É uma tecnologia “contactless” sem fios que permite a troca de informações entre dispositivos quando estes estão em contacto, sem qualquer necessidade de configurações adicionais. Nos telemóveis com antena/sensor NFC, esta é ativada, se necessário, no mesmo local onde se configuram as outras opções de comunicação como seja o Bluetooth ou o Wi-Fi.
A compra NFC está disponível nos sistemas operativos iOS (a partir da versão 17.4) e Android. Para saber se o seu dispositivo Android tem esta tecnologia deverá aceder ao menu de definições do seu dispositivo ou consultar o manual de instruções fornecido pelo fabricante.
Para utilizar o MB WAY para pagamentos NFC no seu iOS, deve garantir que a funcionalidade NFC está habilitada para a sua app MB WAY. Pode fazê-lo acedendo às Definições do seu telemóvel –> Aplicações –> MB WAY –> Ativar contactless e NFC.
Pode ainda definir o MB WAY como aplicação contactless predefinida a partir de Definições –> Pagamento e contactless –> Aplicação contactless predefinida –> MB WAY –> Continuar. Ao proceder desta forma, quando carregar duas vezes no botão lateral do seu iOS será encaminhado para o ecrã “Pagar com NFC” do MB WAY.
Para utilizar o MB WAY para pagamentos NFC no seu Android, confirme se tem o sensor NFC do seu telemóvel ativado, em Definições –> Ligações –> NFC e pagamentos contactless. De seguida, selecione o MB WAY como aplicação padrão para pagamentos contactless.
Em alternativa, pode ativar o serviço NFC na sua app MB WAY, em "Pagar com NFC" –> "Ativar NFC" –> Substituir.
Em primeiro lugar deverá garantir que o sensor NFC do seu dispositivo está ativo. Com a app MB WAY aberta, escolha a opção “Pagar com MB WAY” no ecrã de cartões da app MB WAY e toque no terminal.
Android:
Para ter a funcionalidade disponível, garanta que a app MB WAY é a sua app default / preferida para pagamentos com NFC.
Existem ainda x formas adicionais de pagar com NFC:
– Com a app MB WAY aberta, escolha o cartão com que pretende pagar e toque com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante.
– Com a app MB WAY fechada, toca com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Neste caso será utilizado para pagamento o cartão que tem predefinido para compras MB WAY;
– Com o ecrã bloqueado, toque com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento, sendo que para permitir esta forma de pagamento terá de configurar a mesma em Menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento.
iOS:
–Se tiver iOS e a app MB WAY como aplicação contactless predefinida, carregue duas vezes no botão lateral e toque com o telemóvel no terminal.
Caso o seu telemóvel seja iOS, tenha em consideração, que por limitação do sistema operativo, existe um período de 15 segundos entre tentativas de pagamento NFC.
Poderá confirmar o sucesso da compra no terminal de pagamento do comerciante ou no menu “Atividade” da sua App.
Se tiver Android, pode pagar sem PIN para pagamentos inferiores a 50€ na operativa NFC. Se a compra ultrapassar os 50€, introduza o PIN MB WAY e encoste novamente o telemóvel ao terminal MULTIBANCO.
Para alterar esta funcionalidade, basta ir ao menu Mais –> Definições –> Segurança –> Opções de pagamento e desativar a opção correspondente.
No caso de ter iOS, por motivos de segurança definidos pelo seu sistema operativo, todas as operações NFC requerem autenticação.
Não. Pode fazer compras MB WAY NFC sem precisar de acesso à Internet.
Certifique-se que:
– No caso de ter Android, que tem o sensor NFC do seu dispositivo móvel ligado e que A app MB WAY é a sua app default/ preferida para pagamentos NFC;
– No caso de ter iOS, garanta que a app MB WAY tem permissão para aceder à funcionalidade Contactless e NFC.
Se mesmo assim, o problema se mantiver, confirme que:
– O terminal onde está a tentar pagar tem tecnologia contactless;
– Está a tocar com a antena do seu telemóvel na zona do visor do terminal de pagamento do comerciante.
Não. Os cartões bancários que não têm tecnologia contactless também podem fazer pagamentos NFC quando associados ao MB WAY. No entanto, esta opção está dependente de autorização por parte do seu Banco. Caso o seu banco não autorize os pagamentos na app MB WAY, o botão “Pagar com MB WAY” irá estar cinzento.
O MB WAY é um serviço MULTIBANCO que apresenta as mesmas garantias que hoje em dia já existem na aceitação de pagamentos com cartão num tradicional Terminal de Pagamento Automático na Rede MULTIBANCO.
O serviço utiliza protocolos e algoritmos de segurança garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança europeias. Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.
Entre os países com maior utilização de cartões bancários, Portugal é o que apresenta menores níveis gerais de fraude, sendo apontado pelo Banco Central Europeu como um dos países com um sistema de pagamento mais seguro.
Pode comprar 10.000€ por dia, até 70.000€ por semana, por cartão. Estes limites podem ser inferiores uma vez que os Emissores continuam a gerir os limites das compras com QR Code e NFC por cartão.