionar o mesmo através do MULTIBANCO.

      2 – Através do MULTIBANCO:
      Para adicionar um cartão bancário na app MB WAY, através do MULTIBANCO basta selecionar a opção “MB WAY”, “Adesão ao MB WAY” e introduzir o número de telemóvel e o mesmo PIN MB WAY (do seu serviço ativo). Depois basta consultar a caixa de notificações da sua app MB WAY e confirmar os últimos quatro (4) dígitos do número de cartão que associou no MULTIBANCO.

    • Quantos cartões posso adicionar ao MB WAY?

      É possível associar até um máximo de 8 cartões.

    • Adicionei cartões ao MB WAY a partir do MULTIBANCO mas não os consigo visualizar na app.

      Pode significar que não inseriu o mesmo número de telemóvel e o mesmo PIN MB WAY que definiu quando aderir ao MB WAY. Ou ainda, pode ter ultrapassado o tempo para a confirmação do novo cartão na app.

    • É possível associar vários números de telemóvel e email ao mesmo serviço MB WAY (número de telemóvel + PIN MB WAY)?

      Sim, basta ir ao menu “definições” da app e selecionar a opção “o meu perfil” e de seguida a opção “os meus dados” para adicionar novos números de telemóvel e/ou emails.

    • Todos os cartões podem aderir ao MB WAY?

      Não. Podem existir situações em que os cartões não estão habilitados a aderir ao MB WAY. Nestes casos, recomendamos que contacte o banco emissor desse cartão por forma a obter todas as informações necessárias.

  • Enviar Dinheiro

    Veja aqui como enviar dinheiro.

     

    • Como faço um envio de dinheiro com MB WAY?

      Para enviar dinheiro, basta escolher na app um dos cartões que tem associado ao serviço, selecionar o botão “enviar e receber dinheiro”, e escolher a opção “Enviar dinheiro”.

      Depois, selecione o contacto a quem vai enviar dinheiro, indique o valor, e confirme a operação introduzindo o seu PIN MB WAY.

      O seu amigo irá receber uma notificação em como lhe enviou dinheiro.

    • Um envio de dinheiro com MB WAY tem algum custo?

      As condições comerciais aplicáveis à realização de transferências imediatas na app MB WAY são definidas pelos bancos emissores, pelo que os utilizadores deverão contactar as respetivas entidades para saber quais os tarifários aplicáveis.

      Adicionalmente, a app MB WAY, antes de “Enviar dinheiro” através de uma transferência imediata, apresenta de forma clara ao utilizador qual o valor, se existir, que lhe será aplicado, podendo o utilizador cancelar a realização da operação nesse momento.

      Há 22 entidades aderentes ao serviço MB WAY, que representam 95% dos cartões bancários, e, à data, todas mantêm a isenção de cobrança de valores aplicados às transferências MB WAY.

       

      MB WAY_transferências

    • Quais os limites para enviar e receber dinheiro?

      Os limites definidos, quer para receber, quer para enviar dinheiro pelo MB WAY, são:
      • Limite máximo de 750€ por operação
      • Limite máximo de 2.500€ recebidos e enviados por mês
      • Limite máximo de 50 transferências recebidas por mês

    • Qual a vantagem de enviar dinheiro com MB WAY?

      O envio de dinheiro com MB WAY está disponível de forma imediata, na conta do destinatário, independentemente do banco.
      Para além disso, para fazer um envio de dinheiro com MB WAY basta escolher o contacto a quem pretende enviar o dinheiro. Nunca mais terá de pedir o IBAN aos seus amigos.

    • Como é que eu sei que me foi enviado dinheiro através do MB WAY?

      Caso tenha permitido que o MB WAY lhe envie notificações, sempre que lhe enviarem dinheiro receberá uma push notification para o informar.
      Caso tenha um cartão predefinido para receber dinheiro, a push notification informa-o que o dinheiro já creditado na conta.
      Caso não tenha um cartão predefinido para receber dinheiro, a push notification irá avisá-lo que tem uma transferência pendente e que terá duas horas para a aceitar.

    • Qual o tempo limite para aceitar um envio de dinheiro?

      Tem um prazo máximo de 2 horas. Caso não aceite no tempo limite, o envio expira sem que tenha existido movimentação de fundos.

    • Posso enviar dinheiro para um contacto que não seja MB WAY?

