MB NET

O que é o MB NET?

O MB NET é um serviço que permite efetuar compras com segurança em qualquer loja online que aceite cartões das marcas VISA, MasterCard ou AMEX. Em vez dos dados reais do cartão de débito ou de crédito, são utilizados dados de um cartão virtual MB NET, gerados através da app MB WAY.

Como posso criar um cartão MB NET no MB WAY?

Para criar um cartão MB NET através da app MB WAY, basta realizar os seguintes passos:

1º – Aceder à app MB WAY e selecionar a opção “Criar Cartão MB NET”.
2º – Selecionar o tipo de cartão pretendido “Compra Única”, “Várias Compras” ou “Pagamento Recorrente”.
3º – Definir o valor máximo do cartão (mínimo de 5€) e a validade, caso tenha selecionado a opção “Várias compras” ou “Pagamento Recorrente”.
5º – Inserir o PIN MB WAY.

Qual a diferença entre cartão MB NET “Compra única” e “Cartão comerciante”?

O cartão “Compra Única” é o tipo de cartão que esteve na origem do serviço MB NET. O cartão foi criado tendo por princípio “1 compra – 1 cartão”. Neste sentido, este tipo de cartão tem uma validade máxima de 2 meses, e permite realizar um número limitado (até 4 transações), independentemente dos comerciantes. Pode utilizar este cartão para, por exemplo, pagar a sua reserva de hotel.

O cartão “Várias Compras” tem uma validade máxima de 12 meses e permite realizar várias compras num mesmo comerciante, desde que o total das compras efetuadas não exceda o montante total definido por si, aquando a geração do cartão. Este cartão é ideal para fazer as suas compras online no hipermercado.

O cartão “Pagamento Recorrente” tem a validade máxima de 12 meses e permite realizar o pagamento das suas subscrições mensais num só comerciante, desde que o total das suas compras não exceda o montante mensal total definido por si, aquando a geração do cartão. Este é um cartão ideal para, por exemplo, pagar a sua subscrição de Spotify.

Qual a diferença entre “valor total” e “valor mensal”?

No seu Cartão Comerciante pode definir um valor mensal ou total.
O valor mensal permite-lhe definir o montante máximo que pode gastar por mês com o seu cartão MB NET e, o valor total corresponde ao montante máximo que pode gastar com o seu cartão MB NET até ao fim da validade do mesmo.

Qual o montante máximo diário de compras com MB NET e como o posso alterar?

Aquando a adesão o o montante máximo diário predefinido é de 1.000€.
No entanto, este valor poderá ser sempre alterado na app. Basta aceder ao menu Mais à Definições à Segurança à Limites para Compras

Onde posso consultar os movimentos dos meus cartões MB NET?

Deve aceder ao menu Atividade na app, selecionar as atividades do MB NET e conseguirá visualizar a lista que cartões MB NET gerados e o detalhe dos movimentos.

Como copiar os dados do cartão MB NET para o site do comerciante?

Basta que selecione a opção “copiar” que surge por baixo do cartão MB NET, esta opção copia o número do cartão. A data de validade e o CVV devem ser inseridos manualmente pelo utilizador. Caso os dados do cartão MB NET se encontre escondido, selecione a opção “Mostrar dados”.

Gerar cartões MB NET tem algum custo?

Não existe qualquer custo para gerar cartões MB NET no MB WAY.

O que acontece ao valor remanescente do cartão MB NET?

O montante definido para um cartão MB NET trata-se de um valor meramente ”virtual”, uma vez que este permanece na sua conta bancária até a concretização efetiva da compra.
Caso a compra não se verifique este valor nunca lhe será debitado da conta.
Caso o valor da compra seja inferior ao montante definido para o cartão MB NET, apenas será debitado o valor da compra, permanecendo na sua conta o restante valor definido para o cartão. Por exemplo se gerar um cartão MB NET com um limite de 100 euros e a compra for de 80 euros, apenas lhe serão debitados da conta os 80 euros, permanecendo na sua conta os restantes 20 euros. Ou seja, o serviço MB NET não pressupõe após a geração de um cartão temporário a “cativação” do montante definido para o mesmo.

Cancelei uma compra no comerciante. Consigo receber a devolução no cartão MB NET?

Sim, o comerciante pode efetuar o reembolso para o cartão MB NET com o qual realizou a compra, mesmo que o cartão tenha sido cancelado ou tenha expirado.

Caso seja necessário fornecer os dados do cartão ao comerciante, basta aceder ao menu atividades, selecionar as atividades MB NET e selecionar o cartão MB NET que pretendo consultar.

Como posso ver os dados do meu cartão MB NET?

Para visualizar todos os dados de um cartão MB NET, basta aceder ao menu Atividade e, de seguida, Atividade MB NET e selecionar o cartão pretendido.