É uma tecnologia “contactless” sem fios que permite a troca de informações entre dispositivos quando estes estão em contacto, sem qualquer necessidade de configurações adicionais. Nos telemóveis com antena/sensor NFC, esta é ativada no mesmo local onde se configuram as outras opções de comunicação como seja o Bluetooth ou o Wi-Fi.
A compra NFC só está disponível em dispositivos com o sistema operativo Android. Para saber se o seu dispositivo tem esta tecnologia deverá aceder ao menu de definições do seu dispositivo ou consultar o manual de instruções fornecido pelo fabricante.
Para dispositivos iOS, a utilização da antena NFC está restrita à utilização do fabricante. Por este motivo, os utilizadores não têm a funcionalidade MB WAY NFC disponível.
Para poder pagar com MB WAY NFC deve:
1 – Ativar o sensor NFC do seu telemóvel;
2 – Definir a app MB WAY como a app default / preferida para fazer pagamentos MB WAY NFC.
Estas duas configurações são efetuadas nas definições do seu telemóvel.
Em primeiro lugar deverá garantir que o sensor NFC do seu dispositivo está ativo e que a app MB WAY é a sua app default / preferida para pagamentos com NFC.
Poderá iniciar o seu pagamento de 3 formas distintas:
– Com a app MB WAY fechada, toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Neste caso será utilizado para pagamento o cartão que tem predefinido para compras MB WAY;
– Com a app MB WAY aberta, escolhe o cartão com que pretende pagar e toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Alternativamente pode também escolher a opção “Pagar com MB WAY” no ecrã de cartões da app MB WAY e tocar no terminal;
– Com o ecrã bloqueado, toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento, sendo que para permitir esta forma de pagamento terá de configurar a mesma em Menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento
Poderá confirmar o sucesso da compra no terminal de pagamento do comerciante ou no menu “Atividade” da sua App.
Sim, pode pagar sem PIN para pagamentos inferiores a 50€ na operativa NFC. Se a compra ultrapassar os 50€, introduza o PIN MB WAY e encoste novamente o telemóvel ao terminal MULTIBANCO.
Para alterar as definições de pagamento, basta ir ao menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento e selecionar a opção correspondente.
Não. Pode fazer compras MB WAY NFC sem precisar de acesso à Internet.
Certifique-se que:
1 – Tem o sensor NFC do seu dispositivo móvel ligado;
2 – A app MB WAY é a sua app default/ preferida para pagamentos NFC;
3 – O terminal onde está a tentar pagar tem tecnologia contactless;
4 – Está a tocar com a antena do seu telemóvel na zona do visor do terminal de pagamento do comerciante.
Não. Os cartões bancários que não têm tecnologia contactless também podem fazer pagamentos NFC quando associados ao MB WAY. No entanto, esta opção está dependente de autorização por parte do seu Banco. Caso o seu banco não autorize os pagamentos na app MB WAY, o botão “Pagar com MB WAY” irá estar cinzento.
O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático na Rede MULTIBANCO.
O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.
Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
Pode comprar 10.000€ por dia, até 70.000€ por semana, por cartão. Estes limites podem ser inferiores uma vez que os Emissores continuam a gerir os limites das compras com QR Code e NFC por cartão.