      Sim, pode. Neste caso, o contacto receberá um SMS para aderir ao MB WAY num período de 48h. Aderindo dentro deste período, receberá o dinheiro diretamente na sua conta. Caso não adira, no prazo estipulado, não há qualquer saída de dinheiro da sua conta.

    • Enviei dinheiro e ficou pendente de aceitação. Porquê?

      Isto acontece porque o destinatário optou por escolher o cartão em que pretende receber o dinheiro. O prazo máximo para aceitar é de 2 horas, se ultrapassar este tempo o envio de dinheiro expira, ficando sem efeito.

  • Pedir Dinheiro

    Veja aqui como fazer um pedido de dinheiro.

     

    • Como faço um pedido de dinheiro?

      Basta selecionar o botão “enviar e receber dinheiro” na app, e escolher a opção “Pedir dinheiro”.
      Depois, selecione o contacto a quem vai pedir dinheiro, indique o valor, e confirme a operação introduzindo o seu PIN MB WAY.
      O seu amigo irá receber uma notificação com o seu pedido de dinheiro. Assim que este aceite o pedido, irá receber o dinheiro imediatamente na sua conta.

    • Qual a validade de um pedido de dinheiro?

      O pedido de dinheiro tem uma validade de 7 dias. Durante este período, o seu amigo poderá aceitar ou recusar o pedido de dinheiro.
      Ultrapassando este período, o pedido de dinheiro expira.

    • Posso pedir dinheiro a quem não é MB WAY?

      Não. Apenas os seus contactos MB WAY poderão receber o seu pedido de dinheiro.

    • Quantos pedidos de dinheiro posso fazer?

      Pode fazer 5 pedidos por dia e no máximo 20 pedidos por mês.
      Aplicam-se ainda os limites gerais do MB WAY para receber dinheiro, que são 2.500€ ou 50 transferências por mês.

    • Como posso relembrar um pedido de dinheiro?

      Através dos “Movimentos e atividade” do seu cartão, acede ao detalhe do seu pedido de dinheiro.
      Ao selecionar esse movimento selecionar a opção “Relembrar”. Com esta ação, o seu amigo receberá uma notificação a relembrar o seu pedido de dinheiro.
      Pode relembra-lo do pedido uma vez por dia, enquanto o pedido ainda não tiver sido aceite.

  • Dividir Conta

    Veja aqui como fazer uma divisão de conta.

     

    • Como faço uma divisão de conta?

      Basta selecionar o botão “enviar e receber dinheiro” na app, e escolher a opção “Dividir conta”.
      Depois, selecione os contactos com quem pretende dividir a conta, indique o valor da conta, e confirme a operação introduzindo o seu PIN MB WAY.
      Os contactos que selecionou, irão receber uma notificação na app MB WAY a informar do seu pedido de dinheiro no valor da divisão de conta. À medida que cada um aceita o pedido, irá receber o dinheiro imediatamente na sua conta.

    • Qual a validade de uma divisão de conta?

      A divisão de conta tem uma validade de 7 dias. Durante este período, os destinatários poderão aceitar ou recusar a divisão de conta.
      Caso a divisão de conta expire, os contactos que não responderam à divisão de conta deixarão de conseguir aceitar ou recusar a mesma.

    • Posso dividir a conta com contactos que não sejam MB WAY?

      Não. Apenas os seus contactos MB WAY irão receber a sua divisão de conta.

    • Com quantas pessoas posso dividir a conta?

      Pode dividir a conta com 14 pessoas da sua lista de contactos. Os contactos que forem MB WAY recebem notificação para aceitar o seu pedido de divisão de conta. Para os contactos que não são MB WAY, poderá enviar-lhes uma SMS a convidar para aderir ao serviço.

    • Quantas divisões de conta posso fazer?

      Pode fazer 5 divisões por dia e no máximo 20 divisões por mês.
      Aplicam-se ainda os limites gerais do MB WAY para receber dinheiro, que são 2.500€ ou 50 transferências por mês.
      Cada divisão de conta que efetuar, independentemente do número de pessoas que selecionar para a divisão da conta, para efeito de limites, conta como uma só transferência recebida.

    • Como posso relembrar os meus amigos para pagarem a sua parte?

