AUTENTICAÇÃO MB WAY

O que é?

A 1 de janeiro de 2021, entraram em vigor as novas regras de autenticação forte os pagamentos online nos países da União Europeia. Estas novas regras consistem em medidas adicionais de segurança de forma a assegurar a correta identificação do titular do cartão e validação da operação. A autenticação forte é feita com 2 de 3 dos seguintes fatores: i) conhecimento (algo que apenas o utilizador conhece como por exemplo o PIN ou palavra-passe), ii) posse (algo que apenas o utilizador possui por exemplo one time password (OTP) por SMS ou smartphone) e iii) inerência (algo do utilizador que o identifica como por exemplo a impressão digital).

Como funciona?

Para ter uma segurança adicional nas transações, em todas as compras online efetuadas em sites seguros e certificados sediados nos países da União Europeia, pode ser necessário a autenticação através de one time password (OTP) por SMS, na app MB WAY ou na app bancária, da seguinte forma:

1. O seu Banco fará a configuração do seu cartão no serviço 3DSecure, através da indicação do seu número telemóvel e método de autenticação (App Emissor ou App MB WAY). Este serviço permite, em comerciantes aderentes, identificados com o logotipo Verified By Visa e Mastercard Secure Code fazer a autenticação do titular do cartão;
2. Na compra online, introduza os dados habituais do cartão;
3. O Serviço 3DS enviará uma notificação para o seu telemóvel para posterior validação da compra na App definida pelo seu Banco;
4. Na app MB WAY ou na app bancária, valida a compra com o seu PIN MB WAY de seis dígitos, impressão digital ou face ID.

Se tiver as notificações desativas, verifique a notificação na área de atividade da app.
Ao fazer as compras online com MB WAY, através da operativa número de telemóvel, não é necessário reautenticar já que esta operativa MB WAY contempla a segurança necessária das compras online.

Sou obrigado a instalar a app MB WAY? Porquê?

O canal para efetuar a confirmação da autenticação, depende de banco para banco, podendo ser através da app MB WAY ou diretamente na app bancária.

Se o seu banco tiver selecionado a App MB WAY, para conseguir efetuar as compras online com segurança e autenticação siga os 3 passos:

1. Confirmar com o seu banco que tem o serviço de autenticação 3D Secure ativo nos seus cartões bancários – poderá confirmar na app do seu banco ou no homebanking;
2. Instalar a App MB WAY no seu telemóvel e associar o cartão bancário;
3. Fazer as suas compras online com cartão e autenticar a operação no MB WAY.

Em alterativa, opte por fazer a compra online com MB WAY com a operativa número de telemóvel nos comerciantes com este método de pagamento.

Quanto tempo tenho para autenticar uma compra?

Após receber o pedido de Autenticação na app, dispõe de 4 minutos para confirmar na App e voltar ao site do comerciante para completar a operação.

Vou ter de fazer o mesmo na segunda compra?

Poderá ter de repetir o processo de autenticação de forma a garantir a segurança dessa compra online. As compras recorrentes nos mesmos comerciantes ou de valores mais baixos podem não necessitar de autenticação.