De forma reduzir a impressão do número de talões impressos e respetivos custos e, consequentemente, tornar os pagamentos MB WAY mais sustentáveis, foi desenvolvida a possibilidade de o utilizador MB WAY escolher se pretende ou não a impressão do talão de compra pelo TPA. Assim, para compras MB WAY realizadas com QR Code, mediante ativação, os talões digitais ficam disponíveis na app. Caso o TPA onde foi realizado o pagamento esteja atualizado na versão de especificação 65.21 ou posterior, o talão de cliente deixará de ser impresso pelo TPA no momento da compra. Ou seja, de forma automática, o TPA deixa de imprimir o talão de cliente, podendo este ser consultado na app MB WAY do utilizador.
Nos TPA que suportam este desenvolvimento, é apresentado o ícone “ECO” no ecrã que exibe o valor a pagar e o QR Code no momento da compra.

Figura 1 – Ícones “ECO"
Para que o TPA esteja preparado para esta nova funcionalidade, é necessário estar atualizado com a versão de especificação 65.21 ou posterior. Assim, o Comerciante deverá solicitar a atualização à sua Entidade de Apoio ao Terminal (EAT).
Com a versão de especificação 65.21 ou posterior, os TPA têm definida uma operação de supervisor – Configuração Recibo – que permite parametrizar três modos para a impressão dos talões de comerciante e de cliente:
- Modo 1: impressão do talão de comerciante obrigatória e impressão do talão de cliente obrigatória;
- Modo 2: impressão do talão de comerciante obrigatória e impressão do talão de cliente opcional;
- Modo 3: talão de comerciante não impresso e impressão do talão de cliente opcional.
A partir da versão de especificação 65.21, o modo 1 é descontinuado e os modos 2 e 3 passam a ser aplicáveis a todas as operações de cliente, independentemente de existir, ou não, autenticação de cliente. No caso de o comerciante escolher o modo 2, o TPA imprime sempre o talão de comerciante. No caso de escolher o modo 3, o TPA não imprime o talão de comerciante.
O talão que deixa de ser impresso e que passa a constar na app MB WAY do cliente é o primeiro talão que é atualmente impresso pelo TPA, denominado “Cópia Cliente”.
Caso o cliente tenha a funcionalidade ativa, o TPA não imprime o talão automaticamente. Adicionalmente, surge no ecrã do TPA a mensagem “AUTORIZADO/APPROVED CONSULTE TALÃO NO MB WAY”, como demonstra a figura seguinte:

Figura 2 – Ecrã de confirmação de compra no TPA
Também no âmbito de compras MB WAY com QR Code, caso o utilizador tenha as opções de partilha de NIF ou e-mail ativas na app, esta informação será partilhada com o Comerciante através do TPA. Caso pretenda, mediante determinados desenvolvimentos internos, e se possuir um sistema de faturação ou ponto de venda integrado com o TPA, o Comerciante poderá passar a utilizar os dados pessoais disponibilizados para efeitos de faturação, isto é, para que o Comerciante possa emitir a fatura sem necessitar de solicitar o NIF ao cliente e possa enviá-la diretamente para o e-mail indicado.
Para validar se o software do ponto de venda permite receber a informação do NIF e e-mail através do TPA, o Comerciante deve consultar o seu fornecedor.
Não. Na app MB WAY do utilizador constará apenas o talão de cliente do TPA. Ao nível da emissão das faturas digitais, o MB WAY apenas partilha os dados de NIF e/ou e-mail do utilizador com o TPA, para que o Comerciante os possa utilizar para fins de faturação. A forma como esses dados são extraídos do TPA para produzir uma fatura eletrónica e o seu envio ao cliente requerem uma integração de software de ponto de venda ou faturação com o TPA, integração essa alheia ao MB WAY e à SIBS.
Na operação de supervisor “Fecho de dia” foi incluída a pergunta “Imprimir talão de comerciante?”, dando ao operador do terminal a possibilidade de impressão ou não impressão do talão. Caso selecione o botão verde/OK no terminal, o TPA imprime o talão. Contrariamente, se selecionar o botão vermelho/Cancel, o terminal não imprimirá o talão de fecho. Caso selecione a opção de não impressão por engano, o fecho é realizado e pode consultar o detalhe na plataforma SIBS Backoffice.