      Através dos “Movimentos e atividade” do seu cartão, acede ao detalhe da sua divisão de conta. Ao selecionar esse movimento, encontra a opção “Relembrar”. Com esta ação, os seus amigos receberão uma notificação a relembrar o seu pedido de dinheiro.
      Pode relembrar os seus amigos uma vez por dia.

  • Compras online com MB WAY

    Veja aqui como fazer compras online.

     

    • Como faço compras com MB WAY?

      Para fazer compras online nos comerciantes aderentes basta selecionar o método de pagamento MB WAY de seguida insere o seu nº de telemóvel e por último confirma a notificações na app.

    • Qual é o limite de valor diário de compras?

      O limite definido automaticamente pelo serviço, aquando da adesão, são 1.000€. Pode alterar este limite diretamente na app MB WAY até um máximo de 5.000€.
      Para alterar este limite entre nas definições –> segurança –> limite diário MB WAY

    • Quanto tempo tenho para confirmar uma compra?

      Tem de confirmar a compra num período máximo de 15 minutos (dependendo do comerciante). Após este tempo limite o pedido de compra expira, nestes casos será necessário repetir o processo de compra para receber uma nova notificação.

  • Compras MB WAY em lojas físicas com QR Code

    Veja aqui como comprar com MB WAY em lojas físicas com QR Code

     

    • Como posso pagar com QR Code?

      Basta seguir os seguintes passos:
      1 – Aceda ao MB WAY e clique em “Pagar com MB WAY” (permita o acesso à câmara do smartphone);
      2 – Leia o QR Code apresentado no terminal MULTIBANCO do comerciante.
      Caso a compra seja superior a 20€, introduza o PIN MB WAY (6 dígitos) ou Touch ID/ Fingerprint para confirmar.

       

    • É seguro pagar com QR Code através da app MB WAY?

      O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem nos pagamentos com cartão bancário num terminal MULTIBANCO.

      O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

      Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

    • Posso pagar com QR Code sem colocar o PIN MB WAY?

      Sim, pode. Para pagamentos inferiores a 20€ pode pagar sem colocar o PIN MB WAY (6 dígitos) ou Touch ID/ Fingerprint. Pode alterar esta configuração na Definições Segurança  Pagar sem PIN.

       

    • Como confirmo que o pagamento foi efetuado?

      Além da confirmação que surge no terminal MULTIBANCO do comerciante, poderá sempre consultar os movimentos da App MB WAY no menu “Movimento e Atividade”.

       

    • Porque não tenho a opção “Pagar com MB WAY” disponível na app?

      Certifique-se que permitiu o acesso da App à câmara do seu dispositivo. Se mesmo assim a opção estiver indisponível, o seu Banco não autoriza que o cartão seja utilizado para pagar com MB WAY. Para mais informações, contacte o seu Banco.

       

  • Compras MB WAY em lojas físicas com Contactless

    Veja aqui como comprar com MB WAY em lojas físicas com Contactless.

     

    • O que é a tecnologia Contactless?

      É uma tecnologia NFC sem fios que permite a troca de informações entre dispositivos quando estes estão em contacto, sem qualquer necessidade de configurações adicionais. Nos telemóveis com antena/sensor NFC, esta é ativada no mesmo local onde se configuram as outras opções de comunicação como seja o Bluetooth ou o Wi-Fi.

       

    • Como sei se o meu telemóvel permite fazer compras MB WAY Contactless?

      A compra Contactless só está disponível em dispositivos com o sistema operativo Android. Para saber se o seu dispositivo tem tecnologia NFC deverá aceder ao menu de definições do seu dispositivo ou consultar o manual de instruções fornecido pelo fabricante.
      Para dispositivos iOS, a utilização da antena NFC está restrita à utilização do fabricante. Por este motivo, os utilizadores não têm a funcionalidade MB WAY Contactless disponível.

       

    • Como posso ativar os pagamentos MB WAY Contactless?

      Para poder pagar com MB WAY Contactless deve:
      1 – Ativar o sensor NFC do seu telemóvel;
      2 – Definir a app MB WAY como a app default / preferida para fazer pagamentos NFC (Tocar e Pagar).
      Estas duas configurações são efetuadas nas definições do seu telemóvel.

       

    • Como faço um pagamento MB WAY Contactless?

      Em primeiro lugar deverá garantir que o sensor NFC do seu dispositivo está ativo e que a app MB WAY é a sua app default / preferida para pagamentos com NFC.

      Poderá iniciar o seu pagamento de 3 formas distintas:
      – Com a app MB WAY fechada, toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Neste caso será utilizado para pagamento o cartão que tem predefinido para compras MB WAY;
      – Com a app MB WAY aberta, escolhe o cartão com que pretende pagar e toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Alternativamente pode também escolher a opção “Pagar com MB WAY” no ecrã de cartões da app MB WAY e tocar no terminal;
      – Com o ecrã bloqueado, toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento, sendo que para permitir esta forma de pagamento terá de configurar a mesma em Definições -> Segurança -> Pagar sem PIN

       

    • Como sei se o meu pagamento MB WAY Contactless foi efetuado?

      Poderá confirmar o sucesso da compra no terminal de pagamento do comerciante ou nos Movimentos e Atividade MB WAY.

       

    • É possível pagar com Contactless, através da app MB WAY, sem colocar o PIN MB WAY?

      Sim, pode pagar sem PIN para pagamentos inferiores a 20€ nas operativas Contactless e QR Code. Basta ir a “Definições” -> “Segurança” -> “Pagar sem PIN” e selecionar a opção correspondente .

       

    • Preciso de ligação à Internet para fazer compras MB WAY Contactless?

      Não. Pode fazer compras MB WAY Contactless sem precisar de acesso à Internet.

       

    • O terminal de pagamento não dá qualquer sinal quando aproximo o meu telemóvel. Porquê?

      Certifique-se que:
      1 – Tem o sensor NFC do seu dispositivo móvel ligado;
      2 – A app MB WAY é a sua app default/ preferida para pagamentos NFC;
      3 – O terminal onde está a tentar pagar tem tecnologia contactless;
      4 – Está a tocar com a antena do seu telemóvel na zona do visor do terminal de pagamento do comerciante.

       

    • Para pagar com MB WAY Contactless é necessário que o cartão bancário seja contactless?

      Não. Os cartões bancários que não têm tecnologia contactless também podem fazer pagamentos NFC quando associados ao MB WAY. No entanto, esta opção está dependente de autorização por parte do seu Banco. Caso o seu banco não autorize os pagamentos na app MB WAY, o botão “Pagar com MB WAY” irá estar cinzento.

       

    • Onde posso pagar com MB WAY Contactless?

      Pode consultar aqui as lojas físicas onde é possível efetuar pagamentos com Contactless.

       

    • É seguro pagar com MB WAY Contactless?

      O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático na Rede MULTIBANCO.

      O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

      Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

       

  • MB NET

    Veja aqui como gerar cartões MB NET para fazer compras online em segurança.

     

    • O que é o MB NET?

      O MB NET é um serviço que permite efetuar compras com segurança em qualquer loja online que aceite cartões das marcas VISA, MasterCard ou AMEX. Em vez dos dados reais do cartão de débito ou de crédito, são utilizados dados de um cartão virtual MB NET, gerados através da app MB WAY.

    • Como posso criar um cartão MB NET no MB WAY?

      Para criar um cartão MB NET através da app MB WAY, basta realizar os seguintes passos:
      1º – Aceder à app MB WAY e selecionar o menu “Cartões”.
      2º – Escolher a opção “Gerar cartões”.
      3º – Indicar o tipo de cartão pretendido “compra única” ou de “comerciante”.
      4º – Definir o valor máximo do cartão (mínimo de 5€) e a validade, caso tenha selecionado o cartão comerciante.
      5º – Inserir o PIN MB WAY.
      6º – Utilizar os dados do cartão MB NET para realizar o pagamento.

    • Qual a diferença entre cartão MB NET “Compra única” e “Cartão comerciante”?

      O cartão Compra Única tem uma validade máxima de 2 meses e permite-lhe realizar uma única compra. A partir do momento em que este cartão é utilizado deixa de ser válido para realizar outras compras.
      O Cartão comerciante tem uma validade máxima de 12 meses e permite realizar várias compras num só comerciante, desde que o total das compras efetuadas não exceda o montante total definido por si, aquando a geração do cartão.

    • Qual a diferença entre “valor total” e “valor mensal”?

      No seu Cartão Comerciante pode definir um valor mensal ou total.
      O valor mensal permite-lhe definir o montante máximo que pode gastar por mês com o seu cartão MB NET e, o valor total corresponde ao montante máximo que pode gastar com o seu cartão MB NET até ao fim da validade do mesmo.

    • Qual o montante máximo diário de compras com MB NET e como o posso alterar?

      Após a adesão, o montante máximo diário é de 1.000€.
      No entanto, este valor poderá ser alterado na app. Para alterar em “definições” -> “Cartões” -> “Editar cartão”.

    • Onde posso consultar os movimentos dos meus cartões MB NET?

      Deve selecionar a opção “Cartões MB NET” na app, escolher o cartão que pretende consultar e selecionar a opção “Movimentos”. Os movimentos aparecem em lista permitindo que, ao selecionar um destes movimentos, possa entrar no detalhe do mesmo.

    • Como copiar os dados do cartão MB NET para o site do comerciante?

      Basta que selecione o ícone de copiar dados que se encontra no lado direito do número do cartão gerado. A data de validade e o CVV devem ser inseridos manualmente pelo utilizador.
      Caso o número do cartão MB NET se encontre escondido, selecione a opção “Mostrar dados”.

    • Como consulto os cartões MB NET expirados/ cancelados?

      Deve seguir os seguintes passos:
      1 – selecionar o cartão real com o qual gerou os cartões temporários;
      2 – selecionar a opção cartões MB NET;
      3 – selecionar a opção FILTRO (ao lado dos cartões MB NET);
      4 – selecionar a opção todos.

    • Gerar cartões MB NET tem algum custo?

      Não existe qualquer custo para gerar cartões MB NET no MB WAY.

    • O que acontece ao valor remanescente do cartão MB NET?

      O montante definido para um cartão temporário trata-se de um valor meramente ”virtual”, uma vez que este permanece na sua conta bancária até a concretização efetiva da compra.
      Caso a compra não se verifique este valor nunca lhe será debitado da conta.
      Caso o valor da compra seja inferior ao montante definido para o cartão temporário, apenas será debitado o valor da compra, permanecendo na sua conta o restante valor definido para o cartão. Por exemplo se gerar um cartão temporário com um limite de 100 euros e a compra for de 80 euros, apenas lhe será debitado da sua conta os 80 euros, permanecendo na sua conta os restantes 20 euros. Se, por exemplo, criar um cartão MB NET com um limite de 100€, mas a compra for de 80€, os restantes 20€ nunca serão debitados da sua conta. Ou seja, o serviço MB NET não pressupõe após a geração de um cartão temporário a “cativação” do montante definido para o mesmo.

       

    • Cancelei uma compra no comerciante. Consigo receber a devolução no cartão MB NET?

      Sim, o comerciante pode efetuar o reembolso para o cartão MB NET com o qual realizou a compra, mesmo que o cartão tenha sido cancelado ou tenha expirado.
      Caso seja necessário fornecer os dados do cartão ao comerciante, basta consultar o cartão MB NET com o qual fez a compra, carregar em “mostrar dados” e fornecer a informação solicitada.

    • Como posso ver os dados do meu cartão MB NET?

      Para visualizar todos os dados de um cartão MB NET, basta aceder ao menu “Cartões MB NET”, selecionar o cartão pretendido e por último selecionar a opção “mostrar dados”.

  • Levantamentos MB WAY

    Veja aqui como levantar dinheiro sem cartão.

     

    • O que é um levantamento MB WAY?

      É um levantamento de dinheiro nas Caixas MULTIBANCO sem cartão bancário.

    • Como posso fazer um levantamento MB WAY?

      Basta aceder à sua aplicação MB WAY e selecionar a opção “Levantar dinheiro”. De seguida selecione o montante que pretende levantar e confirme com o seu PIN MB WAY. O MB WAY gera-lhe um código de levantamento, que deverá inserir no MULTIBANCO após premir a tecla verde.

    • Quais as vantagens do levantamento MB WAY?

      É prático, uma vez que lhe permite levantar dinheiro sem precisar de ter a carteira consigo.
      É útil para partilhar o código de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora.
      É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias.

    • O levantamento MB WAY tem custos?

      Não. Os levantamentos MB WAY não apresentam qualquer custo para o utilizador.

    • Que montantes posso levantar?

      O levantamento MB WAY cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTIBANCO. Os montantes disponíveis para levantamento são em múltiplos de 10, até um máximo de 200€ por operação. Lembre-se que por dia pode levantar até 400€ no MULTIBANCO.

    • Qual é o limite diário de códigos gerados?

      Pode gerar o número de códigos que pretender, até ao limite máximo de levantamento diário de 400€ no MULTIBANCO.

    • Qual a validade do código levantamento MB WAY?

      O código tem validade de meia hora. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na app MB WAY.

    • Posso cancelar o código gerado?

      Sim. Basta aceder às caixa de notificações, selecionar a notificação relativa ao levantamento e cancelar o código.

    • Onde posso consultar o código gerado?

      Pode consultá-lo na sua caixa de notificações da app MB WAY.

    • O mesmo código pode ser utilizado mais que uma vez?

      Não. O código gerado só pode ser utilizado uma única vez.

    • Posso partilhar o código de levantamento MB WAY com outras pessoas?

      Sim. No momento em que está a gerar o código na app MB WAY pode enviá-lo para qualquer pessoa da sua lista de contactos ou introduzir diretamente o número de telemóvel do destinatário pretendido.

    • Como sei se o código foi utilizado?

      Após utilização do código receberá uma notificação a informar que o código foi utilizado com sucesso.

  • SAMSUNG SMARTWATCH

    • Como posso ter o MB WAY no meu SAMSUNG WATCH?

      Basta ir à store do seu SAMSUNG WATCH, pesquisar por MB WAY, e instalar a app no seu relógio.

    • O que posso fazer com o MB WAY no SAMSUNG WATCH?

      Pode efetuar pagamentos contactless com os seus cartões no MB WAY. Basta abrir a app MB WAY, selecionar o cartão pretendido e encostar o relógio ao terminal de pagamento.

    • Onde posso consultar as compras que fiz com o meu SAMSUNG WATCH?

      Através do seu smartphone, na área “Movimentos e Atividade”.

    • Como é que associo o MB WAY à minha conta, no SAMSUNG WATCH?

      Quando instalar a app, basta apenas seguir os passos de início de sessão:
      1. Insira os seus dados de adesão ao MB WAY (Nº de telemóvel e PIN MB WAY);
      2. Irá receber um código de ativação via sms para o nº de telemóvel inserido. Insira esse código no telemóvel.
      3. Já está! Pode começar a efetuar pagamentos NFC através do seu SAMSUNG WATCH.

    • Como é que faço pagamentos com o SAMSUNG WATCH?

      Para efetuar os seus pagamentos, basta abrir a app MB WAY no seu SAMSUNG WATCH, selecionar o cartão pretendido e encostar o relógio ao terminal de pagamento.
      Caso a compra seja superior a 20€, terá de introduzir o seu PIN MB WAY no relógio e encostar novamente o relógio ao terminal.

    • Posso pagar sem inserir o PIN MB WAY?

      Pode, para compras inferiores a 20 €.
      Basta ir às definições do MB WAY no seu SAMSUNG WATCH, e ativar a opção “Pagar sem PIN MB WAY para compras até 20€”.

    • Quais os modelos de Smartwatch que disponibilizam o MB WAY?

      São eles: Galaxy Watch 46mm (SM-R800), Galaxy Watch 42mm (SM-R810), Samsung Gear Sport (SM-R600), Samsung Gear S3 Classic (SM-R770) e Samsung Gear S3 Frontier (SM-R760).

  • MB CHALLENGE

    O MB WAY CHALLENGE evoluiu e deu origem ao MB Challenge, passatempo da app MB WAY cujo objetivo é valorizar e premiar os utilizadores pela utilização do serviço MB WAY e da rede MULTIBANCO.

     

    • O que é o MB CHALLENGE?

      O MB Challenge é um passatempo promovido pela SIBS, que lhe dá pontos (MBs) sempre que fizer operações com MB WAY ou com cartão na Rede MULTIBANCO. Habilita-se a ganhar prémios todos os meses.

       

    • O que preciso para participar no MB CHALLENGE?

      Precisa de ter mais de 18 anos e de ter pelo menos um cartão no MB WAY.
      Para mais informações sobre a adesão ao serviço MB WAY ou outras questões relativamente ao mesmo, consultar o site https://www.mbway.pt/mbchallenge/.

    • Como entrar no MB Challenge?

      Basta carregar no menu “Challenge” disponível na app MB WAY.

    • Como posso ganhar pontos?

      Pode ganhar pontos por usar as funcionalidades do MB WAY e realizar operações na rede MULTIBANCO. Para mais informações consulte o nosso regulamento: https://www.mbway.pt/mbchallenge/regulamento/

    • Como convido amigos para o MB CHALLENGE?

      O convite de amigos para o CHALLENGE é feito através do MB WAY. Aceda ao menu “Challenge” e selecione a opção “Convidar”.

       

    • Que tipos de prémios existem?

      Existem prémios associados a dois tipos de mecânicas:

      ii) Prémios Mensais: No início de cada mês é(são) publicado(s) o(s) prémio(s) definido(s) para esse mês. O(s) vencedor(es) corresponde(m) ao(s) participante(s) com maior número de MBs mensais.

      iii) Raspa&Ganha: Os Prémios de Prata e de Ouro representam experiências de desporto e de beleza/saúde, respetivamente. Cada jogador pode jogar e ganhar um destes prémios, de acordo com os MBs disponíveis e a periodicidade conforme as regras seguintes do
      Raspa&Ganha:
      Prémio Prata: o jogador precisa de 10.000 MBs para poder ganhar um destes prémios. Só pode raspar para ganhar este prémio uma vez por mês
      Prémio Ouro: o jogador precisa de 20.000 MBs para poder ganhar um destes prémios. Só pode raspar para ganhar este prémio de três em três meses.
      Para cada uma das tipologias, o jogador deverá cumprir os dois requisitos: ter MBs disponíveis e não ter ganho um prémio no período acima descrito. Se uma destas condições não se verificar, o jogador encontrará o Raspa&Ganha correspondente bloqueado (com um cadeado).
      Para saber mais sobre os prémios que pode ganhar, consulte a área de “Prémios” na aplicação MB WAY e em www.mbway.pt/mbchallenge/premios.

    • Posso ganhar mais do que um prémio mensal?

      Não. Os participantes só podem ganhar um Prémio Mensal durante todo o passatempo e, não poderão ganhar Prémios Mensais participantes que já tenham ganho um 1º Prémio no MB WAY CHALLENGE (que decorreu entre 26 de junho e 31 de junho de 2018).

    • Posso cancelar a minha participação no passatempo?

      Sim, na app MB WAY basta escolher as opções “Definições” -> “Sobre o MB WAY” -> “Desativar MB CHALLENGE”. No entanto, irá deixar de poder ganhar prémios bem como irá perder todos os MBs ganhos sem haver possibilidade de os recuperar. Ou seja, se voltar novamente a aderir ao jogo, não receberá os MBs pela nova adesão.

       

    • Onde posso consultar o regulamento do passatempo?

      Na app MB WAY basta escolher a opção “Regulamento MB CHALLENGE” e terá acesso ao regulamento completo e atualizado. Pode também consultar em www.mbway.pt/mbchallenge/regulamento.

  • Comerciantes

    • Como disponibilizar o MB WAY como meio de pagamento?

      Após a contratualização do serviço com o banco deve efetuar as integrações técnicas necessárias com o software de suporte para ficar tecnicamente apto a aceitar pagamentos com MB WAY.
      O MB WAY utiliza webservices baseados em standards de mercado o que o torna fácil de integrar com o sistema que o comerciante já disponibiliza.
      Caso necessite de apoio consulte a nossa Rede de Parceiros certificados para efetuar a implementação técnica necessária. Adicionalmente, pode efetuar um registo na área de DEVELOPERS  e ter acesso a informação técnica.

    • Que vantagens o MB WAY oferece aos comerciantes?

      A oferta de uma experiência de compra ainda mais simples, rápida e cómoda. O comerciante poderá inclusivé aumentar a fidelização de clientes por lhes proporcionar um novo método de pagamento muito moderno e seguro, característica particularmente relevante no mercado do comércio digital onde o uso de dados reais dos cartões não são recomendados. Para fazer o pagamento, basta o cliente disponibilizar o seu número de telemóvel ao comerciante e, na app instalada no seu dispositivo móvel, introduzir o PIN MB WAY.
      O MB WAY utiliza webservices baseados em standards de mercado o que o torna fácil de integrar com o sistema que o comerciante já disponibiliza. É um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
      Como a compra com MB WAY não utiliza dados de cartão não é necessário obter certificações de segurança para bases de dados com este fim. Todas as comunicações são seguras por HTTPS com certificados de autenticação cliente – servidor.

    • Onde disponibilizar o pagamento com MB WAY?

      O MB WAY é um serviço vocacionado para canais não atendidos como vending machines e parquímetros, e para canais não presenciais como tv-commerce, e-commerce e m-commerce.
      Também pode ser utilizado em lojas físicas com venda assistida.

    • É possível aceitar pagamentos internacionais com MB WAY?

      O MB WAY pode ser utilizado como meio de pagamento nas lojas online, mesmo que acedidas fora de Portugal.
      No entanto, para aderir ao MB WAY é necessário ser detentor de um cartão MULTIBANCO e de um número de telemóvel português.

       

    • Quais as garantias de pagamento?

      O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
      Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
      Para mais informações sobre o MB WAY contacte o seu Banco.

    • Quais os parceiros tecnológicos integradores do MB WAY?

      Consulte a informação disponibilizada na área “Rede de Parceiros”.
      Poderá igualmente efetuar diretamente a integração técnica, e de forma autónoma, seguindo o processo de certificação junto da SIBS como integrador MB WAY. Para obter informação técnica necessária à integração do MB WAY pode efetuar o registo na área DEVELOPERS e aceder sempre que quiser com o LOGIN (e-mail e password).

  • Segurança

    • É seguro utilizar o MB WAY?

      O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.

      O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

      Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

       

    • O que é o PIN MB WAY?

      O PIN MB WAY é o código de 6 dígitos definido pelo utilizador aquando da adesão. O utilizador deve alterar o seu PIN MB WAY através da app em “Definições” sempre que suspeite que este possa ter sido comprometido (ex: visualizado por outras pessoas).

    • O que é o código de ativação?

      O código que o utilizador recebe por sms no processo de ativação da app MB WAY e sempre que é adicionado um novo dispositivo (smartphone ou tablet) ao serviço. Este código garante que a ativação está a ser efetuada pelo utilizador e que este controla o dispositivo que pretende associar ao MB WAY.
      O código de ativação é válido por 10 minutos. Caso este expire o utilizador pode gerar outro código através da app MB WAY.

    • O MB WAY envia códigos por email?

      Sim. O MB WAY envia o código de ativação por email ao utilizador quando este associa um endereço de email ao serviço.
      Para além desta situação, o MB WAY não envia códigos por email ao utilizador.
      Caso receba algum contacto com link ou a solicitar dados relativos ao MB WAY informe o seu banco ou reporte a situação em mbway.pt.

    • O MB WAY envia códigos por SMS?

      Sim, o MB WAY envia o códigos de ativação por SMS quando que o utilizador associa um novo número de telemóvel ao MB WAY.

       

    • Como deve agir um utilizador no caso de receber um email ou sms suspeito do MB WAY?

      As notificações reais do serviço estão disponíveis na caixa de notificações da app.
      Caso um utilizador receba uma mensagem por sms ou email suspeita, ou que não tenha sido gerada pelo próprio pela introdução de dados no serviço, deverá reportar a situação através do formulário de contacto do site para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação.

    • O que deve fazer um utilizador em caso de perda ou roubo do smartphone ou tablet com a app MB WAY instalada?

      Como medida de precaução cancele o MB WAY no MULTIBANCO ou junto do seu banco. Se tiver a app MB WAY noutros dispositivos poderá desativar apenas o perdido/ roubado através da app.
      O cancelamento do serviço poderá ser efetuado com qualquer cartão que tenha associado ao MB WAY.
      Independentemente do cancelamento do serviço MB WAY, pode continuar a usar os seus cartões reais em segurança, não precisando de os cancelar.

       

    • Qual a garantia de segurança nas comunicações utilizadas pelo MB WAY?

      O MB WAY tem várias vertentes de comunicação e em cada uma destas vertentes a segurança das comunicações está devidamente garantida através da utilização de protocolos e algoritmos de segurança configurados em camadas por forma a prevenir os mais sofisticados ataques.
      O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático da Rede MULTIBANCO.
      Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.

    • O que deve fazer um utilizador em caso de roubo ou perda de um cartão associado ao MB WAY?

      Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário.
      A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MB WAY.
      O utilizador pode continuar a usar outros cartões que já tenha associados ao MB WAY com toda a segurança.